DÚVIDAS FREQUENTES

 

PROCESSO SELETIVO 2021

Mesmo com as questões da pandemia referente a COVID as aulas serão presenciais?

No momento as aulas presenciais estão suspensas sem previsão de retorno. 

O campo “NÚMERO DE INSCRIÇÃO”, no Plano de Pesquisa, deve ficar em branco no pdf enviado para a inscrição?

Sim. O número de inscrição será fornecido pela secretaria após a homologação dos inscrito e preenchido pela secretaria do Projeto.

Poderiam me informar onde consigo achar informações ou alguma comprovação da minha inscrição para o Processo Seletivo?

A comprovação da inscrição será enviado após a homologação dos candidatos.

 

Eu ainda não me formei, qual a data limite permitida pelo edital para eu colar grau e conseguir ingressar no mestrado? 

A data limite para apresentar o seu diploma para é dia 28/09.

 

BAREMA

Devem ser apresentados em 3 vias os documentos comprobatórios do Barema? No caso de declarações como a de disciplinas isoladas e de atuação profissional devem ser 3 vias originais ou pode ser a original mais 2 xerox?

Deve ser apresentada uma única via dos documentos comprobatórios do Barema. Não há necessidade de documento original, apenas o xerox.

Em relação ao Barema, gostaria de esclarecer se é possível pontuar de alguma forma intercâmbio acadêmico feito pelo programa Ciências Sem Fronteiras, uma vez que possuem matérias diferentes da grade curricular obrigatória brasileira.

Não está previsto no Barema.

Em relação ao Barema gostaria de saber se em “Experiência didática em cursos, workshops e disciplinas” é considerado os participados como discente ou apenas como docente?

Somente como experiência docente.

É preciso comprovar toda a atuação e produção do Currículo Lattes?

É preciso comprovar apenas a produção lançada no Barema dos últimos 5 anos.

O Barema Doutorado deve ser identificado, com nome?

Não é necessário identificação no Barema.

Se tiver outras atividades no currículo que não constam no Barema, devo anexar a comprovação?

Não.

 

BIBLIOGRAFIA

É preciso ler os 03 livros do edital para realizar a prova escrita ou somente o livro da minha linha de pesquisa?

Sim, é preciso ler os 03 livros independente da linha de pesquisa.

Os livros encontram-se disponíveis para tirar cópias em alguma lugar aí na UFMG?

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca da escola de arquitetura.

 

CONVERSA SOBRE PROCESSO DE SELEÇÃO 2019

Sobre a conversa que acontecerá sobre a seleção 2019, no dia 07/05/2019, sala 116, 17:00 – 18:00 haverá transmissão ao vivo, via Instagram, ou You Tube?

Não.

 

DISCIPLINA ISOLADA

É possível me matricular na pós como aluno especial e cursar disciplinas do mestrado sem ter realizado a prova? (isso é bastante comum na FAU-UnB).

Sim, como disciplina isolada, conforme calendário acadêmico da UFMG.

 

EXAME DE PROFICIÊNCIA

O exame de proficiência em língua estrangeira pode ser feito ao decorrer do curso de mestrado? É obrigatório que o aluno tenha algum certificado, no caso inglês:  CAMBRIDGE, IELTS, MICHIGAN, TOEFL, TOEIC ou é possível que o aluno faça uma prova como parte do processo de classificação.

No decorrer do curso.

 

PROCESSO SELETIVO 2019 / DOCUMENTAÇÃO

Anexos, no projeto, contam nas páginas totais permitidas? No edital só consta que até as referencias devem estar nas 10 páginas, não fala dos anexos.

 Sim, o projeto total deve estar contido em 10 páginas.

As inscrições feitas no período de 1 de abril a 15 de maio de 2019, são para o segundo semestre de 2019?

Sim.

Com relação ao plano de pesquisa e o número de páginas, dentre as 10 devo incluir a capa do template do modelo que consta na página do PPG ACPS? A Secretaria do Programa estará em funcionamento na quarta-feira, dia 15? Observei que o prazo foi alterado para o dia 16, no entanto, diante das notícias sobre paralisações fiquei em dúvida sobre o funcionamento.

