METAS

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, por meio de sua Comissão de Internacionalização, procurou organizar as informações relacionadas às parcerias, aos projetos e às ações de internacionalização dos docentes e discentes da casa. A partir do instrumento gerado pelo GT-CAPES,  três dimensões foram levantadas: PARCERIAS; PRODUÇÃO INTELECTUAL INTERNACIONAL E MOBILIDADE.

O planejamento estratégico, baseado em instrumentos de autoavaliação, levantamento de dados e apoio da Diretoria de Relações Internacionais e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, procurou ampliar e reforçar Convênios, Cooperações, Projetos e Pesquisas no campo interdisciplinar do Ambiente Construído e do Patrimônio Sustentáveis, junto à comunidade Latino-Americana e Norte Americana, países de língua portuguesa no continente Africano e parceiros da  União Europeia.

 

DIMENSÃO – QUADRIÊNIO 2017-2020

 

PROJETO: LA RED PHI (PATRIMONIO HISTÓRICO+CULTURAL IBEROAMERICANO).

Coordinación: Dr. Flávio Carsalade

El proyecto de Red Internacional PHI (Patrimonio Histórico + Cultural Iberoamericano) se ha desarrollado desde el año 2010 como resultado del acuerdo multilateral de ocho universidades iberoamericanas y europeas ante los desafíos de la sociedad moderna y con el objetivo de colaborar positivamente para el desarrollo armónico y sostenible de nuestras comunidades. La red PHI constituye una apuesta decidida por el empleo de las referencias y señales culturales iberoamericanas en un mundo en cambio permanente en el que los problemas no son únicamente de alcance material. Promover el desarrollo inteligente, sostenible e integrado de las comunidades culturales de América, África o Asia que se expresan en estas dos lenguas constituye un reto al que nos tenemos que enfrentar desde todas y cada una de nuestras capacidades. En esta empresa la dimensión patrimonial es, si no la más, una de las más importantes. Por eso, es en este ámbito del patrimonio cultural en el que se ha propuesto operar la RED PHI, una red integrada por universidades de todo el mundo que cuentan con Escuelas y Facultades de Arquitectura reconocidas internacionalmente y con centros e institutos de investigación muy prestigiosos en el ámbito científico-­tecnológico que nos ocupa. Las reuniones y los seminarios que la red celebra anualmente desde su creación han contribuido al debate y al intercambio de experiencias en el campo de la conservación, la gestión y la intervención en el patrimonio cultural, especialmente en su relación con el desarrollo sostenible y la cooperación al desarrollo. Los encuentros de la red española han coincidido con la celebración en la Escuela de Patrimonio Histórico del Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE) en Nájera (La Rioja) de los seminarios-­taller PROYECTAR LA MEMORIA, que comienzan su andadura en el año 2011. Además, se han producido hasta la fecha reuniones internacionales de la red en Belo Horizonte, Brasil (2011), México (2012), Santa Fe, Argentina (2013), Coimbra, Portugal (2014), Lima, Perú (2015), La Antigua Guatemala (2016) y Zamora, España (2017); Córdoba, Argentina, en noviembre de 2018.

PARCERIAS: https://phi.aq.upm.es/static/redesphi.html

 

PROJETO: PATRIMÔNIO CULTURAL E SUSTENTABILIDADE

Coordenação: Dra. Yacy-Ara Froner; Dr. Flávio Carsalade; Dr. Luiz Antônio Cruz Souza

Objetiva o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica como ferramenta de análise e gestão de riscos de incêndio em sítios históricos; o mapeamento das áreas de risco de incêndio nas cidades históricas mineiras, especificamente aquelas declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO; a geração de diagnoses para permitir o conhecimento dos principais pontos e regiões de vulnerabilidade dos sítios históricos; e a proposição de prognoses no sentido de aumentar a resiliência ampla, incluindo tanto o local, suas edificações e população ali existente.

PARCERIAS: WORKING GROUP ON SUSTAINABILITY-ICOM; UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (MOÇAMBIQUE)

MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA: Missões de trabalho Moçambique-Brasil (2016; 2017; 2018; 2019)

 

PROJETO: SMART CITIES, SMART BUILDING E SMART LIFE – KNOWLEDGE ORGANIZATION SYSTEM – KOS

Coordenação: Dra. Renata Baracho

Smart Cities é tema fundamental de estudo considerando o crescimento das cidades e do uso de tecnologia principalmente nos grandes centros urbanos. Temas de interesse do Ambiente construído e Parimônio Sustentável são fundamentais para avanços nas atuações de smart cities.

PARCERIAS: Muma College of Business University of South Florida

MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA (DOCENTE E ORIENTANDOS)

 

PESQUISA: CONVÊNIO COM RCE – INSTITUTO HOLANDÊS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Coordenação: Dr. Willi de Barros Gonçalves; Dr. Luiz Antônio Cruz Souza

Memorando Formal de Entendimento para cooperação acadêmico-científica, vigência formal assinada assinado entre o RCE e a Reitoria da UFMG em 01/03/2018, resultante da cooperação estabelecida em 2016, que resultou na organização do “Workshop Internacional Managing Indoor Climate Risks”, realizado no Instituto Casa da Glória em Diamantina, com financiamento a presença dos parceiros holandeses.

