Infraestrutura

1. Laboratórios da Escola de Arquitetura

Canteiro Experimental

O programa de Canteiro Experimental permite aos alunos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu a vivência real da produção de técnicas construtivas, com enfoque primordial para as técnicas de arquitetura de terra, devido tanto à sua sustentabilidade como a sua importância na preservação das construções do século XVI ao XVIII. Pretende também ser um espaço aberto à experimentação de técnicas e sistemas construtivos convencionais, alternativos e históricos, com ênfase para os dois últimos. Viabiliza, ainda, a execução de testes diversos sobre materiais, dando suporte às atividades Cátedra UNESCO de Arquitetura de Terra. Embora tenha iniciado suas atividades recentemente, já conta com exemplos executados em taipa de pilão, pau-a-pique e adobe.

Centro de Experimentação, Treinamento e Prestação de Serviços (CETEPS)

https://www2.ufmg.br/polojequitinhonha/Programa-Polo/Projetos/Desenvolvimento-Regional-e-Geracao-de-Ocupacao-e-Renda/Finalizado/Centro-de-Experimentacao-Treinamento-e-Prestacao-de-Servicos-CETEPS

O CETEPS possui dois objetivos fundamentais. O primeiro constitui-se na elaboração de serviços de arquitetura e urbanismo para entidades que defendamos interesses de comunidades carentes e que não disponham de recursos para procurar os serviços de profissionais de arquitetura. Cumpre, dessa forma, o papel de levar o conhecimento científico gerado na Universidade para beneficiar a população. O segundo objetivo é o de treinar alunos graduandos em arquitetura nas diversas atividades práticas da área.

Laboratório da Paisagem

http://laboratoriodapaisagem.blogspot.com.br

O Laboratório da Paisagem reúne pesquisadores que desenvolvem pesquisas sobre os aspectos referentes aos espaços urbanos e rurais que se implantam sobre uma superfície, um fragmento do meio ambiente, a paisagem. Tem como objetivos construir um arcabouço um conceitual metodológico para o desenvolvimento autossustentável sobre a paisagem, estudar a evolução e os padrões de morfologia urbana de cidades brasileiras e aprimorar o corpo de pesquisadores para atuação em planos de desenvolvimento habitacionais e planejamento regional, com repercussões no ensino de graduação e pós-graduação.

Laboratório de Arquitetura Pública (LAP)

O LAP tem como finalidade o desenvolvimento de pesquisa básica, aplicada e tecnológica em áreas especializadas relacionadas ao Ambiente Construído e ao patrimônio, notadamente nas áreas de habitação popular, planejamento urbano e ambiental e patrimônio cultural. Classifica os lançamentos de fabricantes de materiais de todo o país e os coloca à disposição do público técnico em arquitetura, urbanismo, engenharia civil e áreas afins, para consulta e pesquisa. Assim, o LPT organiza e disponibiliza a enorme gama de informações sobre os diversos materiais e técnicas construtivas disponíveis no mercado nacional e internacional para pesquisa.

Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LABCON)

http://www.arq.ufmg.br/tau/labcon/

O LABCON tem por objetivo fornecer apoio experimental às práticas das disciplinas de graduação e de pós-graduação, bem como às pesquisas conduzidas na área do conforto ambiental, com enfoques voltados para o planejamento sustentável, economia de energia e monitoramento ambiental, tanto na escala urbana quanto na do edifício. Através de seus equipamentos e instrumentação, possibilita a medição in loco e/ou a simulação, através de modelos físicos ou computacionais, das condições de conforto no Ambiente Construído, como base para as análises de desempenho de projeto e de avaliação pós-ocupação.

Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas (LADE)

http://www.arq.ufmg.br/lade/

O LADE visa desenvolver pesquisas que evidenciem as interfaces existentes entre as três áreas do conhecimento, compreendendo e aperfeiçoando o potencial desta integração e os limites de sua aplicação, desenvolvendo trabalhos do grupo interdisciplinar, que envolve professores, pesquisadores e bolsistas graduados e estudantes das áreas do design, arquitetura e engenharia.  A criação do laboratório procede da constatação quanto à inegável interseção entre estas áreas em diversas possibilidades de aplicação que têm o design como agente central. O caráter multidisciplinar do design é fator favorável para esta interface, pois, para sua prática, o aporte de conhecimentos de outras áreas é necessário e inevitável.

Laboratório de Foto-documentação Prof. Sylvio de Vasconcellos

http://www.forumpatrimonio.com.br/laboratorio/site.html

Laboratório de Foto-documentação Prof. Sylvio de Vasconcellos tem desempenhado importante papel na área de pesquisa da história da arquitetura, registrando, dentro dos mais altos parâmetros de qualidade técnica e estética, a arquitetura mineira tradicional e contemporânea. Funcionando também como um centro de excelência da fotografia e muitas vezes premiado, o Laboratório desenvolveu pesquisas importantes, tais como o FOCO MOBILE, o BRUM DE MADDER metalizado (processo de viragem) e o Sistema FORMALC preservador de películas fotográficas.