Conforme descrito no template:

O número da página deve aparecer na borda inferior direita, em algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da Introdução. Não contar a capa para efeito de numeração e em relação ao número máximo de 10 páginas previsto no edital., ou seja, 10 páginas + a capa.

Sim, a secretaria funciona dia 15 no horário previsto

Dentro do arquivo “Lista de Termos de Referência” , há as seguintes orientações: “Escolher dentre três itens numerados, três termos de referência mais adequados ao seu  projeto para apresentar na folha de rosto do Plano de Pesquisa. Não é permitido dois ou mais termos do mesmo item. Indicar o número do item de origem entre parênteses antes do termo de referência. Exemplo: (17) eficiência energética; (14) tecnologia e inovação; (15) ecodesign.” Como os itens numerados são 21, não fica claro quais deles podem ser escolhidos. Seriam 7 itens para casa linha de pesquisa? E o candidato pode escolher 3 itens dentro de uma mesma linha de pesquisa, sem variar entre linhas? Assim, os 3 itens escolhidos deveriam estar entre 1-7 , 8-16 e 17-21. Seria isso? Ou pode variar entre as linhas de pesquisa? 

Os termos de referência não estão organizados por linha de pesquisa, mas por área de atuação do programa, considerando sua interdisciplinaridade. Deverá seguir a orientação de escolher 3 termos de referência dentre os 21 itens listados.

Gostaria de ter maiores esclarecimentos sobre o edital do processo seletivo 2019/2 o item “3.1 E) Arquivo digital no formato PDF da dissertação ou folha contendo o endereço eletrônico (link de acesso para a biblioteca digital da Universidade ou órgão que mantém a dissertação disponível), se houver. Caso não haja, o candidato deve apresentar cópia pdf ou link para texto de lavra própria para fins de análise da Comissão;”, No caso de quem está tentando o processo seletivo para mestrado e possui apenas a graduação, como este item deverá ser atendido?

Esse item é destinado somente aos candidatos do doutorado.

Lendo o edital e o site do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS) não fica explícito os professores orientadores que estão disponíveis. Gostaria de saber se, o intuito é que procuremos cada professor e vejamos as possibilidades de orientação?

A definição de orientação é feita posteriormente pelo colegiado, conforme regulamentação disponível na página do programa.

Na primeira página do projeto de pesquisa, é preciso citar 3 Termos de referência. Eu não entendi o que seriam esses 3 termos. Seriam palavras chave relacionadas à linha de pesquisa desejada, ou ao projeto? Eu posso, no projeto, discriminar qual linha de pesquisa eu escolhi?

Ver nos formulários do edital a lista de Termos de Referência. Deverá seguir a orientação de escolher 3 termos de referência dentre os 21 itens listados.

No arquivo dos termos de referencia diz que é para escolher três itens numerados e um termo de referencia em cada um dos três itens numerados. Se eu escolher, por exemplo, a linha 7. Turismo Cultural; Patrimônio e Relações Sociais, é para selecionar um desses três termos, por exemplo, Turismo cultural?

Os termos de referência não estão organizados por linha de pesquisa, mas por área de atuação do programa, considerando sua interdisciplinaridade. Deverá seguir a orientação de escolher 3 termos de referência dentre os 21 itens listados.

Nos documentos do edital não consta tamanho da fonte geral, espaçamento, margem do projeto. Poderiam me informar?

Use o Template do modelo de plano de pesquisa que consta nos formulários.

O cronograma do meu plano de pesquisa precisa ser o mesmo cronograma que é sugerido no modelo do Plano de Pesquisa?

O mais próximo possível.

O edital não é claro em relação a quais itens da lista de Termos de Referência pertencem a quais Linhas de pesquisa e se os 3 termos escolhidos tem de obedecer a mesma Linha de Pesquisa. 

A escolha dos termos de referência deve corresponder ao escopo do projeto. Uma vez que programa é interdisciplinar, as linhas de pesquisa se tocam.

Onde posse ter acesso a relação qual professor é responsável por qual termo de referência?

É vedado qualquer informação que relacione a vaga no processo seletivo aos professores do programa.

Por eu ter a formação superior em Sociologia (UFF), não tenho o documento “Portfólio”. Este é obrigatório para a candidatura? 

