Exposição e lançamento do livro Entrelaços
Esta exposição apresenta o olhar da arquiteta e artista Helga Freitas Pompeu, em sua pesquisa como doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável – Escola de Arquitetura, UFMG. Nela, Helga apresenta uma coleção de rendas artesanais, cuidadosamente selecionadas e emolduradas. Estas rendas foram confeccionadas com a técnica de rede de pesca, conhecida como renda turca. O seu arranjo expositivo propõe uma nova percepção sobre quão delicados são estes trabalhos e procura despertar a sensibilidade dos visitantes que, atraídos pelas suas formas, encontrarão uma familiaridade com algum objeto artesanal presente em seus lares. Rendas guardadas com tanto esmero podem tocar nossa memória e nos fazer pensar em algo semelhante para uma toalhinha artesanal esquecida no fundo de uma gaveta em casa. Na exposição, a percepção pode ir além dos objetos expostos e passear pelas histórias de familiares que em algum momento da vida aprenderam a arte de tecer.
Este livro decorre da pesquisa que realizei com um grupo de rendeiras da cidade de Sabará (MG) e contém um relato das experiências que elas compartilharam comigo, das suas histórias e vivências no tecer dos fios e da vida.
O livro está disponível para venda pelo site da Editora Atafona ou pelo contato@estudiodahlia.com.br
Data: de 03.05.2019 até 30.06.2019
Local: Centro Cultural UFMG
Professores da Universidade Federal de Uberlândia inauguram exposição no Centro Cultural UFMG. Convida para a abertura da exposição coletiva “Geografias Sensíveis: Paisagens, Territórios, Fronteiras”, dos artistas Beatriz Rauscher, Nikoleta Kerinska, Rodrigo Freitas, Ronaldo Brandão e Tatiana Ferraz.
www.facebook.com/centroculturalufmg
Informações Adicionais:
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
http://facebook.com/events/444957526311636
Telefone: 31 3409-8290
Entrada Franca
Os trabalhos fotográficos ficam em exibição na Galeria de Exposições Temporárias I até 7 de fevereiro de 2019. A entrada é franca. Coordenada por Yacy Ara Froner, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mostra apresenta ao público o registro da experiência do “Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”, desenvolvido pela UFMG e Universidade Eduardo Mondlane, localizada em Maputo, capital de Moçambique. A exposiçãoé uma referência direta aos relatos de experiências dos professores e estudantes envolvidos no projeto e joga o olhar para a arquitetura, monumentos, festas, brincadeiras de crianças e para os saberes do fazer da cultura tradicional que unem o Brasil e o país africano.