Space Apps Challenge 2020 – Together app

Equipe do estudante do curso de Design, Afonso Scliar, é vencedora de etapa nacional do NASA Space Apps covid-19 Challenge

A equipe do estudante de Design da UFMG, Afonso Scliar, venceu a etapa nacional do Hackathon Nasa Space Apps, competição de tecnologia e inovação. A equipe desenvolveu o Together app, uma biblioteca de código aberto que, implementada em qualquer aplicativo ou site, cria uma ferramenta de denúncia e prevenção à violência doméstica. A edição desde ano, a “COVID-19 Challenge”, teve como objetivo buscar soluções voltadas para o combate à pandemia. A competição foi realizada totalmente online, nos dias 30 e 31 de maio deste ano.

A equipe, denominada “Tubainers”, é composta pelo estudante de Design da UFMG, Afonso Scliar, morador de Belo Horizonte; Douglas Lara, curitibano; Fabíola Machado, piauiense; Felipe Rodrigues, Lorena Zonato e Wallacy Souza, paulistanos. O desenvolvimento do projeto partiu de estudos realizados pela NASA acerca das mudanças comportamentais causadas pelo isolamento em pessoas em preparação para missões espaciais. Com base na pesquisa, os integrantes identificaram dados semelhantes do contexto de pandemia, em especial, o aumento do sofrimento mental e a violência doméstica, focando neste último para o desenvolvimento do Together App.

De acordo com Afonso, já no primeiro momento, as equipes são alertados a preparem todo o projeto visando a disputa nacional e internacional. Para isso, a equipe Tubainers desenvolveu paralelamente uma versão em inglês do aplicativo, com recursos voltados para os serviços de segurança americanos. Afonso comenta ainda a importância do conhecimento adquirido na UFMG para sua participação na competição: "Estudar Design na UFMG foi um diferencial imenso principalmente em relação à metodologia do design, para permitir desenhar os caminhos que seguiríamos para construir uma solução ao mesmo tempo impactante e viável".

O NASA Space Apps é um Hackathon anual na qual a NASA disponibiliza seus dados e pesquisas de missões para que equipes do mundo todo possam criar soluções para os desafios propostos na competição. Hackathons são maratonas de tecnologia e inovação que podem durar dias e reúnem, em sua maioria, programadores e designers com objetivo de desenvolver ferramentas que tenham impacto positivo nas organizações tanto internamente, quanto externamente. Este é o 9º ano da competição e, de acordo com o site oficial, a primeira etapa desta edição contou com mais de 15,000 participantes de 150 países e a etapa mundial será entre os dias dois e quatro de outubro de 2020.

Produção: Daiany Nogueira ; Imagens: Cedoc TV UFMG; Divulgação Together App; Ravik Gomes; Edição de imagens: xxx; Edição de conteúdo: Jessika Viveiros;