Vaga de Iniciação Científica Voluntária no LABCON

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ATENÇÃO ALUNOS(AS)

Estão abertas as inscrições para 01 (uma) vaga de Iniciação Científica Voluntária no Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON) da Escola de Arquitetura.

Título: Zoneamento bioclimático, Energia e Cidades

Escopo do Projeto: Este projeto se dedica ao desenvolvimento de subsídios para a revisão de normas e regulamentos de desempenho termo-energético de edificações residenciais, abordando as diferenças climáticas e de conforto térmico existentes ao longo do território do estado. Serão usados modelos habitacionais simulados no programa EnergyPlus. Os resultados serão processados em planilhas eletrônicas usando técnicas estatísticas adequadas.

Objetivo da pesquisa: O objetivo do trabalho é avançar no conhecimento do comportamento termo-energético de edificações, de modo a gerar diretrizes para planos diretores e legislações construtivas com foco na sustentabilidade da matriz energética das cidades mineiras, realizando uma caracterização bioclimática detalhada do território do estado.

Período da pesquisa: início em 02 de agosto de 2021 e término em 02 de agosto de 2022.

Valor mensal: sem bolsa. O(a) aluno(a) recebe certificado de Iniciação Científica da PRPq/UFMG; a atividade pode compensar créditos de outras atividades curriculares. Neste caso, o(a) aluno(a) pode acumular esta atividade com estágio ou outra atividade remunerada.

Orientadoras: Profa. Eleonora Sad de Assis, Dep. TAU/LABCON

Dra. Camila Carvalho Ferreira, Pesquisadora Associada/LABCON

Pré-requisitos: O(a) aluno(a) deverá estar regularmente matriculado  em curso de graduação na UFMG e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto; estará sujeito ao cumprimento das atividades constantes do Plano de Trabalho de Iniciação Científica proposto pelas pesquisadoras, em jornada de 20 (vinte) horas semanais de atividades. Deve ter conhecimento sobre o uso de planilhas eletrônicas. O(a) aluno(a) deverá ter cursado, pelo menos, a TAU075 ou TAU037.

Inscrições:  Data limite: até 26/07/2021 (segunda-feira); enviar os documentos para a profa. Eleonora S. Assis

Documentos: Cópia do comprovante de matrícula

Cópia de CPF e RG

Cópia do Histórico Escolar atualizado