Oficina – Uma Cultura de Consertos

Por uma cultura de consertos

 

A emergência climática nos exige repensar o impacto causado pelo consumo, assim como a relação do ser humano com a natureza e com os espaços de convívio. Para sustentar a vida no planeta, é imprescindível que as sociedades, cada vez mais, incentivem práticas de reuso de materiais e a regeneração do meio ambiente. Esta oficina discutirá de que formas o conserto de produtos e materiais pode incentivar processos econômicos mais racionais e estimular formas criativas e sustentáveis de se atuar no mundo. Durante a oficina, serão coletados e analisados exemplos de reparos e, ao final, será esboçado coletivamente um “manifesto brasileiro pelo conserto”.

 

Público alvo: público adulto, interessados em sustentabilidade, tecnologia, arte, economia circular e práticas populares.

 

Carga horária: 4 horas

 

A oficina é proposta como uma ação complementar do projeto em andamento “Tales of Care and Repair” (“Conserta & Conta”), que está sendo realizado pelo projeto Gambiologia, junto a diversos colaboradores no Brasil e a parceiros internacionais – Repair Acts (Inglaterra) e Toxics Link (India).

 

Facilitadores

 

Felipe Schmidt Fonseca. Ativista e pesquisador na fronteira entre cultura, ciência e tecnologia. Vive em Berlim, Alemanha. Doutorando no projeto OpenDoTT (Northumbria University / Mozilla Foundation). Possui mestrado em Difusão Científica e Cultural pelo Labjor / Unicamp. O tema da sua pesquisa atual é a prevenção de resíduos em cidades inteligentes (“smart cities”).

 

Fred Paulino. Artista, designer, curador e pesquisador. É o catalisador do projeto Gambiologia, que atua internacionalmente desde 2008 realizando iniciativas em arte e tecnologia, em diálogo com a educação e a cultura popular, principalmente em torno dos temas de improvisação e reuso de materiais. É o coordenador do projeto “Tales of Care and Repair” no Brasil.

Comments are closed.