Docentes

Doutora e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e especialista em Conservação Restauração de Bens Culturais pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CECOR) da Escola de Belas Artes/ UFMG. Possui experiência na área de Ciência da Conservação e História da Arte Técnica, com ênfase em análise de materiais e técnicas artísticas, conservação preventiva, restauração e inventário de bens móveis e integrados. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Arte Técnica, escultura em madeira policromada, pinturas modernas e contemporâneas. É pesquisadora do Laboratório de Ciência da Conservação do CECOR/EBA/UFMG e filiada a Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (ANTECIPA).

Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Pesquisa ARCHE – http://www.eba.ufmg.br/arche

Orcid: https:orcid.org/000-0002-6968-8283

Designer de produto (1990), possui doutorado em Sciences Mécaniques pour L’Ingenieur – Université de Technologie de Compiègne (2001) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade, e pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Santa Catarina, junto ao Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida. Coordena o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). É pesquisadora do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2010 e recebeu da FAPEMIG, entre 2013 e 2015 apoio do Programa Pesquisador Mineiro. Possui registros de Desenho Industrial, patentes e registro de marca junto ao INPI. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecodesign, Design para o Meio Ambiente, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Metodologia de Design de Produto, Sustentabilidade, Desenvolvimento local, Design de móveis, Madeira, Certificação e Ecoselo, Conforto percebido, Identidade do produto, Usabilidade, Análise Sensorial.

Grupo de Pesquisa CNPq: Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3633-4884

Contato: andreafranco@ufmg.br

Doutora em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e mestre em Town and Regional Planning por Iowa State University-USA. Atua no campo de investigação sobre cidade brasileira no século XX e as relações sociais de produção intelectual; planejamento urbano com instrumento de inserção social; teoria-crítica e história do planejamento urbano. As bases fundamentais de sua pesquisa se estabelecem a partir do entrelaçamento entre as questões históricas e filosóficas do viver em sociedade e a instância cultural e intelectual das cidades.

Grupo de Pesquisa CNPq: em formação

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3746-9959

Pós Doutora pela Universidad de Granada, Espanha (2019). Pós Doutora pela Universität des Saarlandes, Alemanha (2015). Doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2007). Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (1999). Engenheira Civil pela UFMG (1996). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2010, Escola de Arquitetura, Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo. Leciona disciplinas nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design e no curso de Especialização em Cidades, Edificações e Produtos. Professora colaboradora de mestrado do PACPS/UFMG (Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável). Áreas de interesse: Engenharia de Estruturas, Ensaios não destrutivos, Biomimetismo e Biônica, Sustentabilidade na Construção Civil, Tecnologia da Construção, Ensino a Distância (EaD).

Grupos de Pesquisa: Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História, Design, Biomimetismo e Biônica, IGNIS: Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9510-2859

Contato: cynarafiedlerbremer@ufmg.br

Mestre e doutor em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC-USP (1989) e Pós-doutorado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal (2011). Atua nos cursos de Especialização em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Pós-graduação a nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, nos cursos de: Engenharia de estruturas (Escola de Engenharia-UFMG), Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de Arquitetura-UFMG), Engenharia de Materiais de Construção (Escola de Engenharia-UFMG) e Ciência e Tecnologia da Madeira (Universidade Federal de Lavras). Membro de diversas comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). É coordenador do CPAM3 – Centro de Pesquisa Avançada em Madeiras, Móveis e Materiais do Departamento e Engenharia de Estruturas (EE-UFMG). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas da Engenharia: estruturas de madeiras e madeira laminada colada; análise experimental de estruturas; avaliação estrutural de móveis; compostos de madeira e outros materiais, Ensaios não destrutivos em madeira; estruturas de madeira em situação de incêndio.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7870-0283

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de concentração Conforto Ambiental (1990) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, área de concentração Estruturas Ambientais Urbanas (2000). Pós-doutorado em Micrometeorologia pela Universidade de São Paulo (2010).  Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, eficiência energética, conforto térmico, clima urbano e planejamento e planejamento urbano.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conforto Ambiental da EAUFMG