Laboratório de Metais (LAM)

O LAM possui equipamentos de última geração para a experimentação e produção de produtos e revestimentos de aço inoxidável em design, arquitetura e mobiliário urbano. Conta com um infraestrutura voltada para o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao Ambiente Construído e ao Patrimônio capaz de avaliar técnicas e materiais metálicos no âmbito de sua empregabilidade, sustentabilidade, conservação e inovação.

Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Materiais e Construção (LPT)

Reúne um dos maiores acervos de informação técnica do estado de Minas Gerais, na forma de catálogos técnicos atualizados e de materiais e/ou componentes construtivos antigos (acervo histórico), amostras de materiais e de sistemas construtivos. Classifica os lançamentos de fabricantes de materiais de todo o país e os coloca à disposição do público técnico em arquitetura, urbanismo, engenharia civil e áreas afins, para consulta e pesquisa

Oficina de Experimentações e Modelos Prof. Cuno Roberto Lussy

http://www.arq.ufmg.br/rcesar/pmdvw/02.html

A Oficina de Experimentações dar suporte à execução de modelos tridimensionais e experimentações de técnicas de visualização do espaço a partir de múltiplos meios. Estudantes da graduação e/ou pós-graduação podem usar suas dependências e equipamentos como complemento de atividades das aulas. As práticas de oficina variam segundo as necessidades nas disciplinas e no desenvolvimento de pesquisas. A Oficina oferece cursos específicos para habilitação nas atividades correlatas ao uso   e   adestramento em   equipamentos para execução de modelos, maquetes   e experimentos   de   registro (fotos, vídeo, processamento digital).

2.Laboratórios da Escola de Belas Artes

Centro de Conservação e Restauração (CECOR)

https://www.eba.ufmg.br/cecor/cecor.html

O Cecor é um órgão complementar da Escola de Belas Artes da UFMG, constituído para apoiar e desenvolver ensino, extensão e pesquisa na área de conservação e restauração de obras artísticas e culturais. Atua tanto no estudo e desenvolvimento de técnicas de conservação-restauração de bens culturais integrados quanto de bens culturais móveis. Atualmente, a infraestrutura instalada no Cecor permite viabilizar o Curso de Graduação em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da UFMG que, desde a década de 1980, vem contribuindo para qualificar profissionais de nível superior para atuarem na área de conservação e restauração.

Laboratório de Ciências da Conservação (LACICOR)

http://lacicor.eba.ufmg.br

O LACICOR desenvolve pesquisas científicas no campo do estudo químico-físico de matérias empregados na construção de bens artísticos e culturais. É atualmente um dos laboratórios mais bem equipados da América Latina em sua área, estando devidamente capacitado para o trabalho de pesquisa em análise científica de obras de arte e bens culturais, bem como para pesquisa em conservação preventivaÉ pioneiro nos campos de estudos interdisciplinares das áreas de Ciência da Conservação, História da Arte Técnica e Conservação Preventiva aplicada a Museus, Arquivos e Bibliotecas.

Laboratório de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos (LaGrafi)

https://www.eba.ufmg.br/conservacao/?page_id=320

O LaGrafi tem por objetivo desenvolver, apoiar e divulgar atividades de pesquisa, ensino e extensão do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis e do Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – CECOR no âmbito da área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos. Tendo em vista a grande diversidade de materiais e técnicas próprias dos bens culturais que abrangem a área de Documentos Gráficos e Fílmicos, o LaGRAFI subdivide-se em 4 setores, sendo cada um deles supervisionado por um docente do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis: obras de arte sobre papel, documentos manuscritos, documentos impressos e fotografias e documentos fílmicos.

Laboratório de Conservação-Restauração de Escultura (LaboRE)

https://www.eba.ufmg.br/conservacao/?page_id=295

O LaboRE tem como objetivo apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da conservação-restauração de obras culturais e artísticas tridimensionais, com especialidade em esculturas policromadas, esculturais ornamentais e esculturas em espaços públicos. O LaboRE trabalha integrado com o Grupo de pesquisa “Imagem e Preservação” e com o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB

Laboratório de Pesquisa em Arqueometria e Preservação em Arqueologia (LAPA)

https://www.eba.ufmg.br/conservacao/?page_id=333

Sediado no Museu Histórico e Jardim Botânico da UFMG, o LAPA tem por objetivo desenvolver, apoiar e divulgar atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de conservação de acervos arqueológicos. Desta forma, desenvolve pesquisas integradas relacionadas aos procedimentos de conservação em campo; organização em áreas de Reserva; metodologias de análises e de arqueometria relacionadas a esta tipologia de acervo, além de desenvolver protocolos de intervenção – em campo e em laboratório – das coleções.

