Bolsa parcial de Iniciação Científica CNPq junto ao LABCON e Programa COMPasso.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ATENÇÃO ALUNOS(AS)

Estão abertas as inscrições para 01 (uma) bolsa parcial de Iniciação Científica CNPq junto ao LABCON e Programa COMPasso.

Título: CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: APLICAÇÕES NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

FICHA DE INSCRIÇÃO

Escopo do Projeto: Trata de levantar bibliografia, organizar informação, analizar criticamente a informação coletada para fazer sínteses que possam auxiliar na revisão da literatura, bem como ajudar no preparo de workshops e pequenos filmes voltados para a população  do território do Confisco (limite B. Horizonte/Contagem). O tema do trabalho é Customização de Massa para a Habitação de Interesse Social (HIS), analisando a viabilidade de implantação de sistema integrado de energia solar (térmica+fotovoltaica) nas habitações. Essa bolsa acompanha a tese de doutorado da profa. Jacqueline Vilela junto ao PACPS, sob orientação da profa. Eleonora Sad de Assis.

Objetivo da bolsa: Estudar a questão da HIS em Belo Horizonte, MG, com uma abordagem interdisciplinar, que pode demonstrar a viabilidade de se trabalhar a HIS integrando os conceitos de se construir buscando atender as reais necessidades espaciais de famílias com renda na faixa 1, o conforto ambiental, a eficiência energética e a racionalização construtiva.

Período da bolsa: início em 01 de junho de 2021 e término em 31 de julho de 2021.

Valor mensal: R$400,00

Pré-requisitos: O(a) aluno(a) indicado(a) para bolsista deverá estar regularmente matriculado  em curso de graduação na UFMG e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto; estará sujeito ao cumprimento das atividades constantes do Plano de Trabalho de Iniciação Científica proposto pelo pesquisador, em jornada de 20 (vinte) horas semanais de atividades. O(a) aluno(a) deverá ter cursado TAU075 ou TAU037 ou TAU022/094: Clima e Planejamento Urbano.

Inscrições: Data limite: até 27/05/2020 (quinta-feira)
  Local: enviar e-mail para a profa. Eleonora S. Assis anexando os documentos abaixo especificados
  Documentos: - Cópia do comprovante de matrícula

- Cópia de CPF e RG

- Cópia do Histórico Escolar (até 2o semestre de 2020)

- Carta de Interesse (até 1 página)

- Preencher ficha de inscrição anexa

Informações: Profa. Eleonora Sad de Assis

E-mail: eleonorasad@yahoo.com.br

Para saber mais: O que é customização em massa? Veja: TAUBE, J.; HIROTA, E. H. Customização em massa no processo de provisão de habitações de interesse social: um estudo de caso. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 17, n. 4, out./dez. 2017, p. 253-268.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ATENÇÃO ALUNOS(AS)

Estão abertas as inscrições para 02 (duas) vagas de Iniciação Científica Voluntária no Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON) da Escola de Arquitetura.

Título: ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO, ENERGIA E CIDADES

FICHA DE INSCRIÇÃO

Escopo do Projeto: Este projeto se dedica ao desenvolvimento de subsídios para a revisão de normas e regulamentos de desempenho termo-energético de edificações residenciais, abordando as diferenças climáticas e de conforto térmico existentes ao longo do território do estado. Serão usados modelos habitacionais simulados no programa EnergyPlus. Os resultados serão processados em planilhas eletrônicas usando técnicas estatísticas adequadas.

Objetivo da bolsa: O objetivo do trabalho é avançar no conhecimento do comportamento termo-energético de edificações, de modo a gerar diretrizes para planos diretores e legislações construtivas com foco na sustentabilidade da matriz energética das cidades mineiras, realizando uma caracterização bioclimática detalhada do território do estado.

Período da bolsa: início em 15 de junho de 2021 e término em 15 de junho de 2022.

Valor mensal: sem bolsa. O(a) aluno(a) recebe certificado de Iniciação Científica da PRPq/UFMG; a atividade pode compensar créditos de outras atividades curriculares.

Orientadoras:       Profa. Eleonora Sad de Assis, Dep. TAU/LABCON

Dra. Camila Carvalho Ferreira, Pesquisadora Associada/LABCON

Pré-requisitos: O(a) aluno(a) deverá estar regularmente matriculado  em curso de graduação na UFMG e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto; estará sujeito ao cumprimento das atividades constantes do Plano de Trabalho de Iniciação Científica proposto pelas pesquisadoras, em jornada de 20 (vinte) horas semanais de atividades. Deve ter conhecimento sobre o uso de planilhas eletrônicas. O(a) aluno(a) deverá ter cursado, pelo menos, a TAU075 ou TAU037.

Inscrições:  Data limite: até 09/06/2021 (quarta-feira); enviar os documentos para a profa. Eleonora S. Assis

Documentos: Cópia do comprovante de matrícula

Cópia de CPF e RG

Cópia do Histórico Escolar atualizado