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7702-5669

Contato: elsad@ufmg.br

 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (1999-2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Minas Gerais (1995-1998) e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte (2004-2007). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Urbanismo, principalmente em relação aos seguintes temas: projeto arquitetônico e urbanístico em relação à pré-existência física e sociocultural; intervenções físico-espaciais em contextos pré-existentes; estudo de metodologias de projetos e crítica das correntes de restauro arquitetônico e revitalizações urbanísticas; interfaces entre arquitetura, urbanismo e cultura.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Orcid: https://orcid.org: 0000-0002-0729-4270

Contato: flavio.carsalade@terra.com.br

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1988), Mestre em Planejamento Urbano e Rural pela TUNS-Canadá (1997) e Doutor em Geografia pela UFMG (2008). Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, nas áreas de Teoria da Arquitetura e Projeto de Arquitetura (1993-1998). Professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG (desde 1998), Coordenador do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (2010-2012) e Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG (2012-2016). Conselheiro, consultor e/ou coordenador de projetos da UNESCO, do IPHAN, do IEPHA-MG, do CONEP, do IEF-MG, entre outras instituições. Atua na área de conservação do patrimônio cultural e natural e, mais especificamente, de identificação e documentação, de preservação e uso sustentável e de projetos de restauração, reabilitação e requalificação de bens culturais edificados.

Grupos de pesquisa CNPq: Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo; IGNIS – Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9633-3237

Contato: fptofani@ufmg.br

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestre em “Projet Architectural et Urbain: Théories et dipositifs” pela ENSA Paris-Belleville e a Université de Paris VIII (2004), e doutora em Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo, na área de concentração em Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2013). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história do urbanismo, projeto urbano, circulação de ideias em urbanismo na América Latina, cultura arquitetônico-urbanística, organização do espaço urbano e história urbana.

Grupo de pesquisa: Ateliê Américas

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8069-7570

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca | UNESP (2011). Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP-2015). Pós-doutorado em Sociologia pela Université de Paris V – Faculté des Sciences Humaines et Sociales – Sorbonne | Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (2019).  Professor Associado do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Permanente do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como pesquisador em temáticas vinculadas ao turismo cultural, patrimônio e museus em uma perspectiva histórica e social, além das políticas de hospitalidade (e hostilidade) urbana, migração e dinâmicas culturais. 

Grupo de Pesquisa CNPq: Turismo, Patrimônio, Relações Sociais e de Trabalho

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2778-2095

Contato: leandro@ufop.edu.br

Arquiteto-urbanista (1986), com doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e pós-doutorado junto ao Getty Conservation Institute em Los Angeles (2001) e na Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL) e, desde dezembro de 2017, Vice-Presidente do ICOMOS internacional. É pesquisador com bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, desde 2002 e da FAPEMIG, com a bolsa de Pesquisador Mineiro, desde 2007. Tem atuação em diversos cargos e conselhos na área do patrimônio, sendo atualmente membro do Conselho Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Estadual do Patrimônio de Minas Gerais (CONEP-MG). Atua, principalmente, a partir dos pressupostos teóricos da área da conservação, tendo como ponto de partida as diversas teorias dos valores, que vêm sendo utilizadas largamente no mundo hoje como matriz para políticas do patrimônio; paisagem cultural e sustentabilidade e arquitetura e documentação.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conservação e Reabilitação Urbana e Arquitetônica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9159-1787

Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com trabalho experimental realizado no IRPA (Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelas, Belgica) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com trabalho experimental realizado junto ao Getty Conservation Institute. Ex-bolsista CAPES Senior – Estágio Pós-Doutoral, na Universidade de Perugia, junto ao Centro SMAArt – Scientific Methodologies applied to Art and Archaeology, sob a coordenação do Prof. Antonio Sgamellotti (2014). Atualmente, é coordenador do LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR – Centro de Conservação de Bens Culturais. Foi membro do Conselho do ICCROM, como representante do Brasil, por dois mandatos (2007-2011, 2011-2015). Foi membro da Diretoria do ICOM-CC – Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (1993-1996; 1999-2002; 2002-2005; 2014- 017). Atua na área de Artes e Ciência da Conservação, com ênfase em Ciência e Tecnologia para a Conservação-Restauração de Bens Culturais, principalmente nos seguintes temas: gerenciamento e análise de riscos de acervos, conservação preventiva, conservação-restauração, peritagem e análise científica de obras de arte.

