Pesquisas em Desenvolvimento

2017/Atual - ADRC - Mapeamento e avaliação de impacto de negócios sociais do setor agrícola/alimentício em Minas Gerais.

 

Descrição: Mapeamento de iniciativas sustentáveis do setor agrícola/alimentício no Estado e a avaliação do impacto (ambiental, econômico e social) que tais empreendimentos têm gerado para pequenos produtores envolvidos..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos Envolvidos: Graduação: Dafne Rivadeneira Griner.
Integrantes: Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto - Coordenadora / Marcelo Silva Pinto - Integrante.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

2010 - Bolsa de Produtividade DT/CNPq - Aplicação e análise de softwares de Ecodesign (ACV e DfE): Verificação quantitativa das decisões de design de produto tomadas sob critérios qualitativos de sustentabilidade. Estudo de componentes arquitetônicos feitos

 

Descrição: O objetivo primordial deste projeto é estudar o potencial e os limites de aplicação de softwares especializados em ecodesign, especificamente em Análise do Ciclo de Vida (ACV) e Design for Environment (DfE), através da comparação dos resultados obtidos e da análise das bases de dados utilizadas nessas ferramentas, para verificar quantitativamente a procedência das decisões ambientais tomadas em design de produto. A pesquisa será conduzida tendo como parâmetro a aplicação dos softwares aos produtos componentes arquitetônicos desenvolvidos por nossa equipe, sob critérios qualitativos de sustentabilidade..
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andréa Franco Pereira - Coordenadora.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2006 - LADE/Depto. TAU - Procedimentos de Avaliação e Ensaios Ergonômicos: Estruturação para Aplicação na Interface Arquitetura/Usuário.

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar e definir procedimentos de avaliação e métodos de ensaios ergonômicos, no sentido de estruturar metodologias aplicáveis à interface arquitetura/usuário. Visa ampliar e aprimorar a aplicação da ergonomia, em seus aspectos quantitativos e qualitativos, nos estudos sobre o ambiente construído, e compreender suas interferências nas abordagens de avaliação de desempenho e pós-ocupação, assim como de conforto ambiental..
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andréa Franco Pereira - Coordenadora.
Número de produções C, T & A: 1