Analise Critica e Historica da Arquitetura e do Urbanismo

Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo

O Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo foi criado em 1992 como resultado de uma redefinição administrativa e acadêmica da escola de Arquitetura. Atualmente é formado por um secretário executivo, 10 (dez) docentes e 15 (quinze) bolsistas de graduação. O departamento, como sua própria denominação indica, é um dos responsáveis pelo ensino da história, teoria e análise crítica da arquitetura e do urbanismo, dos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente reúne atividades acadêmicas e científicas relacionadas aos conteúdos significativos da arte, da arquitetura e do urbanismo. Ao lado de relevantes representações administrativas e institucionais, orientação de discentes graduandos e pós-graduandos, os docentes estão desenvolvendo várias linhas de pesquisa e extensão. As principais inserem-se no escopo das Ciências Humanas e são investigações e estudos voltados para o patrimônio urbano, cultural e artístico e para os conteúdos da história e análise crítica da arquitetura e do urbanismo. Integrado às responsabilidades acadêmicas e científicas o departamento tem presença em acontecimentos voltados para o desenvolvimento da sociedade mineira e brasileira contemporânea.

Chefe: Profa. Vanessa Borges Brasileiro
Subchefe: Profa. Celina Borges Lemos
Secretaria: Vanise Márcia de Oliveira
Tel: +55 (31) 3409-8845