Grupo de Pesquisa CNPq: LACICOR

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3615-7857

Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 1998), doutor em Construção Civil (Politécnica/USP, 2003) e pós-doutorado no Programa de Preservação Histórica, Universidade de Oregon, EUA (2010). Membro da Association of Preservation Technology International, da Associação Nacional da Tecnologia do Ambiente Construído; Rede Ibero Americana Proterra e da Rede TerraBrasil. Atua como pesquisador nas áreas de arquitetura vernácula, técnicas construtivas vernáculas e antigas, arquitetura de terra, técnicas retrospectivas, história das técnicas construtivas, sustentabilidade, conservação e patologia das construções, restauração e revitalização arquitetônica e urbana, inovação tecnológica na produção de arquitetura, interfaces tecnologia x arquitetura, história das técnicas.

Grupo de Pesquisa:

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7896-8669

Professora Titular na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, UFRJ, (2004); Mestrado em Geografia, UFMG (1996); Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFMG (1976). Pesquisadora do Laboratório da Paisagem (LaP). Atua na área de pesquisa sobre paisagem urbana, percepção do ambiente construído, organização humana do espaço; Habitação, moradia, políticas públicas; Planejamento urbano e regional; Gestão das cidades e Morfologia Urbana.

Grupo de Pesquisa CNPq: https://www.lapeaufmg.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8839-4192

 

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro http://lattes.cnpq.br/6663358391005315
    Dep. de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo/Escola de Arquitetura, professor permanente doutorado.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (NPGAU- UFMG) (2003) e doutorado em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA – 2009). Projetos de pesquisa voltados à interface entre a arquitetura, o design e o uso de novas tecnologias direcionados às propostas de inovação social e tecnológica; estudos das alterações da paisagem cultural e social em relação aos modelos de crescimento acelerado; mobilidade urbana, uso consciente do espaço urbano, arquitetura e urbanismo sustentáveis. Globalização, Fluxos culturais e tecnológicos.

Grupos de Pesquisa CNPq: 1) Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História; 2) Design, Biomimetismo e Biônica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4947-9679

Contato:  luizadecastro@ufmg.br

Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, na área aplicada à biologia do solo e interação microrganismo/planta. A sua linha de pesquisa está direcionada aos seguintes temas: Recuperação de áreas degradadas com espécies nativas em diferentes biomas (Mata Atlântica, Campo rupestre, Cerrado, Floresta ripária, Caatinga arbórea e cerrado) sob diferentes tipos de impacto tais como fogo, inundação, espécies invasoras, erosão, mineração, e contaminação com metais pesados; desenvolvimento de modelos de recuperação para estabilização de Mata ripária e taludes, modelos para estabilização de cava de mina e de voçorocas, modelos agroflorestais, modelos para fitorremediação, modelos para controle de espécies invasoras; interação microrganismo-planta com ênfase na fixação biológica de Nitrogênio e fungos micorrízicos como estratégias para promoção do crescimento de plantas; estudo de indicadores físico-químicos e biológicos de qualidade de solo para aferição do grau de recuperação; ciclagem de nutrientes, estudos de decomposição da matéria orgânica do solo e sequestro de Carbono; recuperação de espaços urbanos.

Grupo de Pesquisa CNPq: http://grupogera.eco.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3425-6042

Historiadora formada sucessivamente pela UNICAMP e Université Paris 7; desde 2009 mantêm uma cooperação com a EHESS – École des hautes études en sciences sociales. Atua nas áreas de história das palavras e dos conceitos em especial da história da cidade, da paisagem, de seus contextos sócio-técnicos e dos processos de subjetivação e de expressão. Coordena o laboratório NEHCIT. Orientou no Programa arquitetos, cientistas da informação, geógrafos, historiadores e sociólogos.