Portifólio significa o conjunto de documentos comprobatórios lançados no Barema e constantes no curriculo Lattes.

Posso gravar num único CD as copias em PDF: 1 – Barema; 2 – Plano de pesquisa; 3 – dissertação de mestrado?

Sim.

Qualquer área de graduação é aceita para a candidatura ao Mestrado? 

Sim

Sendo Biólogo, com mestrado em Urbanidades e Sustentabilidade, posso me candidatar?

Não há restrição quanto à graduação de origem, uma vez que o programa é interdisciplinar.

 

TRABALHOS TÉCNICOS / COMPROVAÇÃO PROFISSIONAL

A cópia da produção comprovada dos últimos cinco anos, pode ser cópia dos certificados de apresentação dos trabalhos científicos? Seriam em 3 vias também?

Uma única cópia dos certificados é suficiente para atender as 3 vias impressas.

Como comprovar trabalhos técnicos (artigos técnicos não aprovados em congressos e também projetos de arquitetura realizados? 

Artigos técnicos não aprovados em congressos não são pontuados; projetos de arquitetura serão pontuados mediante apresentação de documentação do comprobatório (atestados de empresas).

Dúvida em relação ao item “Trabalho Técnico nas linhas de pesquisa do programa ou em áreas afins”. O que poderia ser esse trabalho técnico? Eu possuo um trabalho realizado junto à prefeitura da minha cidade, através de edital, que envolve um projeto na área da linha de pesquisa do mestrado, isso contaria como trabalho técnico?

Sim.

Eu possuo 3 trabalhos publicados em anais porém apenas 1 dos eventos disponibilizou um comprovante de aceite para publicação, os outros 2 eu possuo apenas o comprovante de apresentação do trabalho no evento e o endereço eletrônico do trabalho nos anais dos respectivos eventos. Esses documentos são suficientes para comprovação?

Serão aceitos documentos de comprovante de aceite e primeira folha com título e autoria da publicação.

Formação complementar ou participação em congresso (com trabalho apresentado) 1 ponto a cada curso ou evento com no mínimo 20hs. Eu tenho trabalhos apresentados em eventos que duraram mais de 20h, mas no certificado só consta a duração da apresentação do trabalho (2h, 3h, etc). Os pontos serão creditados mesmo assim, correto?

Anexar cópia da programação total do evento. Para cada dia de realização do evento serão contabilizadas 8h.

Gostaria de saber se o Trabalho Final de Graduação é válido como trabalho técnico na área, e assim pontuado como.

Não.

Na parte de “Trabalhos Técnicos nas linhas de pesquisa do Programa ou em áreas afins” entraria monografia desenvolvida em pós graduação Lato Sensu?

Não.

O contrato de prestação de serviços serve como comprovação da atuação profissional? Pode ser 01 contrato por semestre de trabalho? 

Sim, serve como comprovação da atuação profissional. Será considerado o período que constar no contrato.

Os pontos referentes a “Estágio e/ou atuação profissional na área nas linhas de pesquisa do Programa ou em áreas afins” são considerados por atividades ou semestre? Por exemplo, se tenho duas atuações profissionais distintas no mesmo semestre, são consideradas como duas pontuações distintas (10 pontos) ou como apenas uma pontuação referente ao semestre (5 pontos)?

5 pontos por semestre.

Palestras se encaixam como Experiência profissional, Experiência didática, ou trabalho técnico?

Palestras serão pontuadas em Participação de Evento.

Tenho artigos publicados em revista B3, mas não houve carta de aceite. Somente enviaram e-mail confirmando recebimento e depois houve a publicação. Posso anexar apenas a cópia da página 1, contendo nome, titulo, ISBN, etc?

Sim. Revista de periódicos deve ser identificado o ISSN.

Vocês responderam na seção de “dúvidas frequentes” que palestras contam como participação em evento. Mas não há esse quadro no Barema. Vocês estão se referindo à participação como Formação Complementar ou Participação em Congresso (com trabalho apresentado)? Palestras então encaixam como trabalho apresentado, e não em “experiência didática”, ou “atuação profissional”?

 Participação em congresso (com trabalho apresentado) = 1 ponto