Live

XV Colóquio Quapá-Sel – Paisagens, distanciamentos e proximidades 

Caros colegas pesquisadores, anunciamos a realização do XV Colóquio QUAPÁ-SEL nos dias 09, 10, 11 e 13 de novembro de 2021. Convidamos a todos os interessados a refletir sobre as paisagens, suas complexidades e transformações considerando os distanciamentos que o atual contexto de crise nos impõe, mas também as possibilidades de aproximação, seja através dos meios virtuais ou sensíveis. O tema Paisagens, distanciamentos e proximidades propõe pensar, para além da nossa relação física com as paisagens e os espaços livres, as distâncias e proximidades nas diferentes escalas de análise, nos tempos e vivências, nas configurações dos SELs e nas práticas e políticas voltadas para enfrentar as questões atuais e futuras.

FORMATO
O evento deste ano ocorrerá integralmente de forma virtual e gratuita. Com base na experiência do XIV Colóquio de 2020, a programação será dividida em:

  • Palestra de abertura;
  • Apresentações de artigos alinhados aos Eixos Temáticos;
  • Discussões em Grupos Temáticos;
  • Seminário final com resultados dos Grupos Temáticos e fechamento do Colóquio;
  • Os trabalhos aprovados serão incluídos nos anais digitais do evento (e-book) que será disponibilizado para download no site do Lab. QUAPÁ.

CHAMADA DE ARTIGOS
Está aberta a submissão de artigos para apresentação nas Sessões Temáticas. Com intuito de privilegiar o debate e incentivar a ampla participação, os textos deverão ter entre 4 e 6 páginas, conforme template <TEMPLATE>, e estar alinhados a um dos Eixos Temáticos.

SUBMISSÃO
Os artigos deverão ser submetidos através do formulário: <https://forms.gle/2SXFkVnkxVTxADQG9>.

CRONOGRAMA
Chamada de trabalhos: 30/07/2021
Submissões de 02/08/2021 até 17/09/2021

CONTATO
Para dúvidas e mais informações: xvcoloquioquapasel@gmail.com

Para mais informações, acesse

http://quapa.fau.usp.br/wordpress/xv-coloquio-quapa-sel/

9a. SESION TALLER INTERNACIONAL: ATRIMONIO (GESTION, GOBERNANZA Y POLITICAS PUBLICAS)

Data:12 de agosto as 12:00 hs (CDMX)

Unirse a la reunión Zoom
ID de reunión: 819 9739 5862
Código de acceso: 004611

8a. SESION TALLER INTERNACIONAL:Rumbo a la gestión sostenible exposición de casos

Data:  29 de julio, 12:00 hs. CDMX

Unirse a la reunión Zoom
ID de reunión: 870 0029 1774

7º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO

O Seminário, de caráter técnico-científico, tem como público-alvo a comunidade profissional e acadêmica interessada na preservação do patrimônio, na história da arquitetura e do urbanismo, na arquivologia e na representação e recuperação da informação em geral. Estima-se a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre profissionais, professores, pesquisadores, representantes de instituições e estudantes de pós-graduação, provenientes de todo o Brasil, América Latina e países da Península Ibérica.

Cronograma

Envio de resumos: até 13 de agosto

Seleção dos resumos: até 21 de julho

Envio do artigo completo: até 30 de setembro

Abertura do evento: 06 de outubro

Encerramento: 08 de outubro

Para mais informações, acesse: 

https://www.even3.com.br/arqedoc2021/

III Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana – SINGEURB 2021: Reflexões e proposições para cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes

Quando: 24 a 26 de novembro de 2021

Onde: Universidade Federal de Alagoas – UFAL (Evento on-line)

O SINGEURB 2021 pretende promover reflexões e proposições para cidades sustentáveis resilientes e inteligentes, levando em consideração o atual estado de crise, desde os aspectos de governança urbana e participação, até os aspectos de tecnologias e sistemas de informação, passando pelos aspectos tecnológicos e infraestruturais.

O III Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana – SINGEURB 2021, é o quinto evento bianual realizado pelo Grupo de Trabalho Engenharia Urbana e Política Habitacional (GT-URBANO) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC (www.antac.org.br), criado em 2012.

O GT-URBANO contempla, de maneira geral, as questões da inserção urbana dos edifícios, assim como dos aspectos tecnológicos, ambientais, de gestão e de inovação relacionados às cidades. Logo, o SINGEURB busca discutir e propor soluções técnicas, econômicas e jurídicas inerentes a complexidade dos sistemas urbanos e a necessidade de uma discussão humanizada e interdisciplinar para as cidades.