Grupo de Pesquisa CNPq: Núcleo de Estudos da História da Ciência e da Técnica (NEHCIT)- http://www.arq.ufmg.br/nehcitj  e Cosmopolita e Texto e Imagem

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4146-4058

Contato: mblopes@ufmg.br

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado pela Universidad de Sevilla (2016). Professora Associada dos cursos de Arquitetura e de Design da EA UFMG, assim como dos programas de pós-graduação NPGAU e PACPS, também da EA UFMG. Coordenou o CENEX – Centro de Extensão – da Escola de Arquitetura da UFMG entre 2011-2015 e entre 2017 e 2018, e os Programas extensionistas: ASAS e DESEJACA. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ INDISCIPLINAR, coordenando os seguintes projetos: Geopolítica e Territórios; Territórios Populares; IndAtlas; Orçamento Participativo; IndLab, Cartografias Emergentes; Geopolítica e Cidades; Urbanismo Biopolítico.

Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Pesquisa Indisciplinar

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0231-3575

Arquiteto e Urbanista formado pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1993; engenheiro civil formado pela FUMEC em 1995; mestre em Construções Metálicas na UFOP em 2000 e doutor em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia da UFMG em 2011. Atua nas seguintes áreas: Ciência do Incêndio (Incêndio no Patrimônio Cultural, Incêndio Urbano, Incêndio Florestal); Gestão de Desastres; Estruturas não Convencionais (tensoestruturas, estruturas Tensegrity).

Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio – IGNIS

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3628-911X

Contato: paulovonkruger@gmail.com

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiências na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia do Ambiente Construído. Atua em projetos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: processos de decisão com auxílio de algoritmos, eficiência energética, desempenho termoenergético de edificações, mudanças climáticas e resiliência urbana.

Grupo de Pesquisa CNPq: tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História – UFMG http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927496238925999

Orcid: https: https://orcid.org/0000-0002-7048-8035

Contato: rejane79@ufmg.br

  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto http://lattes.cnpq.br/4218954956709188
    Dep. de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo/Escola de Arquitetura, professor permanente doutorado (Coordenadora)

Professora Associada UFMG, Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura UFMG e Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG com PDEE na The Pennsylvania State University, Mestre em Ciência da Computação DCC-UFMG, graduação em Arquitetura e em Ciência da Computação. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (2014-2016). Member of International Institute of Informatics and Systemics – IIIS, IFSR, IEEE, ICOM, ICOMOS. Desenvolve pesquisas na área de Cidades Inteligentes, Smart City, Smart Building, Smart Life, Building Information Modeling/BIM, Sistemas de Organização do Conhecimento, Representação da Informação, Sistemas de Informação, Modelagem, Computação Gráfica.

Grupo de Pesquisa CNPq: Recol – http://recol.eci.ufmg.br/; Musaetec –http://musaetec.com/historico/

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8335-9646

Contato: renatabaracho@ufmg.br

  • Roberta Vieira Gonçalves de Souza http://lattes.cnpq.br/8006209271320989
    Dep. de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo/Escola de Arquitetura, professor permanente doutorado.

Arquiteta, doutora em Engenharia Civil, orientadora de mestrado e doutorado junto ao PPACPS, atua na análise de iluminação natural, conforto e desempenho térmico e artificial, eficiência energética, sustentabilidade de edificações. Em seus trabalhos mais recentes tem trabalhado com análise de dispositivos de normalização avaliando normas ABNT, regulamentos de eficiência energética, selos ambientais. Outra área de atuação é do estabelecimento de padrões de consumo das edificações a partir de seu consumo: os chamados processos de benchmarking.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conforto Ambiental da UFMG

