MARQ – Museu da Escola de Arquitetura lança nova identidade visual e novo site.

O Museu da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais

O Museu da Escola de Arquitetura - Marq é um centro de memória, reflexão e discussão da história da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como da produção arquitetônica e urbanística de Minas Gerais, com certa ênfase na produção dos egressos desta unidade acadêmica. Também busca ser um espaço de preservação da memória do ensino da Arquitetura e Urbanismo através dos tempos. Tem como premissa ser um espaço público, acessível a todos os interessados, além de se constituir um local de pesquisa. Busca ser um agente ativo no diálogo entre a comunidade acadêmica e a população em geral, promovendo ações que possam dar visibilidade a questões relacionadas à Arquitetura, Urbanismo e Design para públicos diversos. Por fim, pretende ser um espaço de gestão sustentável, que se integre ao patrimônio acadêmico, científico e artístico da UFMG como um todo.

Com valor patrimonial inestimável e possuindo absoluta importância acadêmica, as coleções que compõem seu acervo guardam informações sobre as técnicas e os métodos arquitetônicos utilizados durante as décadas de 50, 60 e 70. O acervo é composto por peças estrangeiras e brasileiras com referências, principalmente, internacionais e do barroco mineiro, além de obras autorais dos próprios alunos da escola. Sua importância se dá pelo seu caráter histórico de coleção didática, antes utilizada em sala de aula, e também de apreciação.

O acervo do Marq está disposto em vários espaços da escola, como a sala da congregação, cantina, hall, corredores, jardins interno e externo, copa e biblioteca, sendo que a maior parte está acondicionada na sala 415 (“reserva técnica” - ambiente localizado no último andar do prédio) e a sala 204, mais conhecida como Galeria Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho). O MARQ mantém ainda, uma gestão compartilhada com outros dois espaços da EAUFMG: o Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos (LAFODOC) e a Biblioteca Professor Rafaello Berti, onde estão armazenadas as coleções de fotografias em negativos e obras raras especificamente. Além do acervo de peças, o edifício da Escola de Arquitetura, que também abriga o Marq, é de grande valor histórico e cultural. Esse foi tombado no ano de 2008 pelo Patrimônio Municipal devido a sua extrema importância para a cena arquitetônica da cidade.

A nova identidade visual busca atualizar a presença do museu na Escola de Arquitetura, buscando apontar para novos horizontes de relação com a comunidade, seja ela a acadêmica, ou os interessados em geral. A mudança da antiga sigla - MEA - para Marq também segue o mesmo raciocínio, apontando as possibilidades de interpretação do acervo a partir de um foco mais ampliado, capacitando novos diálogos com o campo da Arquitetura e Urbanismo em geral. O novo site apresenta o acervo e traz aspectos históricos do museu, bem como apresenta experiências diversas de ensino, pesquisa e extensão fomentados em seu âmbito pelos diversos colaboradores através dos tempos. Uma das grandes novidades é o espaço para exposições virtuais e a possibilidade de interação com o acervo digitalizado. Tudo isso busca tornar o site do Marq uma plataforma de divulgação, bem como um canal de diversas interações para todo o público interessado.

Comments are closed.