Programa de Extensão COMPasso-EPIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Escola de Arquitetura - Dep. TAU

Estão abertas as inscrições para 01 (uma) vaga de extensão voluntária junto ao Programa de Extensão COMPasso-EPIC: Parcerias educacionais para inovações em comunidades, SIEx 500428.

Escopo do Projeto: O Programa COMPasso é uma parceria universidade-municipalidade para tratar de um problema colocado pelo município, a saber: como lidar com as áreas de Belo Horizonte mais vulneráveis às mudanças climáticas? Foram identificadas 12 áreas mais vulneráveis, que podem ser vistas no seguinte documento: http://conteudo.waycarbon.com/resumo-para-os-tomadores-de-decisao-estudo-de-vulnerabilidade-as-mudancas-climaticas-de-belo-horizonte. No território do Confisco, uma das 12 áreas vulneráveis onde o COMPasso vem atuando, soluções de infraestrutura verde estão entre as melhores opções para o combate à ilha de calor urbana e criação de oportunidades de trabalho e renda, melhorando as condições sociais da população deste território. O Programa COMPasso está associado à Rede EPIC (https://www.epicn.org/), tendo por princípios (i) oferecer aos estudantes oportunidades reais para aplicar seus conhecimentos; (ii) abordagem baseada nos fundamentos da sustentabilidade e interdisciplinaridade; (iii) abordagem participativa em todos os níveis; (iv) cooperação com a governança municipal.

Objetivo da vaga: O objetivo do trabalho é propor um plano de arborização para o território do Confisco, que abrange comunidades dos municípios de Belo Horizonte e de Contagem. O plano deve ser desenvolvido com a participação de técnicos das prefeituras e representantes das comunidades envolvidas. O trabalho é multidisciplinar, com a participação de grupos do ICB/UFMG (Botânica), IGC/UFMG (Lab. Solos e Meio Ambiente) e Design Sistêmico (Escola de Design/UEMG). Este trabalho acompanha a pesquisa de Especialização da aluna Kálita Soares.

Período: início em 05 de abril de 2021 e término em 13 de setembro de 2021.

Pré-requisitos: O(a) aluno(a) indicado(a) para a vaga deverá estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto; estará sujeito ao cumprimento das atividades constantes do Plano de Trabalho de Extensão proposto pelo pesquisador, em jornada de 20 (vinte) horas semanais de atividades. O(a) aluno(a) deverá ter cursado as disciplinas URB052 e URB053 do curso diurno ou URB021 e URB024 do curso noturno.

Inscrições: Data limite: até 19/03/2021 (sexta-feira)
Documento para inscrição: EXTENSAO-inscricao
Local: Enviar o Formulário de Inscrição com os documentos abaixo anexados para a Profa. Eleonora Sad de Assis, E-mail: elsad@ufmg.br
Documentos: Cópia do comprovante de matrícula