Para mais informações acesse o site:
https://evento.ufal.br/singeurb2021/index.html

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ DIA 5 DE JULHO DE 2021

Abaixo, está a programação preliminar:

International Congress of Biometeorology

The International Society of Biometeorology will hold its 1st virtual and 22nd International Congress of Biometeorology, Connecting Our World: Biometeorology 2021, from 20-22 September 2021.  The conference will have livestream events, focusing on invited keynote and plenary speakers, with substantial time devoted to collaborative discussions based on poster submissions aimed to accommodate participants across all time zones.

With its virtual format, the primary goal of Connecting Our World: Biometeorology 2021 is to bring together those with interests across the spectrum of biometeorology from all parts of the world at all career stages, to partake in this event and network with current and future colleagues.

We encourage submissions on all areas of biometeorology: animal, plant, and human.  This can include agriculture, forestry, tourism, ecology, the built environment, human health, society, epidemiology, balneotherapy, aerobiology, citizen science, the Universal Thermal Comfort Index, sustainability, physiology, extreme events, natural hazards, and warning systems.  We will have a special plenary on the role of biometeorology in the COVID-19 era.

The website https://www.eventscribe.net/2021/ICB2021/ will serve as the official site of the conference.  The abstract deadline is midnight EDT 29 July 2021. Registration for the conference will begin in July.  Please direct questions to icbspeakers@conferencemanagers.com.

Debate: Por um ar puro em BH: convergência de ações de mobilidade, qualidade do ar e saúdeInscrições em bit.ly/QualidadeAr-2021

A poluição do ar mata cerca de 7 pessoas por hora no Brasil em decorrência de infarto, AVC, doenças respiratórias, entre outras. Os veículos motorizados são um dos principais responsáveis pela baixa qualidade do ar nas cidades brasileiras, além de emitirem gases de efeito estufa que causam desequilíbrio ambiental. É no setor de transportes, portanto, que está uma grande oportunidade de salvar vidas e economizar recursos.
No debate “Por um ar puro em BH – convergência de ações de mobilidade, qualidade do ar e saúde” serão discutidos de forma intersetorial como a saúde pública em Belo Horizonte pode se beneficiar pela melhoria da qualidade do ar, porque é importante associar essa agenda à de mudanças climáticas e quais são as ações de mobilidade urbana planejadas que irão promover ar limpo em BH.

Data sexta-feira,18/06/2021
Horário 10:00-11:00

Programação

  • Abertura: Hannah Machado, Gerente de Projetos da Vital Strategies
  • Mediação: Bianca Macêdo, Consultora da Vital Strategies
  • Debatedores:

·       Diogo Prosdocimi, Presidente da BHTrans

·       Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, Subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde

·       Mário Werneck, Secretário de Meio Ambiente

·       Elaine Machado, Professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Para mais detalhe, acesse:

Debate 3 – convite

Realização Vital Strategies

4a. SESION TALLER INTERNACIONAL: ES TIEMPO DEL PATRIMONIO

Para acessar a Sessão 4:

ID de reunión: 857 8290 8711
Código de acceso: 742620
Para assistir as outras sessões, acesse: 
Inauguración y Sesión No. 1 del Taller: https://youtu.be/CVzq89uHREY
Acceso al Video de la sesión No. 2: https://www.youtube.com/watch?v=2We9ORpmFjc
Acceso al Video de la sesión No.3: https://www.youtube.com/watch?v=MmTmdyCCI4k

3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular

Este ano, como na edição anterior, a organização do evento cabe ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-ACPS/UFMG), ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPG-AU/UFBA) e ao Comitê Científico em Arquitetura e Tecnologia Vernáculas do ICOMOS/BR.
 
A presente edição tem como foco os olhares dos diversos atores desse campo sobre as expressões da arquitetura vernácula/popular no Brasil. O objetivo é conhecer, discutir e divulgar os resultados de pesquisas, registros, projetos e construções, além de mapear e debater os avanços conceituais do campo.
 

SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS E PROPOSTAS DE MESAS REDONDAS ATÉ 19/07

Mais informações em: www.arqvernapop.com.br;
Instagram e Facebook: @arqvernapop

Diálogos Interdisciplinares | Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

Organizadora: Beatriz Couto
Sala 200
12-13 de Março de 2020 
Escola de Arquitetura
Universidade Federal de Minas Gerais

Escola em transe | 38º Roda de Conversa Online

Webnário DRI | Debate Corpos Inscritos, vacina e história

Convite para lançamento do livro “Corpos Inscritos: vacina e história”, da Profª Myriam Bahia Lopes.
Dia 03 de março, quarta-feira, às 10 horas, no canal Youtube do DRI UFMG: 

Curso de eficiência energética em habitações de interesse social

CFP Online 4th International Conference ICETM Invitation

We would like to invite you to submit research article in the 4th International E-Conference on Engineering, Technology and Management – ICETM 2020. The Theme for the conference is to bring together innovative academics and industrial experts to a common forum. We would be delighted to have you present at this conference to hear what the technology experts and researchers have to share about the technology advancements and their impact on our daily lives. The Confernece will be held online (using web streaming technology). Our 1st online conference held successfuly on 31 May 2020.

Due to Corona Virus outbreak, the conference will be held online via Video conference.

Conference Name: 4th International E-Conference on Engineering, Technology and Management – ICETM 2020

Official Website: www.icetm.theired.org

Conference Location: Online (Web Conference)

Conference Date: 24 January 2021

Abstract/ Full Paper Submission: 20 December 2020

 

32ª Roda de Conversa: 2021 e as Perspectivas para a Escola, a Universidade e a Sociedade

Fechando com grande e visível êxito a programação de comunicações e debates, promovidos pelo Movimento Escola em Transe em 2020, convidamos a todos para a 32a Roda de Conversa, desta vez, sob o tema “2021 e as Perspectivas para a Escola, a Universidade e a Sociedade”.

O fenômeno da pandemia e suas particularidades neste Brasil será debatido quanto às alternativas em nosso campo de ação, pensamento e influência, e de modo mais amplo, para o conjunto da sociedade, neste futuro próximo.

Para tanto contaremos com a destacada participação dos eméritos professores:

Carlos Vainer, do IPPUR/UFRJ;
Ana Fernandes, da FAU/UFBA;
Cibele Rizek, do IAU/USP; e
Fernanda Sánchez, da EAU/UFF, nossa colega e liderança do Movimento Escola em Transe.

Temos certeza de que todos estão, mais do que nunca, querendo ouvir e debater sobre o que podemos fazer, e que mudanças promover para que pandemias e outros terrores coletivos não encontrem nunca mais um ambiente tão individualista e excludente quanto o que hoje vivemos.

É neste quadro que convidamos para esta 32ª Roda de Conversa: 2021 e as Perspectivas para a Escola, a Universidade e a Sociedade, nesta sexta-feira, 11 de dezembro, às 16h.

Link para Inscrição: https://forms.gle/d1fppVjBHLins9rY7

2020 icRS Sustainable Urbanisation (icRS Urbanisation 2020)

Urbanisation has been a driver for global economic development, but also leads to a lot of urban challenges on social and environmental issues, in particular the Global South and developing countries. Nevertheless, if manage properly it can couple with the sustainable development and hence the future sustainability, such as achieving sustainable development goals. The Belt and Road Initiative (BRI) projects to further accelerate the already-rapid development of urbanisation in the upcoming decades. The Conference serves as a platform for researchers and practitioners around the world with diverse background and expertise to share the most recent ideas, outcomes, and practices on sustainable urbanisation with a focus on the BRI.

Para mais informações acesse https://icrsconf.com/icrs_urban2020.html

Webnário: o urbano, a natureza e a aerotrópolis no vetor norte da RMBH 

Este webinário faz parte das atividades vinculadas à disciplina: UNI 009 – Oficina Multidisciplinar – O urbano, a natureza e a aerotrópolis no Vetor Norte da RMBH: Webinário Socioambiental.
Ele acontecerá nos dias: 30/11, 07/12, 14/12 e 04/01, à partir das 18:30h.
O Webinário Socioambiental (Disciplina UNI 009 – Oficina Multidisciplinar), cujo tema “O urbano, a natureza e a aerotrópolis no Vetor Norte da RMBH”, elaborado pela professora Natacha Rena e pela doutoranda Claudia Barbosa (Estágio Docência do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU, da UFMG), convida a todas e todos para as lives que acontecerão nos dias 30/11, 07/12, 14/12 e 04/01.
Mediante trocas disciplinares propícias e precisas, tendo em conta contribuições de campos de conhecimentos diversos – Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e etc.– realizaremos um importante fórum de debates, difusão e trocas, no campo do socioambientalismo, entre pesquisadores, ONGs, programas de pós-graduação e práticas profissionais, assim como um proveitoso campo de estudos composto por alunos da UFMG.
Por se tratar de um contexto pandêmico de Covid 19, a transmissão será de forma remota, via YouTube para convidados em geral e via Zoom para palestrantes e alunos matriculados na disciplina UNI 009 – Oficina Multidisciplinar – O urbano, a natureza e a aerotrópolis no Vetor Norte da RMBH: Webinário Socioambiental.

