Thiago da Cunha Martins Casarin

Análise da Conservação de narrativas urbano-arquitetônicas a partir dos embates ideológicos dos séculos XIX e XX

Thiago da Cunha Martins Casarin

Disciplina: ITCC
Tipo de trabalho realizado: Monografia
Autor(a): Thiago da Cunha Martins Casarin
Nome do Orientador(a): Frederico de Paula Tofani / Leonardo Barci Castriota
Departamento de vínculo do orientador(a): Departamento de Projeto (PRJ) / Departamento de Análise Critica e Historia da Arquitetura (ACR)
Titulo do Trabalho: Análise da Conservação de narrativas urbano-arquitetônicas a partir dos embates ideológicos dos séculos XIX e XX
Resumo do trabalho: O projeto de pesquisa aqui proposto visa estudar as nuances que convergiram na constituição de uma memória identitária coletiva nacional no Brasil, no decorrer do século XX. Longe de ter sido um processo simples ou linear, tratou-se de um enredar de diversas variáveis políticas, sociais, geográficas, econômicas, culturais, filosóficas, ideológicas e estilísticas, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Visando uma análise que faça jus à complexidade deste contexto, a presente investigação pretende, por meio do cruzamento de referenciais bibliográficos, investigar como se deu este processo, os agentes envolvidos e suas posturas, e as ressonâncias diretas e indiretas de suas ações. Será abordado o ímpeto de diferentes grupos em instituir de forma verticalizada uma memória nacional titular a despeito de grupos com características socioculturais não-hegemônicas. Procurar-se-á verificar como estas posturas acarretaram no apagamento de alteridades e em como isso foi operado a partir de órgãos oficiais de conservação do patrimônio cultural no Brasil.
Área relacionada: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Patrimônio e Restauro

Comments are closed.