Design de superfícies: da teoria à práxis

Marizilda dos Santos Menezes | Márcia Luiza França da Silva

Contendo textos produzidos por distintos autores, pesquisadores docentes ou não, este livro vem a constituir um panorama da abrangência e das diversas compreensões referentes aos estudos e às práticas na área de Design de Superfícies. A coletânea preenche lacunas, atualizando acerca dos últimos desenvolvimentos e de demais questões, sobretudo considerando a escassa bibliografia específica sobre a área no Brasil.

Nele, dez diferentes pesquisadores, vinculados a Instituições de Ensino, públicas e privadas, ou a laboratórios e grupos de pesquisa na área, oferecem uma visão detalhada e ampliada deste campo emergente.

Abrindo os textos da Parte I (Teoria), Márcia França, doutora e mestre em Design pela UNESP e docente da UFMG, com base em sua formação e ampla experiência no ensino, traz apontamentos importantes acerca do tema Design de Superfícies, os quais apresentam sua compreensão do campo. Na sequência, o segundo escrito traz as contribuições de Marizilda Menezes, doutora e mestre pela USP e docente do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP, com Márcia França (já mencionada), em uma parceria para discorrer acerca da sintaxe do Design de Superfícies, via seus fundamentos, análises, com a compreensão de materiais e técnicas que corroboram para a prática no desenvolvimento de produtos. No terceiro texto, Jacqueline Castro, docente da FIB/Bauru-SP, doutora em Arquitetura e Construção pela FEC/UNICAMP, e mestra em Design pela UNESP, com seu conhecimento e prática no desenvolvimento de produtos, reflete, pelo viés da semântica, desde as questões estéticas às comunicacionais implicadas no Design de Superfícies. Após, no quarto escrito, encerrando essa primeira parte do livro, Márcia França prossegue, trazendo questões relativas ao ensino da disciplina e suas particularidades.

A Parte II (Práxis) traz textos que se ocupam de muitas especificidades na amplitude das práticas da área e suas aplicações, por meio das abordagens representacional, estrutural, relacional e interligadas, constituindo os quatro capítulos. Assim, no primeiro escrito dessa seção, Design de Superfície Têxtil, Franciele Menegucci, doutora e mestre em Design pela UNESP e docente da graduação em Design de Moda da UEL, foca nesta importante área das superfícies, o têxtil. Na continuidade, no segundo texto, Ana Cláudia Abreu, doutoranda e mestre em Design pela UNESP e docente do IFSUL/MG, em parceria com Marizilda Menezes (já mencionada), apresenta sua pesquisa que aborda as possibilidades da costura nos projetos têxteis.

No terceiro escrito desta seção, Celso Tetsuro Suono, mestre e doutorando em Design pela UNESP e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com Márcia França e Marizilda Menezes, trazem apontamentos sobre o bordado computadorizado, tratando de aspectos técnicos e suas aplicações têxteis. Dando sequência, assinam o quarto texto da seção Luana Crispim, mestre em Design pela UNESP e docente de Moda na UNISAGRADO, e Marizilda Menezes, no qual abordam o crochê no contexto do design de moda e suas relações com as superfícies, apresentando possíveis interseções entre o artesanal e o industrial, o formal e o estrutural no design têxtil. Após, como quinto escrito da seção, o texto de Márcia França trata da superfície como suporte para a leitura em Braile, focando na percepção, no tátil e sua aplicação em artefatos.

Encerrando o livro e a Parte II (Práxis), agrupados como Conexões, dois textos apresentam abordagens interligadas, envolvendo o Design de Superfícies 3D. O primeiro, de autoria de Dailene Nogueira, doutora em Design pela UNESP e Universidade de Lisboa, com experiência na pesquisa em design de moda e design de superfície, trata da criação de superfícies vestíveis tridimensionais, com base na impressão 3D e sua aplicação no vestuário. Após, abordando a construção de padrões têxteis generativos e o Design de Superfícies por algoritmos, segue o texto escrito por Mariana Laranjeira, Rodrigo Souza e Marizilda Menezes. Mariana Laranjeira é doutoranda e mestre em Design pela UNESP, com foco em superfícies sustentáveis e uso algoritmos; Rodrigo Souza é mestre do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Os autores tratam da questão, versando sobre os recursos do design generativo, as formas de construção de padrões e suas perspectivas de aplicação.

Nesta perspectiva, observando o que os diferentes autores propõem expor em relação ao Design de Superfícies, podemos perceber o quão diverso se apresenta o campo por meio desta panorâmica. Em um percurso que foi desde o reconhecimento da prática profissional no país, em vários âmbitos, até o surgimento e crescimento de oportunidades de formação especializada, bem como de pesquisas e publicações na área, vimos o Design de Superfícies ganhar voz e sentido nas produções e estudos conduzidos por seus adeptos, pesquisadores e profissionais atuantes.