Cronograma das lives:

31/11 – A natureza na aerotropolis mineira
Palestrantes:
Natacha Rena e Cláudia Barbosa – Abertura;
Janaína Marx – A Metrópole e o Bem Viver;
Danilo Caporalli – O urbano e os impactos ambientais: o caso de Barcarena-PA.

Dia 01 – https://www.youtube.com/watch?v=QV4yG8cWSH4&feature=youtu.be

 *
07/12 – A APA Carste de Lagoa Santa, importância e desafios na RMBH
Palestrantes:
Heloísa Soares de Moura Costa – O Vetor Norte da RMBH;
Daniel Medeiros de Freitas – O Macrozoneamento da RMBH e o Vetor Norte;
Antônio Calazans – A APA Carste de Lagoa Santa, importância e desafios na RMBH.

Dia 02 – https://www.youtube.com/watch?v=BSqGBBIDNUc&feature=youtu.be

*

14/12 – Patrimônio e sustentabilidade
Palestrantes:
José Eugênio Côrtes Figueira – O Sítio RAMSAR no Vetor Norte da RMBH;
Rogério Tavares de Oliveira – Os espaços protegidos no Vetor Norte da RMBH;
Cástor Cartelle – O patrimônio arqueológico e paleontológico do Vetor Norte no tricentenário de Peter Lund.

Dia 03 – https://www.youtube.com/watch?v=2j7BrHFznhc&feature=youtu.be

*
04/01 – Sociedade Civil e meio ambiente na RMBH
Palestrantes:
Procópio de Castro – Recursos hídricos, mobilização social e Vetor Norte da RMBH;
Erika Suzanna Bányai – O museu do Castelinho, as contribuições de Mihály Bányai e da AMAR para a região do Carste;
Conceição Lima – Mobilização social e educação ambiental no Carste de Lagoa Santa.

Dia 04 – https://www.youtube.com/watch?v=abFedU0DZ_U&feature=youtu.be

Palestra |The new neighbourhood: Designing new community around sustainability and social well-being  

Convite para uma palestra (gratuita) com o arquiteto e planejador urbano Serge Salat (PhD).

Em comemoração aos 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA.

A palestra acontece no próximo dia 30, às 10h (horário de Brasília) ao vivo no Youtube.

Clique no link e ative o lembrete para não perder esse encontro!

9º CONINTER | Mesa Redonda 2

Mesa 2: MEMÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CONSERVAÇÃO
Dia 18/11 às 16h15

Sobre o evento:

A realização do 9º CONINTER consolida a percepção dos Programas Interdisciplinares da área de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas e se justifica, nesse ano de 2020, pelo contexto nacional no qual estão em pauta a validade e necessidade da produção universitária e o papel dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, em especial aqueles produzidos pelas humanidades.

O 9º CONINTER propõe-se a discutir as questões relativas às produções universitárias em face da pandemia do COVID-19, agravadas, no caso brasileiro, pelo cenário de crise política e institucional direcionadas por pautas anticientíficas. Os desafios colocados, para além da necessidade de domínios técnicos e didáticos na realidade virtual, da garantia de acesso aos meios tecnológicos, da resistência e do enfrentamento ao fascismo, impõem eventuais revisões de percurso nas pesquisas em andamento.

Para mais informações

Webinars: Wind Climate Processes in Urban Areas

Para mais informações clique aqui

8ª Conferência Passivhaus Portugal 2020

Associação Passivhaus anunciou que a 8ª Conferência Passivhaus Portugal 2020 irá decorrer a 17, 19, 24 e 26 de novembro em formato virtual.

