Comutação Bibliográfica

  1. Programa de Comutação Bibliográfica ( COMUT)

Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.
Para participar do Comut, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no Programa, via Internet. Uma vez cadastrado, o usuário pode pedir cópias de documentos, dirigindo-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, que funciona como intermediária. Nesse caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca.
Todavia, para sua maior comodidade, o usuário pode fazer suas solicitações diretamente pela Internet, de qualquer lugar do mundo, sem usar uma biblioteca como intermediária. Para isso, após cadastrar-se, deverá adquirir Bônus Comut, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas. Os bônus podem ser adquiridos, via Internet, em forma de boleto bancário.
Obs.: Informações retiradas do site do IBICT: Página Inicial > Produtos e serviços > Comut

2.  Formas de Solicitação

  • USUÁRIO SOLICITANTE

O cadastramento e a solicitação do documento são realizados pelo próprio usuário.

  • USUÁRIO INSTITUCIONAL

O cadastramento e a solicitação do documento  são realizados pela biblioteca das Instituições participantes.

Nas duas formas de solicitação são necessários os seguintes dados abaixo:
*Nome, *CPF, classificação do usuário, endereço, bairro, país, CEP, Unidade da Federação,  cidade, tipo de dado de telefone (residencial ou empresa), tipo de telefone (fixo, celular, fax, etc.), DDD e número do telefone, tipo de e-mail (principal, residencial, comercial) e endereço do e-mail.

*Campos obrigatórios.

3.  Obtenção de cópias de documentos

As cópias são obtidas nos acervos das principais bibliotecas brasileiras. Deve-se informar os seguintes dados:

Título do documento, autor do documento, título da publicação do documento,  ano,  mês,  volume,  fascículo,  página inicial/página final e local.

Obs.: Os dados variam de acordo com o tipo de documento.

Mais informações na Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG: bibref@arq.ufmg.br

Tabela de preços das fotocópias

COMUT

Comments are closed.