Doutora e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e especialista em Conservação Restauração de Bens Culturais pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CECOR) da Escola de Belas Artes/ UFMG. Possui experiência na área de Ciência da Conservação e História da Arte Técnica, com ênfase em análise de materiais e técnicas artísticas, conservação preventiva, restauração e inventário de bens móveis e integrados. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Arte Técnica, escultura em madeira policromada, pinturas modernas e contemporâneas. É pesquisadora do Laboratório de Ciência da Conservação do CECOR/EBA/UFMG e filiada a Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (ANTECIPA).

Grupo de Pesquisa CNPq: ArCHE – Art and Cultural Heritage Environment 

Orcid: https:orcid.org/000-0002-6968-8283

 


Doutora em Sciences Mécaniques pour L’Ingenieur – Université de Technologie de Compiègne (2001) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade, e pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Santa Catarina, junto ao Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida. Coordena o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). É pesquisadora do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2010 e recebeu da FAPEMIG, entre 2013 e 2015 apoio do Programa Pesquisador Mineiro. Possui registros de Desenho Industrial, patentes e registro de marca junto ao INPI. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecodesign, Design para o Meio Ambiente, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Metodologia de Design de Produto, Sustentabilidade, Desenvolvimento local, Design de móveis, Madeira, Certificação e Ecoselo, Conforto percebido, Identidade do produto, Usabilidade, Análise Sensorial.

Grupo de Pesquisa CNPq: Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas, LADE

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3633-4884

Contato: andreafranco@ufmg.br


Doutora em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e mestre em Town and Regional Planning por Iowa State University-USA. Atua no campo de investigação sobre cidade brasileira no século XX e as relações sociais de produção intelectual; planejamento urbano com instrumento de inserção social; teoria-crítica e história do planejamento urbano. As bases fundamentais de sua pesquisa se estabelecem a partir do entrelaçamento entre as questões históricas e filosóficas do viver em sociedade e a instância cultural e intelectual das cidades.

Grupo de Pesquisa CNPq: em formação

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3746-9959

 


Pós Doutora pela Universidad de Granada, Espanha (2019). Pós Doutora pela Universität des Saarlandes, Alemanha (2015). Doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2007). Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (1999). Engenheira Civil pela UFMG (1996). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2010, Escola de Arquitetura, Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo. Leciona disciplinas nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design e no curso de Especialização em Cidades, Edificações e Produtos. Professora colaboradora de mestrado do PACPS/UFMG (Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável). Áreas de interesse: Engenharia de Estruturas, Ensaios não destrutivos, Biomimetismo e Biônica, Sustentabilidade na Construção Civil, Tecnologia da Construção, Ensino a Distância (EaD).

Grupos de Pesquisa CNPq

Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História

Design, Biomimetismo e Biônica

IGNIS: Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9510-2859

Contato: cynarafiedlerbremer@ufmg.br


Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com estágio de doutoramento na Università di Bologna. Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (2003). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1994). Professor Associado na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG. Tem experiência nas áreas de Direito Urbanístico e Direito Ambiental.
.

Grupo de Pesquisa CNPq: RE-HABITARE, RE-HABITARE – Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2943-8092


Pós-doutorado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal (2011). Doutor e mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC-USP (1989).  Atua nos cursos de Especialização em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Pós-graduação a nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, nos cursos de: Engenharia de estruturas (Escola de Engenharia-UFMG), Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de Arquitetura-UFMG), Engenharia de Materiais de Construção (Escola de Engenharia-UFMG) e Ciência e Tecnologia da Madeira (Universidade Federal de Lavras). Membro de diversas comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). É coordenador do CPAM3 – Centro de Pesquisa Avançada em Madeiras, Móveis e Materiais do Departamento e Engenharia de Estruturas (EE-UFMG). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas da Engenharia: estruturas de madeiras e madeira laminada colada; análise experimental de estruturas; avaliação estrutural de móveis; compostos de madeira e outros materiais, Ensaios não destrutivos em madeira; estruturas de madeira em situação de incêndio.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7870-0283