PARCERIAS: Agência Holandesa do Patrimônio Cultural

MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA (DOCENTE E ORIENTANDOS)

 

RECHERCHE: LES CONCEPTS SOCIAUX FONDAMENTAUX DE L’HOSPITALITÉ: LES PRATIQUES D’ACCUEIL INSTITUTIONNEL DES MIGRANTS À PARIS ET À SÃO PAULO

Coordination : Dr. Leandro Brusadin

Cette recherche porte sur les perspectives de l’étude de l’accueil dans l’espace urbain à la lumière de l’école française de pensée humaine et sociale appliquée. L’étude des pratiques d’accueil des migrants et des réfugiés fournit la dynamique de la scène culturelle contemporaine et ses formes d’inclusion et d’exclusion sociale face au droit au cosmopolitisme et à l’exercice de la culture et de ses formes d’altérité.

PARTENARIATS:

MOBILITÉ ET ACTION ACADÉMIQUE (ENSEIGNEMENT ET LIGNES DIRECTRICES)

 

RECHERCHE: HUMOUR CONTRE LA VIOLENCE DANS LA VILLE

Coordination : Dra. Myriam Bahia Lopez

Quel rôle jouerait l’humour dans l’agence intérieure, dans l’écologie subjective (Guattari) de l’habitant de la métropole ? L’humour peut-il changer, sortir de la spirale de la confrontation ou de la montée de la violence insidieuse dans une société centrée sur les valeurs du dogme du marché ? Cela vous permettrait-il de faire face à la concurrence illimitée induite par la monétisation de vous ? Cela nous permettrait-il de lutter contre les forces qui déchirent les liens sociaux dans le néolibéralisme ? Pourrait-elle inverser, diminuer ou neutraliser la violence ressentie et subie ? Le projet étudie le langage de l’humour et sa relation avec le paysage culturel urbain.

PARTENARIATS:

MOBILITÉ ET ACTION ACADÉMIQUE (ENSEIGNEMENT ET LIGNES DIRECTRICES)

 

RESEARCH: CONCRETE ART IN BRAZIL – THE MATERIAL OF FORM: INDUSTRIALISM AND THE LATIN-AMERICAN AVANT-GARDE

Coordination: Dr. Luiz Antônio Cruz Souza; Dr.Alessandra Rosado; Dr.Yacy-Ara Froner

The project Concrete Art in Brazil – The Material of Form: Industrialism and the Latin American Avant-Garde was developed by the Laboratory of Conservation Science (LACICOR), in collaboration with The Getty Conservation Institute and the Universidad San Martin, in Buenos Aires, Argentina. The selected works under study belong to the Pinacoteca of the State of São Paulo; Museum of Modern Art – MAM – Rio de Janeiro; Collection Tuiuiú (onwed by private banker Luis Antonio de Almeida Braga) – Rio de Janeiro; and the Pampulha Art Museum, in Belo Horizonte – Minas Gerais – they were studied under a methodological approach based on the principles of Technical Art History, as part of the Getty Trust Project Pacific Standard Times – Los Angeles/Latin America – Getty PST LA/LA.

PARTNERS: UFMG; Universidad San Martin; GCI.

INTERNSHIP: Getty Conservation Institute; San Martin University

 

PROJETO: THERMOGRAPHIC AND ENERGY EFFICIENCY STUDY CASES ON HERITAGE ARCHITECTURE

Coordination: Dra. Cynara Fiedler

The main objective of this research proposal is to provide society with technical and professional information on structural conditions and energy efficiency of the buildings investigated, by evaluating the possible pathological manifestations detected and evaluating the structural conditions of the buildings.

PARTNERS: UFMG; Universidade de Granada

INTERSHIP:

 

PESQUISA: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA (TECHNOLOGY ASSESSMENT):RELAÇÕES ENTRE A TECNOLOGIA, AS METODOLOGIAS DE PROJETO E OS RESPECTIVOS IMPACTOS NA SOCIEDADE

Coordenação: Dra. Maria Luiza de Castro

O projeto inclui várias frentes de investigação sobre as relações entre a tecnologia, as metodologias de projeto e os respectivos impactos na sociedade. Partindo da análise de uma primeira transição que ocorreu entre a representação tradicional e a utilização do computador como ferramenta de representação, procura-se entender, do ponto de vista sociotécnico, as implicações das novas ferramentas digitais na geração de formas e na modelagem da informação. Os focos de interesse incluem as novas maneiras de se considerar a criatividade, de mapear questões subjetivas , de articular atores e tecnologia, e também questões ligadas diretamente ao projeto e ao ensino. Pesquisa em parceria com o Institute for Technology Assessment and Systems Analysis (ITAS) em Karlshue na Alemanha.

PARCERIAS:

MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA (DOCENTE E ORIENTANDOS)

 

PESQUISA: GRUPO IGNIS – GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA E CIÊNCIA DO INCÊNDIO

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237901

Coordenação: Dr. Paulo Gustavo von Krüger

Objetiva o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica como ferramenta de análise e gestão de riscos de incêndio em sítios históricos; o mapeamento das áreas de risco de incêndio nas cidades históricas mineiras, especificamente aquelas declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO; a geração de diagnoses para permitir o conhecimento dos principais pontos e regiões de vulnerabilidade dos sítios históricos; e a proposição de prognoses no sentido de aumentar a resiliência ampla, incluindo tanto o local, suas edificações e população ali existente.

PARCERIAS:

MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA (DOCENTE E ORIENTANDOS)

 

UFMG CAPES CNPQ FAPEMIG FUNDEP