Laboratório de Conservação-Restauração de Pintura (LaP)

https://www.eba.ufmg.br/conservacao/?page_id=326

O Laboratório de Conservação e Restauração de Pinturas dedica-se ao ensino, pesquisa e projetos de extensão relacionados com a conservação e restauração de pinturas em sentido amplo. Para tanto, consideramos a manutenção de parcerias e/ou colaboração de outros laboratórios, tais como: Lacicor, iLab, Laboratório de Conservação e Restauração Esculturas, Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, além do Centro de Conservação e de Restauração de Bens Culturais Móveis – Cecor.

Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLAB)

https://www.eba.ufmg.br/conservacao/?page_id=313

O iLAB tem por objetivo desenvolver pesquisas relacionadas aos protocolos, métodos e aplicação de fotografias em alta resolução; na faixa do visível com gerenciamento de cores; infravermelho; infravermelho falsa cor; fluorescência de ultravioleta; imagens radiográficas; estudo colorimétrico aplicado; e digitalização em alta resolução de filmes fotográficos e materiais opacos. É também atividade do Laboratório a realização do tratamento digital das imagens através de softwares específicos e também realizar a organização de imagens digitais através de softwares com alta capacidade de catalogação e que permita a inclusão de metadados.

 3. Laboratórios da Escola de Engenharia

Centro de Pesquisas em Conservação e Durabilidade (CPCD)

Foi estruturado no sentido de desenvolver métodos e técnicas para a conservação, restauração e solução de patologias tanto em construções contemporâneas como antigas.

Laboratório de Concreto

http://pos.demc.ufmg.br/novomestrado/index.php/laboratorios/http://pos.demc.ufmg.br/novomestrado/index.php/laboratorios/

 O Laboratório de Concreto dispõe de equipamentos para preparação de amostras e ensaios mecânicos (tração por compressão diametral, compressão, tração na flexão) em concretos e argamassas e caracterização física de agregados (granulometria por peneiramento, massa especifica, terrões de argila, material pulverulento, absorção de água, entre outros). Tem por objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão no campo de estudo de materiais empregues no Ambiente Construído, principalmente por meio de projetos e prestação de consultoria sobre qualidade e adequação do concreto armado e argamassas

Laboratório de Durabilidade dos Materiais

http://pos.demc.ufmg.br/novomestrado/index.php/laboratorios/

O Laboratório de Durabilidade dos Materiais objetiva a realização de ensaios de pesquisas científicas no que tange à durabilidade (avaliação de desempenho, conservação, etc.) dos materiais usualmente utilizados ou de possível utilização no Ambiente Construído. Possui diversos equipamentos e está instrumentalizado para o estudo de materiais e à realização de ensaios de pesquisas científicas.

Laboratório de Ensaios Especiais do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil

http://pos.demc.ufmg.br/novomestrado/index.php/laboratorios/

O Laboratório de Ensaios Especiais do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil é destinado à realização de ensaios de pesquisas científicas, sobretudo no que se relaciona à realização de ensaios não destrutivos de materiais e/ou componentes utilizados ou passíveis de utilização na construção do Ambiente Construído. Possui distintos equipamentos, adquiridos por meio de agências de fomento, projetos e programas da UFMG,

Laboratório de Materiais Metálicos

http://pos.demc.ufmg.br/novomestrado/index.php/laboratorios/

O Laboratório de Materiais Metálicos desenvolve pesquisas e presta consultoria sobre o comportamento de materiais metálicos utilizados, ou de possível utilização, na construção do Ambiente Construído. Esta aparelhado para a realização de ensaios de impacto e de estrutura.

4. Laboratórios da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

 Centro de Estudos Urbanos (CEURB)

https://b-m.facebook.com/ceurbfafich/

O CEURB tem se constituído em referência importante nos estudos sobre a evolução urbana de Belo Horizonte, por meio da pesquisa acadêmica relacionadas a fatos históricos, culturais, políticos, urbanísticos, sociológicos e comportamentais da vida em Belo Horizonte. Tem como objetivos principais desenvolver e estimular atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. O estudo da história e teoria da ciência e das técnicas é fundamental para a preservação e conservação adequadas dos objetos e construções, e é uma área de conhecimento que exige a interdisciplinariedade para o seu avanço. Nesse sentido, a existência desse grupo com vários pesquisadores e infraestrutura de apoio é um aspecto relevante para o enriquecimento da pós-graduação proposta.