Pós-doutorado em Micrometeorologia pela Universidade de São Paulo (2010). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, área de concentração Estruturas Ambientais Urbanas (2000). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de concentração Conforto Ambiental (1990) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, eficiência energética, conforto térmico, clima urbano e planejamento e planejamento urbano.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conforto Ambiental da EAUFMG

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7702-5669

Contato: elsad@ufmg.br

 

 


Doutor pela Universidade Federal da Bahia (2007), Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (1999-2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Minas Gerais (1995-1998) e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte (2004-2007). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Urbanismo, principalmente em relação aos seguintes temas: projeto arquitetônico e urbanístico em relação à pré-existência física e sociocultural; intervenções físico-espaciais em contextos pré-existentes; estudo de metodologias de projetos e crítica das correntes de restauro arquitetônico e revitalizações urbanísticas; interfaces entre arquitetura, urbanismo e cultura.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Orcid: https://orcid.org: 0000-0002-0729-4270

Contato: flavio.carsalade@terra.com.br


Doutor em Geografia pela UFMG (2008). Mestre em Planejamento Urbano e Rural pela TUNS-Canadá (1997). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1988). Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, nas áreas de Teoria da Arquitetura e Projeto de Arquitetura (1993-1998). Professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG (desde 1998), Coordenador do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (2010-2012) e Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG (2012-2016). Conselheiro, consultor e/ou coordenador de projetos da UNESCO, do IPHAN, do IEPHA-MG, do CONEP, do IEF-MG, entre outras instituições. Atua na área de conservação do patrimônio cultural e natural e, mais especificamente, de identificação e documentação, de preservação e uso sustentável e de projetos de restauração, reabilitação e requalificação de bens culturais edificados.

Grupos de pesquisa CNPq:
Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo, CA_AU
IGNIS – Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9633-3237

Contato: fptofani@ufmg.br


Doutora em Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo, na área de concentração em Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2013). Mestre em “Projet Architectural et Urbain: Théories et dipositifs” pela ENSA Paris-Belleville e a Université de Paris VIII (2004). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história do urbanismo, projeto urbano, circulação de ideias em urbanismo na América Latina, cultura arquitetônico-urbanística, organização do espaço urbano e história urbana.

Grupo de pesquisa: Ateliê Américas

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8069-7570

 


Doutor em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU/UFMG, 2021). Coordenador do grupo de pesquisa “Tecnologias Digitais em Arquitetura: Ensino e Projeto” e do Núcleo de Experimentações em Tecnologias Digitais (NEXT) da Escola de Arquitetura da UFMG. Atuou como pesquisador no projeto PLAID-UNIVERCEMIG (2018-2022 – ANEEL) desenvolvendo aplicações em realidade virtual e realidade aumentada para treinamento. Coordena o projeto “Cognição, realidade virtual e projeto arquitetônico” (2022, FAPEMIG). Tem interesse em: arquitetura, projeto de arquitetura, cognição, enativismo, fenomenologia e tecnologias de imersão.

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/777831

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4066-6061

Contato:guilherme@guiv.com.br

 


Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2001. Mestre em Engenharia Civil, na área das Estruturas, na UC, em 1994 e a agregação (livre docência) em Engenharia Civil na Universidade de Lisboa (UL), em 2014. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (UC), em 1991. Passou toda a sua carreira profissional no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UC, tendo ingressado nele em 1992. Atualmente é Professor Associado com Agregação (Livre Docência) na UC e Professor Titular Visitante na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os seus interesses de pesquisa situam-se nos domínios da: (i) segurança de estruturas ao fogo; (ii) comportamento de materiais estruturais e não estruturais a temperaturas elevadas; (iii) engenharia de segurança contra incêndios (projeto de segurança contra incêndio baseado no desempenho). É também autor de mais de quatro centenas de publicações científicas e já supervisionou centenas de alunos, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado, na área de Engenharia de Segurança Contra Incêndios (ESI). Neste momento é um dos pesquisadores a nível mundial da área de ESI com um dos maiores H-index Scopus e ISI WoS e é também editor-chefe do Journal of Architecture, Structures and Construction, da Springer. De 2006 a 2019, foi coordenador do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia de Segurança Contra Incêndios da UC, tendo sido responsável pela sua criação. Coordenou também vários projetos de pesquisa europeus e nacionais e projetos de reequipamento laboratorial para a UC. Participa também ativamente em diversos grupos científicos internacionais: W014-Fire Safety do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), HTC e HPB-Concrete Properties at High Temperatures do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM), TC3-Fire do European Convention for Constructional Steelwork (ECCS), TG 4.3-Fire Design of Concrete Structures do International Federation for Structural Concrete (fib), TC92 SC4-Fire Safety Engineering da International Organization for Standardization (ISO) e TU0904-Integrated Fire Engineering and Response e FP1404 – Fire Safety of Bio-Based Building Products da European Cooperation in Science and Technology (COST). Para esta última ação foi o representante nacional, designado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. É também atualmente coordenador do CIB W014-Fire Safety. Entre 2011 e 2017 foi Presidente da Associação Luso-Brasileira para a Segurança Contra Incêndio, sendo atualmente Vice-Presidente.

