Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos

O Laboratório de Fotodocumentação foi criado no ano de 1954, iniciando o registro fotográfico do acervo arquitetônico e artístico de relevância no Estado de Minas Gerais, principalmente a arquitetura tradicional mineira e a modernista, contemporânea àquele tempo. Ele funcionou ativamente até as vésperas do golpe militar de 1964, quando teve de diminuir sua produção porque o setor de pesquisa a que estava vinculada havia sido fechado.

O acervo fotográfico foi gerado a partir de uma demanda de registros sobre a arquitetura e as artes de Minas Gerais, posteriormente os registros se expandiram para acontecimentos de relevância sobre a própria Escola de Arquitetura, hoje Escola de Arquitetura e Design. Os registros começaram com um programa de viagens realizadas pelo interior de Minas e outras regiões do Brasil, com objetivo de formação de um banco de imagens para auxílio do ensino e pesquisa em arquitetura, assim como para registro documental da realidade e das transformações da arquitetura e das artes no espaço urbano e rural daquele momento. Os fotógrafos que mais contribuíram para a formação do acervo foram Gui Tarcisio Mazonni, Marcos de Carvalho Mazzoni e Archimedes Correia de Almeida.

Atualmente o laboratório conta com um site exclusivo que disponibiliza mais de 25.000 imagens digitalizadas e abre seu espaço físico para consultas e pesquisas.

Texto adaptado da página do Laboratório.

Follow by Email