Orcid: 0000-0003-0036-961X

Contato: robertavgs@ufmg.br

Doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2011), com Estágio de Doutorado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Portugal (2010-2011). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Universidade de São Paulo (2008). É ex-bolsista da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de Mestrado e de Doutorado; e ex-bolsista de Estágio de Doutorando no Exterior (BEX/CAPES). Atuou como docente efetivo no Instituto Federal do Piauí (2012-2015) e na Universidade Estadual de Campinas (2015-2016). Desde 2016, é Professora Adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais com atuação no Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). Atua em pesquisas principalmente nas áreas de desenvolvimento de materiais e componentes de construção, técnicas de construção com terra, uso de resíduos em materiais à base de cimento e tecnologias de construção não convencionais. É associada à ANTAC e à Rede TerraBrasil.

Grupos de pesquisa: Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História; Materiais Inovadores Sustentáveis (MIS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1883-1251

Contato: sofiabessa@ufmg.br

Possui mestrado em Artes em Urban Design – Oxford Brooke University (1980) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (2004). É professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Paisagem Urbana, Desenho Urbano, Percepção do Ambiente Construído e Ambiente. É integrante do núcleo de pesquisa Paisagem e Ambiente do PACPS e ministra as disciplinas Paisagem e Ambiente e Morfologia Urbana. Atualmente, coordenada e participa de diversos projetos de pesquisa: CNPq – Produtividade em Pesquisa – PQ 2018-2021 – Territórios e fronteiras nos conceitos não concluídos nas escolas de Morfologia Urbana; FAPEMIG- Programa do Pesquisador Mineiro – PPM 2018-2020 – Abordagens contemporâneas para os conceitos inconclusos nas escolas tradicionais de morfologia urbana; FAPEMIG-Demanda Universal – A reconstrução de Bento Rodrigues e a memória do lugar; QUAPÁ-SEL – Quadro do Paisagismo no Brasil: Sistema de Espaços Livres (USP).

Grupo (s) de Pesquisa (s) (CNPq): Grupo de pesquisa em Desenho Ambiental; Conservação e reabilitação urbana e arquitetônica; Grupo de Estudos em Recuperação Ambiental (GERA): http://grupogera.eco.br – UFMG

Número Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1018-204X

Contato: sapc@ufmg.br

Possui Doutorado em Artes (ênfase em Conservação Preventiva) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2000) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto e Adequação Ambiental, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino, pesquisa e consultoria em conservação preventiva de bens culturais, gerenciamento ambiental de coleções, gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural, conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura com foco em arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos, eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. Membro do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Primeiro Secretário da ANTECIPA – Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do patrimônio.

Grupos de pesquisa CNPq: RECICOR, ARCHÉ, IGNIS

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2707-0610

Contato: willidebarros@ufmg.br

Especialista em Conservação-Restauração pelo CECOR-UFMG (1992) e em Conservação Preventiva pelo Getty Conservation Institute (1995). Mestre em História Social com ênfase em História da Arte (1996) e doutora em História Econômica com ênfase em Ciência do Patrimônio (2001) pela USP. Pós-doutorado sênior pela CAPES com pesquisa desenvolvida no ICCROM – Intellectual Co-operation Institutions for Cultural Heritage Protection: History, Science, Training, and Politics. Desenvolve projetos e programas de pesquisa voltados aos estudos do patrimônio cultural sustentável; políticas culturais e sustentabilidade sob a lógica das instituições; políticas públicas e práticas de inclusão; teoria-crítica e história da Ciência da Conservação e da Ciência do Patrimônio; estudos sobre memória e preservação do patrimônio cultural a partir do interstício entre a curadoria e às práticas de gestão para preservação; pesquisas sobre diversidade cultural e o sobre o papel feminino na preservação da cultura e da tradição; projetos de documentação, diagnóstico de risco, planejamento de reservas-técnicas e gestão da preservação em instituições de memória.

Grupo de Pesquisa CNPq: ArCHE – Art and Cultural Heritage Environment

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5675-6945

Contato: froner@ufmg.br