Grupo de Pesquisa CNPq: 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6865-7995

Contato: jpaulocrod@ufmg.br


Pós-doutorado em Sociologia pela Université de Paris V – Faculté des Sciences Humaines et Sociales – Sorbonne (2019) onde atuou como pesquisador convidado no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux. Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH-USP (2015). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca | UNESP (2011) na linha de pesquisa História e Cultura Social. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi | UAM (2005) com bolsa CAPES. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas | PUC-Campinas (2001). Professor Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (Setor de Humanas | DETUR | UFPR). Professor Permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGACPS | UFMG). Atua como pesquisador e orientador em temáticas vinculadas ao turismo cultural, patrimônio e museus em uma perspectiva histórica e social, além das políticas de hospitalidade urbana, migração e dinâmicas culturais. .

Grupo de Pesquisa CNPq: Conservação e Reabilitação Urbana e Arquitetônica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2778-2095

Contato: leandrobrusadin@ufpr.br


Pós-doutorado junto ao Getty Conservation Institute em Los Angeles (2001) e na Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Arquiteto-urbanista (1986). Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL) e, desde dezembro de 2017, Vice-Presidente do ICOMOS internacional. É pesquisador com bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, desde 2002 e da FAPEMIG, com a bolsa de Pesquisador Mineiro, desde 2007. Tem atuação em diversos cargos e conselhos na área do patrimônio, sendo atualmente membro do Conselho Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Estadual do Patrimônio de Minas Gerais (CONEP-MG). Atua, principalmente, a partir dos pressupostos teóricos da área da conservação, tendo como ponto de partida as diversas teorias dos valores, que vêm sendo utilizadas largamente no mundo hoje como matriz para políticas do patrimônio; paisagem cultural e sustentabilidade e arquitetura e documentação.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conservação e Reabilitação Urbana e Arquitetônica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9159-1787


Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com trabalho experimental realizado junto ao Getty Conservation Institute. Ex-bolsista CAPES Senior – Estágio Pós-Doutoral, na Universidade de Perugia, junto ao Centro SMAArt – Scientific Methodologies applied to Art and Archaeology, sob a coordenação do Prof. Antonio Sgamellotti (2014). Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com trabalho experimental realizado no IRPA (Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelas, Belgica). Atualmente, é coordenador do LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR – Centro de Conservação de Bens Culturais. Foi membro do Conselho do ICCROM, como representante do Brasil, por dois mandatos (2007-2011, 2011-2015). Foi membro da Diretoria do ICOM-CC – Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (1993-1996; 1999-2002; 2002-2005; 2014- 017). Atua na área de Artes e Ciência da Conservação, com ênfase em Ciência e Tecnologia para a Conservação-Restauração de Bens Culturais, principalmente nos seguintes temas: gerenciamento e análise de riscos de acervos, conservação preventiva, conservação-restauração, peritagem e análise científica de obras de arte.

