EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG) foi criado em 1994, iniciando em 1995 um curso de Mestrado. 

Desde 2009 desenvolve estudos avançados em Arquitetura e Urbanismo nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando à qualificação de professores, pesquisadores e profissionais mediante o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento da capacidade de conduzir pesquisas em temas correlatos à área de concentração  ‘Teoria, Produção e Experiência do Espaço”. ¹

Esta área de concentração está estruturada em três linhas de pesquisa:

Planejamento e Dinâmicas Socioterritoriais;

Produção, Projeto e Experiência do espaço;

Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com outras Artes e Ciências.

O Programa obteve nota 6 na última avaliação pela CAPES (quadriênio 2013-2016).

Para ingressar no NPGAU, além da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa, os estudantes se orientam pelos chamados Termos de Referência de Pesquisa. Eles são disponibilizados pelos professores orientadores a cada ano, por ocasião do Edital de Seleção, explicitando os campos temáticos de pesquisas em curso, nos quais o Programa pode oferecer a novos mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos as mais amplas oportunidades de interlocução e inovação.

Dependendo do professor ou do grupo que formula um Termo de Referência, ele pode ser abrangente, refletindo projetos amplos e mantendo-se inalterados por vários anos, ou pode apresentar maior especificidade e um horizonte temporal mais próximo, sendo alterado conforme os avanços do conhecimento em determinado tema.

Assim, balizados pelas Linhas de Pesquisa e pelos Termos de Referência, os Planos de Pesquisa de Dissertação, os Projetos de Pesquisa de Tese e as Propostas de Pós-doutorado apresentados, articulam-se, desde o princípio, a conhecimentos, investigações e discussões pertinentes ao Programa, conforme a expertise de seus docentes.

 

¹O NPGAU tem apenas uma área de concentração — Teoria, Produção e Experiência do Espaço — que tem por objetivo geral fazer avançar o conhecimento científico na área e ampliar as competências teóricas, técnica, artísticas e sociais correlatas, visando a formação de pessoal qualificado para atividades de ensino, pesquisa e extensão e atividades profissionais em temas relacionados às três linhas de pesquisa dessa área de concentração. Isso abrange a reflexão crítica, teórica e metodológica sobre o campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, a interface com outros campos disciplinares, a produção científica e sua divulgação, as práticas de cooperação e intercâmbio acadêmico no ensino e na pesquisa, a extensão das competências dos corpos docente e discente à sociedade como um todo.

²Linha 1: Planejamento e dinâmicas socioterritoriais
Aborda a problemática da produção do espaço urbano e metropolitano, a atuação dos diversos agentes produtores desse espaço e suas interfaces, bem como as estruturas socioespaciais resultantes. Esta leitura é feita sob diversas abordagens: evolução urbana, papel do Estado, gestão urbana e ambiental, entre outras.
Linha 2: Produção, projeto e experiência do espaço
Aborda os problemas teóricos e práticos da produção do espaço construído, incluindo os processos de projeto, construção e interação espaço-usuários, com ênfase em tecnologias digitais avançadas.
Linha 3: Teoria e história da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com outras artes e ciências
Aborda os problemas teóricos, históricos, analíticos e críticos da Arquitetura e do Urbanismo, numa perspectiva multidisciplinar, com ênfase em suas conexões com outros campos de saberes, notadamente as ciências sociais, as ciências humanas e as artes.

Destaques

Livros Terra Comum

Terra Comum é um projeto artístico / arquitetônico que envolve a criação de trabalhos, pesquisa e debates. Terra comum implica uma busca por outros modos de ocupar e usar a terra, o ar e o subsolo para além do princípio estrutural da propriedade, seja ela pública ou privada . Nossa

Leia mais »

Notícias

The ‘Uglification of St Julian’s’

The 19th-century building, just left of center, before being reconfigured as part of a new, heavily criticized development under construction in St. Julian’s, Malta. (Photo: Google Maps) Number of floors in a new

Leia mais »

An Expensive Forest

The award-winning towers were designed by Stefano Boeri in 2015. (Photo: Cropped from the original by Marco Sala/Wikimedia Commons) Additionally monthly maintenance cost per tenant for three gardeners to trim the 20,000 bushes

Leia mais »