Conector híbrido

Patente concedida a projeto criado no Curso de Design

Um Projeto de design realizado pelo aluno Pablo Manuel Trincado Quezada na disciplina Design de Percurso I, ministrada pelo professor Alexandre Barros Teixeira, acaba de receber patente definitiva pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
 
Trata-se de conector híbrido para ser usado em diferentes equipamentos que necessitem de ligações hidráulicas e elétricas como chuveiros, torneiras elétricas, bebedouros, etc. O objetivo por trás do desenvolvimento desse dispositivo foi agilizar a instalação e a substituição por qualquer pessoa de aparelhos domésticos dessa natureza, de forma segura e sem a necessidade da utilização de ferramentas caras ou outros componentes.
 
O registro da patente abre as portas para a fabricação e futura comercialização do projeto, mostrando que o conhecimento e a dedicação de alunos e professores da UFMG - uma universidade pública - e, mais especificamente de seu Curso de Design, podem contribuir concretamente com a sociedade brasileira.

Figura 1 - Vista lateral do Conector Híbrido prestes a ser acoplado a um chuveiro elétrico

Figura 2 - Vista anterior do dispositivo, com seus componentes para conexão elétrica (vermelho) e hidráulica (azul) a um chuveiro.

Comments are closed.