Grupo de Pesquisa CNPq: LACICOR

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3241-211X


Doutor em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Ciências da Computação pelo DCC / UFMG, especialista em Gestão Estratégica pelo CEPEAD / UFMG, possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG e graduação Superior em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade FUMEC.Professor do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia – ETG da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes (2021-2023). Membro titular do COMPUR -Conselho Municipal de Políticas Urbanas, PBH, representante do setor técnico (universidades). Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia – ETG / UFMG (2014 – 2016 e 2016 – 2018). Membro do Programa de Pós-graduação Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG. Coordenador do Nucletrans – Núcleo Ensino e Pesquisa em Transportes da Escola de Engenharia da UFMG (CNPq). Coordenador do Laboratório Transcolar (CNPq) do FNDE/MEC. Desenvolve pesquisas na área de Mobilidade Urbana, Sistemas Inteligentes de Transportes (Intelligent Transportation Systems) e Cidades Inteligentes (Smart Cities) além de Modelagem e Tratamento da Informação Espacial em engenharia – BIM (Building Information Modeling). Trabalha também com projetos rodoviários e ferroviários.
.

Grupos de Pesquisa CNPq:

NUCLETRANS – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Transportes – UFMG (Coordenador)
Transcolar: Grupo de estudo do transporte escolar – UFMG (Coordenador)
Edificações Inteligentes (BIM), Cidades Inteligentes (Smart Cities) – UFMG
Acessibilidade e Mobilidade Urbana – UFMG

Orcid:


Pós-doutorado no Programa de Preservação Histórica, Universidade de Oregon, EUA (2010). Doutor em Construção Civil (Politécnica/USP, 2003).Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 1998). Membro da Association of Preservation Technology International, da Associação Nacional da Tecnologia do Ambiente Construído; Rede Ibero Americana Proterra e da Rede TerraBrasil. Atua como pesquisador nas áreas de arquitetura vernácula, técnicas construtivas vernáculas e antigas, arquitetura de terra, técnicas retrospectivas, história das técnicas construtivas, sustentabilidade, conservação e patologia das construções, restauração e revitalização arquitetônica e urbana, inovação tecnológica na produção de arquitetura, interfaces tecnologia x arquitetura, história das técnicas.

Grupo de Pesquisa: Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História – UFMG

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7896-8669

 

 


Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, UFRJ, (2004). Mestrado em Geografia, UFMG (1996); Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFMG (1976). Professora Titular na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Laboratório da Paisagem (LaP). Atua na área de pesquisa sobre paisagem urbana, percepção do ambiente construído, organização humana do espaço; Habitação, moradia, políticas públicas; Planejamento urbano e regional; Gestão das cidades e Morfologia Urbana.

Grupo de Pesquisa CNPq: https://www.lapeaufmg.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8839-4192

 

 


Dep. de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo/Escola de Arquitetura, professor permanente doutorado

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA – 2009). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (NPGAU- UFMG) (2003). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Projetos de pesquisa voltados à interface entre a arquitetura, o design e o uso de novas tecnologias direcionados às propostas de inovação social e tecnológica; estudos das alterações da paisagem cultural e social em relação aos modelos de crescimento acelerado; mobilidade urbana, uso consciente do espaço urbano, arquitetura e urbanismo sustentáveis. Globalização, Fluxos culturais e tecnológicos

Grupos de Pesquisa CNPq:
Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História
Design, Biomimetismo e Biônica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4947-9679

Contato:  luizadecastro@ufmg.br


. Doutorado e mestrado em Ciências Biológicas, na área aplicada à biologia do solo e interação microrganismo/planta. A sua linha de pesquisa está direcionada aos seguintes temas: Recuperação de áreas degradadas com espécies nativas em diferentes biomas (Mata Atlântica, Campo rupestre, Cerrado, Floresta ripária, Caatinga arbórea e cerrado) sob diferentes tipos de impacto tais como fogo, inundação, espécies invasoras, erosão, mineração, e contaminação com metais pesados; desenvolvimento de modelos de recuperação para estabilização de Mata ripária e taludes, modelos para estabilização de cava de mina e de voçorocas, modelos agroflorestais, modelos para fitorremediação, modelos para controle de espécies invasoras; interação microrganismo-planta com ênfase na fixação biológica de Nitrogênio e fungos micorrízicos como estratégias para promoção do crescimento de plantas; estudo de indicadores físico-químicos e biológicos de qualidade de solo para aferição do grau de recuperação; ciclagem de nutrientes, estudos de decomposição da matéria orgânica do solo e sequestro de Carbono; recuperação de espaços urbanos.

Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Estudos em Recuperação Ambiental (GERA)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3425-6042


Doutorado em Antropologia – Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal do Pará (2014). Mestrado em História (com temática na Arqueologia) pela PUCRS (2005). Arqueóloga, com graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela PUCRS (1998), e em História pela UFRGS (2002). De 2005 a 2016, atuou como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá na implementação e coordenação do Núcleo de Pesquisa Arqueológica. De 2010 a 2012, foi Coordenadora do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia (2010-2012), na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Desde 2016, é professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN), no PPG em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) e como pesquisadora do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJ). Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologias etnográficas, arqueologias indígenas, práticas colaborativas, discussões sobre teoria e metodologia em arqueologia, arqueologia e história indígena na foz do Amazonas.
.

Grupos de Pesquisa CNPq:

VERNACULUM: Grupo Interdisciplinar em Paisagem, Ambiente Construído, Patrimônio e Turismo
Núcleo de Pesquisa Arqueológica (NuPArq/IEPA)  
Estudos de Cultura Material 
Arqueologia no Contemporâneo

Orcid: https:orcid.org/0000-0003-0305-5341
Contato: mpcabral@ufmg.br


Doutor em ‘Acoustical Engineering and Vibration’, University of Southampton, Inglaterra (2003). Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (1994). Graduação em Engenharia Civil pela UFMG (1991). PhD – Professor Titular (Full Professor). Foi professor convidado na University of Salford (UK) em 2008, na University of Cambridge (UK) em 2009 e University of British Columbia (Canada) em 2018. Atua nas áreas de Mecânica Computacional, Acústica Estrutural e Biomecânica, orientando alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia e Fonoaudiologia da UFMG. Publicou 01 livro científico, 28 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 65 artigos em Anais de Congressos Científicos. Atuou como consultor ‘Ad hoc’ do Cnpq e bolsista PQ-2 (2015-2017). Atualmente é revisor de periódicos internacionais: International Journal of Acoustics and Vibration, The Journal of the Acoustical Society of America, Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Applied Acoustics, Engineering Structures, Structures, e Noise Control Engineering Journal. Membro do Grupo de Pesquisa de Biomecânica da UFMG. Atuou como Subchefe do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG (2019-2021) e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil (2006-2007)
.

Grupo de Pesquisa CNPq: BIOMECÂNICA 

Orcid: https:orcid.org/0000-0002-8692-2414

Contato: maxdcm.professor@gmail.com


Pós-Doutorado École des hautes études en sciences sociales EHESS; Doutora em Sociétés Occidentales: Temps, Espaces, Civilisatio; Université Paris Diderot, PARIS 7; Mestre em DEA Histoire et civilisations sociétés occidentale; Université Paris VII, JUSSIEU; Mestre em História; Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil; Especialização em Conservação, Gestão e Valorização Bens Culturais; Instituto Italo Latino Americano, ILLA, Itália; Graduação em História, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Desde 2009 mantêm uma cooperação com a EHESS – École des hautes études en sciences sociales. Atua nas áreas de história das palavras e dos conceitos em especial da história da cidade, da paisagem, de seus contextos sócio-técnicos e dos processos de subjetivação e de expressão. Coordena o laboratório NEHCIT. Orientou no Programa arquitetos, cientistas da informação, geógrafos, historiadores e sociólogos
.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Núcleo de Estudos da História da Ciência e da Técnica (NEHCIT) https://sites.arq.ufmg.br/nehcit/
Cosmopolita e Texto e Imagem

Orcid: https:orcid.org/0000-0003-4146-4058.