Programação da 8ª Conferência Passivhaus Portugal 2020

 

Webinar: As possibilidades do Aprendizado de Máquinas na Simulação de Eficiência Energética em Edificações

O Grupo de Estudos em Simulação de Eficiência Energética em Edificações da FAURB/PROGRAU/UFPel (GES3E) promoverá no dia 13 de Novembro as 20h00min, um webinar sobre a aplicação da inteligência artificial no processo de simulação térmica e energética dos edifícios.
O evento ocorrerá no canal do Youtube do GES3E

 XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)-COPENE

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores/as, profissionais da educação básica e ativistas do movimento social para o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – XI COPENE, evento que ocorrerá com atividades remotas entre os dia 09 e 12 de novembro de 2020 e atividades híbridas – com parte remota e parte presenciais – a serem realizadas na semana da África com abertura em 23 de maio e atividades de 24 a 26 de maio de 2021 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR.

Site COPENE

Data: 10 de novembro, as 16 h 

Congreso Iberoamericano de Ciudades Inteligentes (ICSC-CITIES 2020)

El III Congreso Iberoamericano de Ciudades Inteligentes (ICSC-CITIES 2020), que será un foro de reflexión para crear sinergias entre diferentes grupos de investigación con el fin de favorecer el desarrollo de las Smart Cities, y contribuir a su conocimiento e integración en diferentes escenarios, su posible desarrollo y las estrategias para abordarlas.

ICSC-CITIES 2020 tendrá lugar el 9 al 11 de noviembre de 2020, online, con el patrocinio del Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED).

Programação do evento

Para mais detalhes, acesse o site ICSC-CITIES 2020

ENTAC 2020

O Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC) é uma realização bienal da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) tendo como objetivo disseminar e discutir a produção científica, bem como debater políticas e problemas relacionados ao Ambiente Construído. Atualmente é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído, com a participação da comunidade acadêmica e de representantes de instituições e empresas públicas e privadas.

O tema central do XVIII ENTAC 2020 é o Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído e os Desafios Globais. O ENTAC está sendo programado de forma a debater esse tema, com a participação do meio acadêmico, representantes de órgão públicos e de empresas do setor a fim compreender o Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído alinhado aos Desafios Globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

1° ENPAC – Encontro do  Patrimônio Construído: Patologia, Intervenções e Tecnologias

Entre os dias 9 e 11 de novembro, será realizado o 1° ENPAC – Encontro do Patrimônio Construído: Patologia, Intervenções e Tecnologias, no formato online, de 17h às 19h, com transmissão ao vivo pelo Canal do Projeto de Extensão Patrimônio Construído no Youtube.
As inscrições gratuitas deverão ser feitas pela plataforma Sympla. Será emitido certificado para aqueles que se inscreverem pela plataforma Sympla e enviarem o seu nome completo durante uma das apresentações.
O evento é promovido pelo projeto de extensão Patrimônio Construído – Avaliação das Manifestações Patológicas em Igrejas Tombadas, do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas São Gabriel e do curso de Arquitetura da UFMG, com o apoio do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e Latin American and Caribbean Chapter (LACC) of the Association for Preservation Technology International (APTi).

Ruptura da Barragem de Fundão: O desastre que não terminou

No dia 05/11/2020, às 17h, acontecerá o evento: Live – Ruptura da Barragem de Fundão: O desastre que não terminou.
Neste evento iremos avaliar o estado da arte em relação a recuperação das áreas atingidas pelo rejeito de Fundão, 5 anos após o desastre.
Faça sua inscrição em:

https://www.sympla.com.br/live—ruptura-da-barragem-de-fundao-o-desastre-que-nao-terminou__1038827

 

XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG 2020

Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020, a Seção Minas Gerais da Associação Nacional de História – ANPUH-MG promovou o XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG 2020. Neste ano, o encontro terá como temática principal História e produção do presente: narrativas, identidades, intermediações e projetos.

Em virtude da situação de pandemia por conta da COVID-19, e no intuito de preservar a saúde e segurança de todos os participantes, a Direção da ANPUH-MG e a Coordenação do Evento optaram por realizar o evento em formato VIRTUAL.

Link do site do Encontro

https://www.encontro2020.mg.anpuh.org/

Mesa-Redonda 5: História, Cidade e Tempo Presente – Perspectivas plurais de debate

Mediadora: Patrícia Vargas Lopes de Araújo (Universidade Federal de Viçosa)

Debatedores: Laurent Vidal (Université de la Rochelle), Myriam Bahia Lopes (Universidade Federal de Minas Gerais) e Marcelo de Araújo Rehfeld Cedro (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Link para a live:

 

https://www.youtube.com/watch?v=nmwqH1edoBw

 

Ciclo de debates CAU SC | Cidade Patrimônio de todos