DIGITALIZAÇÃO 3D DE ACERVO MUSEOLÓGICO: Um estudo de caso do Museu da Escola de Arquitetura da UFMG

Orientador: Cristiano Cezarino Rodrigues

Autora: Maria Júlia Marques Rocha – Graduação em Arquitetura e Urbanismo / EAD

Motivação: A digitalização 3D surgiu como investigação para promover a  ampliação das atividades de salvaguarda, preservação e difusão do acervo.

Metodologia: O método escolhido foi a digitalização por fotogrametria utilizando o programa RecapPhoto da Autodesk em versão estudantil. Foi o mais viável por ter os custos reduzidos.

“A digitalização tridimensional é processo através do qual atributos da superfície de um objeto físico são convertidos em dados. Os dados primários obtidos de uma digitalização tridimensional são chamados de nuvem de pontos; um conjunto de pontos de coordenadas (XYZ) distribuídos no espaço, podendo conter ainda outras informações, como cor (RGB). A partir de nuvens de ponto pode-se construir modelos virtuais da superfície digitalizada”. (DANTAS, RIBEIRO, BRUSCATO e  SILVA,2016, p.289)

Modelo esquemático digitalização 3D (DANTAS, RIBEIRO, BRUSCATO e  SILVA,2016, p.289)

“O termo fotogrametria deriva das palavras gregasphotos que significa luz, gramma, que significa algo desenhado ou escrito e metron, que significa “medir”. Portanto, Fotogrametria, de acordo com suas origens, significaria “medir graficamente usando luz”. ‘’ (TOMMASELLI; SILVA; HASEGAWA; GALO; DAL POZ, 1999, p. 1).

A técnica utiliza-se de fotografias varrendo o objeto para criar uma malha digital de pontos e obter sua textura. As imagens foram realizadas ao longo de três circunferências em torno do eixo vertical da peça. O número de fotografias é dividido ao longo dos percursos de forma que a distância entre elas é aproximadamente igual.

Resultados:

Experiência realizada no dia 22 de Maio de 2019, na parte da tarde, na cantina desativada da Escola de Arquitetura onde se encontra parte do acervo. Foram realizadas imagens de 4 peças: Gladiador Borghese – N° 6300, Ornato Nº 741 e dois bustos de mesmo molde e origem desconhecida. A iluminação era artificial, feita por lâmpadas tubulares na cor branca.

Gladiador Borghese – N° 6300:

Apesar do ambiente favorável o modelo apresentou defeitos perceptível nas imagens. Especula-se que os defeitos de deformação ocorreram devido a ajustes realizados ao mobiliário do ambiente. Os defeitos de falhas podem ser explicados pelo altura insuficiente da câmera no ângulo superior

Ornato Nº 741: §A segunda peça utilizada na experiência foi O ornato Nº 741 um modelo também em gesso branco. Os resultados foram consideravelmente melhores e permitem um bom entendimento da peça. O ornato é feito para ser preso à superfícies verticais, no entanto para o processo era necessário que estivesse em uma superfície horizontal com acesso a 4 de suas faces, por isso foi fotografado em posição não usual.

Comparativo de Cores  na Digitalização:

Duas versões da mesma peça com tratamentos finais diferentes. Uma com pintura branca e a outra em tons de castanho, ambas apresentando uma  textura mais rugosa. Permitiu comparação do desempenho da digitalização em cores diferentes, sob o mesmo contexto, meios, e forma.Contudo, devido às dimensões e condições luminotécnicas favoráveis, foi possível obter um resultado satisfatório com ambas as peças.

.Conclusão: Dessa forma, abrem-se possibilidades de ampliação do acesso ao acervo do museu e de compartilhamento da técnica com outras instituições que possam se beneficiar desse conhecimento. Internamente, novas perspectivas de trabalhos para o Museu são proporcionadas, permitindo a preservação e restauração futura e a produção de réplicas em diversas escalas, entre outras aplicações a serem investigadas

Modelo experimentativo  impresso em PLA
Molde em borracha de silicone a partir do modelo impresso
Miniatura em gesso  a partir do molde
Comparativo dos modelos em PLA E Gesso

Referências

AUGUSTIN, Raquel F. G. Conservação preventiva:acondicionamento e armazenamento da coleção de réplicas em gesso do museu da escola de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. 2014. 104f.Trabalho de Conclusão do Curso –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

DANTAS, Paulo V. F.; RIBEIRO, Thiago R. R.; BRUSCATO, Underléa M.  e  SILVA, Fábio P. Protótipo de dispositivo facilitador para digitalização 3D por fotogrametria com smartphones. In: Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics (20. : 2016 out. 09-11 : Buenos Aires, Argentina)SIGraDI (20. : 2016 out. 09-11 : Buenos Aires, Argentina). Anais eletrônicos : https://lume.ufrgs.br/handle/10183/151238.  UFRGS, 2016. Acesso em 06 Outubro 2019.

MASCARENHAS, Alexandre F. Moldes e Moldagens: Intrumentos de Proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa. 2013. 459 f. Doutorado – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

TOMMASELLI, A. M. G.; SILVA, J. F. C da; HASEGAWA, J. K.; GALO, M.; DAL POZ, A. P.. Fotogrametria: Aplicações a curta distância. In: MENEGUETE Jr, M.; Alves, N. (Organizadores), FTC 40 anos, Perfil Científico-Educacional, Presidente Prudente, SP, p. 147-159, 1999.

Please follow and like us:
Pin Share