Contato: mblopes@ufmg.br


Pós-doutorado pela Universidad de Sevilla (2016). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professora Associada dos cursos de Arquitetura e de Design da EA UFMG, assim como dos programas de pós-graduação NPGAU e PACPS, também da EA UFMG. Coordenou o CENEX – Centro de Extensão – da Escola de Arquitetura da UFMG entre 2011-2015 e entre 2017 e 2018, e os Programas extensionistas: ASAS e DESEJACA. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ INDISCIPLINAR, coordenando os seguintes projetos: Geopolítica e Territórios; Territórios Populares; IndAtlas; Orçamento Participativo; IndLab, Cartografias Emergentes; Geopolítica e Cidades; Urbanismo Biopolítico.

Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Pesquisa Indisciplinar

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0231-3575


Doutorado e Mestrado em Estudos Literários, Mestrado em Estudos Literários pela UFMG.Foi membro e coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação, Letras e Artes da FAPEMIG (2019-2022). É Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.weebly.com]. Escritor e editor de diversos livros, artigos, capítulos e ensaios, tais como: “Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas” (LPF, 2021); “Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas” (LPF, 2021) dentre outros. Como artista, participou de várias exposições no país e exterior. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV) e o Teatro em Movimento Digital (Rubim, UEMG, UFMG). Foi curador de bienal, exposições e residências artísticas diversas.

Grupos de Pesquisa CNPq: Laboratório de Poéticas Fronteiriças

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3054-2383

Contato: pablo.gobira@uemg.br


Doutor em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia da UFMG em 2011. Mestre em Construções Metálicas na UFOP em 2000. Arquiteto e Urbanista formado pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1993; engenheiro civil formado pela FUMEC em 1995. Atua nas seguintes áreas: Ciência do Incêndio (Incêndio no Patrimônio Cultural, Incêndio Urbano, Incêndio Florestal); Gestão de Desastres; Estruturas não Convencionais (tensoestruturas, estruturas Tensegrity).
.

Grupo de Pesquisa CNPq: IGNIS – Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Incêndio

Orcid: https:orcid.org/0000-0003-3628-911X

Contato: paulovonkruger@gmail.com


Doutora e mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiências na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia do Ambiente Construído. Atua em projetos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: processos de decisão com auxílio de algoritmos, eficiência energética, desempenho termoenergético de edificações, mudanças climáticas e resiliência urbana.

Grupo de Pesquisa CNPq: Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História – UFMG

Orcid: https: https://orcid.org/0000-0002-7048-8035

Contato: rejane79@ufmg.br

 


Doutora em Ciência da Informação pela UFMG com PDEE na The Pennsylvania State University. Mestre em Ciência da Computação DCC-UFMG. Graduação em Arquitetura e em Ciência da Computação. Professora Associada UFMG, Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura UFMG e Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (2014-2016). Member of International Institute of Informatics and Systemics – IIIS, IFSR, IEEE, ICOM, ICOMOS. Desenvolve pesquisas na área de Cidades Inteligentes, Smart City, Smart Building, Smart Life, Building Information Modeling/BIM, Sistemas de Organização do Conhecimento, Representação da Informação, Sistemas de Informação, Modelagem, Computação Gráfica.

Grupo de Pesquisa CNPq:

Recol – http://recol.eci.ufmg.br/
Musaetec –http://musaetec.com/historico/
Edificações Inteligentes (BIM), Cidades Inteligentes (Smart Cities) 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8335-9646

Contato: renatabaracho@ufmg.br


Doutora em Engenharia Civil pela UFSC, com doutorado sanduíche junto à Universidade Politécnida de Madri. Graduação em Arquitetura pela UFMG.Orientadora de mestrado e doutorado junto ao PPACPS, atua na análise de iluminação natural, conforto e desempenho térmico e artificial, eficiência energética, sustentabilidade de edificações. Em seus trabalhos mais recentes tem trabalhado com análise de dispositivos de normalização avaliando normas ABNT, regulamentos de eficiência energética, selos ambientais. Outra área de atuação é do estabelecimento de padrões de consumo das edificações a partir de seu consumo: os chamados processos de benchmarking.

Bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do LABCON.

