As cidades de Mazagão: história, patrimônio e projeto

Dia 4/11 às 15h
Auditório da Escola de Arquitetura
Jorge Correia
Lab2PT | Universidade do Minho, Portugal

Resumo

O bairro conhecido como Cité Portugaise, na cidade marroquina de El Jadida, revela uma fascinante sequência de histórias urbanas. Antiga vila fortificada portuguesa de Mazagão (1514-1769), a cidade foi abandonada e a população deslocada para um novo assentamento na floresta tropical sul-americana. Enquanto isso, no Magrebe, o plano reticulado pioneiro de Mazagão foi adaptado pelos judeus para mellah e depois transformado pelos árabes num bairro da medina. Esta palestra revisita estas histórias urbanas, lendo retrospectivamente o tecido urbano atual e os principais morfotipos arquitetónicos em sincronia com os padrões sociológicos inerentes.

Nota biográfica

Jorge Correia é licenciado e doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Atualmente, é professor associado com agregação da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, instituição onde dirige o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Os seus interesses de investigação abarcam o estudo dos aspetos arquitetónicos e urbanos da Expansão portuguesa entre os séculos XV e XIX, os desafios e expressões culturais do património, bem como o conhecimento sobre a cidade tradicional islâmica e sua representação