Rejane Magiag Loura

BEM VINDO!


Clique em algum link do menu para acessar.

 

Sobre


Professora adjunta do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo.

Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sustentabilidade do ambiente construído, atuando principalmente nos seguintes temas:
  • eficiência energética
  • conforto ambiental
  • desempenho de edificações
  • projeto arquitetônico
  • sustentabilidade do ambiente construído
→ Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

 

 Publicações


→ Para acessar o texto, clique em 〈…〉.

 

Tese e Dissertação

(…) Procedimento de identificação de variáveis e análise de sua pertinência em avaliações termoenergéticas de edificações. Dissertação. 2006.
(…) Desenvolvimento de ferramenta de apoio à tomada de decisão edilícia considerando critérios de desempenho térmico e aquecimento de água. Tese. 2012.

 

Livros e Manuais

(…) ANDERY, P. R. P. ; BARBOSA, P.E.F.G ; QUINTAO, F. B. M. ; TRINDADE, R. C. ; MACEDO, C. P. A. ; LOURA, R. M. ; VECCI, M. A. M. ; PASSOS, L. B. ; CARVALHO, I. P. G. . Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais. 1. ed. Belo Horizonte: FIEMG, 2016. v. 1. 260p .

 

Artigos de periódicos

(…) BREMER, C. F. ; CASTRO, M. A. C. ; LIMA, S. A. ; LOURA, R. M. . METHODS OF TEACHING CONSTRUCTION TECHNOLOGIES. Revista de Ensino de Engenharia., v. 37, p. 3-12, 2018.
(…) CASTRO, M. L. A. C. ; LOURA, R. M. . Requisitos e critérios para projetos habitacionais: em busca de um desempenho ampliado. P@ranoá (UNB), v. 1, p. 1-10, 2018.
(…) FERREIRA, C. C. ; PEREIRA, I. M. ; LOURA, R. M. . Classificação e agrupamento das cidades brasileiras em graus-dia de aquecimento e resfriamento: 1960 a 2013. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 9, p. 286, 2017.
(…) CASTRO, M. L. A. C. ; GUTIERREZ, G. C. R. ; LOURA, R. M. . Aprimorando a gestão da seleção tecnológica na construção civil: Estudo exploratório em Belo Horizonte. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 7, p. 44, 2017.
LOURA, R. M.; ASSIS, E. S. ; BASTOS, L. E. G. . Eficiência energética no setor residencial: desafios para o setor público e privado.. Techne : Revista de Tecnologia da Construção (São Paulo), v. 173, p. 82-86, 2011.
 Artigos em eventos – ver lattes 

 

Pesquisas em desenvolvimento


(…)  Aprimoramento de ferramenta de apoio à tomada de decisão edilícia considerando critérios de desempenho térmico e aquecimento de água.

Essa pesquisa se dedica ao estudo do desempenho termoenergético de envoltórias de edificações habitacionais brasileiras, de seus sistemas de aquecimento de água para banho e de seus respectivos custos, simultaneamente. A proposta procura desenvolver análises em tipologias multifamiliares em cidades representativas no Brasil.

(…) Desenvolvimento de argamassas de revestimento com rejeito de minério de ferro.

Este projeto de pesquisa busca encontrar formas de utilização para os rejeitos da mineração de ferro na produção de argamassas de revestimento com vistas a reduzir o volume de resíduo dispostos nas barragens por meio de sua utilização como matéria-prima em produtos destinados à construção civil.

(…) Eficiência Hídrica em Unidade de Saúde: diagnóstico e soluções.

Este projeto incide sobre a ideologia nacional instalada que energia elétrica é tida como um bem escasso, enquanto a água é vista como um bem abundante. Portanto, visa-se investigar os sentidos da água em diferentes segmentos profissionais que com ela atuam no atendimento à saúde. Não se trata de uma proposta para, mas de uma resposta dos profissionais envolvidos nos sistemas de saúde e com o processo de inovação e sustentabilidade do ambiente construído. Com base nessa investigação será projetado, construído e monitorado um protótipo para testar e desenvolver soluções focadas na eficiência hídrica em unidades de saúde. O protótipo será construído no PISAC/UnB. O principal objetivo do PISAC é, por meio de parcerias entre o setor público, privado e academia do Brasil e do Reino Unido, desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis na produção e manutenção do ambiente construído, contribuindo para o desenvolvimento do setor da construção no Brasil e DF. Não basta, entretanto, projetar e prototipificar. É necessário multiplicar a experiência e as possibilidades de posicionar mais e mais profissionais de saúde diante do fato de que, hoje, água não é um recurso abundante. Finalizado o protótipo terá um papel sociocultural, político e ambiental no campo da educação. Ele poderá ensaiar com seus usuários o papel de ambiente, relacionando pessoas, água e saúde de uma forma diferente. É nesse sentido que o projeto é de inovação: inova relações, e coloca a tecnologia arquitetônica como elemento transformador do que há fixado na velha e insustentável ideologia hídrica.

 

Programas das Disciplinas de Graduação


→ Veja as ementas clicando no código.

TAU 080 – Tecnologia da Construção

TAU 043 – Programas arquitetônicos complexos: Arquitetura Hospitalar

TAU 025 – Tempo, Desempenho e Sustentabilidade

TAU 025 – Práticas construtivas e projetuais associadas

TAU 025 – Produção digital do ambiente construído

TAU 025 – Adaptações às mudanças climáticas e Resiliência Urbana

 

Materiais de Aula


→ Clique no nome da aula para acessá-la.

 

 

 

 

 

Trabalhos orientados


Trabalhos de Conclusão de Curso – Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Temas gerais de orientação

  • Sustentabilidade do Ambiente Construído
  • Adaptação às mudanças climáticas das edificações
  • Projetos Arquitetônicos com foco em soluções construtivas e tecnológicas
  • Projetos de estabelecimentos de assistência à saúde
  • Retrofit de edificações
  • Técnicas construtivas

 

Trabalhos orientados e/ou coorientados

Links úteis


  •               

 

Recomendações de Leitura


  1. MENGES, Achim; AHLQUIST, Sean. Computational design thinking. Chichester, Inglaterra: John Wiley & Sons, c2011. 224 p. (AD reader.). ISBN 9780470665701 (hbk.).
  2. FRAMPTON, Kenneth. Studies in tectonic culture: the poetics of construction in nineteenth and twentieth century architecture. Cambridge: MIT, 1996. xi, 430 p. ISBN 0262061732 : (enc.).

↑  Topo

Comments are closed.