Grupo de Pesquisa CNPq: Conforto Ambiental da UFMG

Orcid: 0000-0003-0036-961X

Contato: robertavgs@ufmg.br


Doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2011), com Estágio de Doutorado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Portugal (2010-2011). Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Universidade de São Paulo (2008). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2006). É ex-bolsista da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de Mestrado e de Doutorado; e ex-bolsista de Estágio de Doutorando no Exterior (BEX/CAPES). Atuou como docente efetivo no Instituto Federal do Piauí (2012-2015) e na Universidade Estadual de Campinas (2015-2016). Desde 2016, é Professora Adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais com atuação no Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). Atua em pesquisas principalmente nas áreas de desenvolvimento de materiais e componentes de construção, técnicas de construção com terra, uso de resíduos em materiais à base de cimento e tecnologias de construção não convencionais. É associada à ANTAC e à Rede TerraBrasil.

Grupos de pesquisa CNPq

Tecnologia da Construção em Arquitetura e Urbanismo e sua História
Materiais Inovadores Sustentáveis (MIS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1883-1251

Contato: sofiabessa@ufmg.br


Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Artes em Urban Design – Oxford Brooke University (1980). É professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Paisagem Urbana, Desenho Urbano, Percepção do Ambiente Construído e Ambiente. É integrante do núcleo de pesquisa Paisagem e Ambiente do PACPS e ministra as disciplinas Paisagem e Ambiente e Morfologia Urbana. Atualmente, coordenada e participa de diversos projetos de pesquisa: CNPq – Produtividade em Pesquisa – PQ 2018-2021 – Territórios e fronteiras nos conceitos não concluídos nas escolas de Morfologia Urbana; FAPEMIG- Programa do Pesquisador Mineiro – PPM 2018-2020 – Abordagens contemporâneas para os conceitos inconclusos nas escolas tradicionais de morfologia urbana; FAPEMIG-Demanda Universal – A reconstrução de Bento Rodrigues e a memória do lugar; QUAPÁ-SEL – Quadro do Paisagismo no Brasil: Sistema de Espaços Livres (USP).

Grupo (s) de Pesquisa (s) (CNPq): Grupo de pesquisa em Desenho Ambiental; Conservação e reabilitação urbana e arquitetônica; Grupo de Estudos em Recuperação Ambiental (GERA): http://grupogera.eco.br – UFMG

Número Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1018-204X

Contato: sapc@ufmg.br


Doutor em Artes (ênfase em Conservação Preventiva) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG (2000). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto e Adequação Ambiental, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino, pesquisa e consultoria em conservação preventiva de bens culturais, gerenciamento ambiental de coleções, gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural, conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura com foco em arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos, eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. Membro do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Primeiro Secretário da ANTECIPA – Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do patrimônio.

Grupos de pesquisa CNPq: RECICOR, ARCHÉ, IGNIS

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2707-0610

Contato: willidebarros@ufmg.br


Pós-doutorado sênior pela CAPES com pesquisa desenvolvida no ICCROM – Intellectual Co-operation Institutions for Cultural Heritage Protection: History, Science, Training, and Politics. Doutora em História Econômica com ênfase em Ciência do Patrimônio (2001) pela USP. Mestre em História Social com ênfase em História da Arte (1996). Especialista em Conservação-Restauração pelo CECOR-UFMG (1992) e em Conservação Preventiva pelo Getty Conservation Institute (1995). Desenvolve projetos e programas de pesquisa voltados aos estudos do patrimônio cultural sustentável; políticas culturais e sustentabilidade sob a lógica das instituições; políticas públicas e práticas de inclusão; teoria-crítica e história da Ciência da Conservação e da Ciência do Patrimônio; estudos sobre memória e preservação do patrimônio cultural a partir do interstício entre a curadoria e às práticas de gestão para preservação; pesquisas sobre diversidade cultural e o sobre o papel feminino na preservação da cultura e da tradição; projetos de documentação, diagnóstico de risco, planejamento de reservas-técnicas e gestão da preservação em instituições de memória.

Grupo de Pesquisa CNPq: ArCHE – Art and Cultural Heritage Environment

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5675-6945

Contato: froner@ufmg.br

 

UFMG CAPES CNPQ FAPEMIG FUNDEP