GRADE CURRICULAR NPGAU
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Arquitetura como interface
45 horas/aula – Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos
Abordagem da arquitetura (espaço transformado pelo trabalho) como interface social (instrumento de conexão e separação que depende da interação). Possibilidades de integrar projeto, construção e uso em processos abertos cujos produtos são interfaces físicas, digitais ou híbridas. Conceitos de participação, autonomia, agenciamento, mediação, espetáculo, experiência, interatividade, evento e virtualidade.
Arquitetura, cidade e ciências humanas
30 horas/aula – Prof. Carlos Antônio Leite Brandão
Estudo da arquitetura, da cidade e de suas relações com as ciências humanas, especialmente a Filosofia, as Letras e a História. O recorte temporal abrange o Renascimento, o Maneirismo, o Barroco e o Modernismo. O recorte geográfico privilegia a arquitetura italiana do século XV e a arquitetura brasileira dos séculos XVIII e XX.
Arquitetura, cultura e patrimônio cultural
45 horas/aula – Prof. Flávio de Lemos Carsalade
Estudo das relações entre cultura, história e arte e seus rebatimentos na arquitetura. Intervenções físico-espaciais em contextos pré-existentes. Métodos projetuais e crítica das correntes de restauro arquitetônico e revitalização urbanística. Interfaces entre arquitetura, urbanismo e cultura. Questões de preservação do patrimônio histórico-artístico-cultural.
Arquitetura, tecnologias e culturas digitais
45 horas/aula – Prof. José dos Santos Cabral Filho
Discussão do impacto das tecnologias e culturas digitais nos processos de projeto e na arquitetura. Criatividade projetual frente aos novos modos de representação arquitetônica. Conformação do sujeito arquitetônico mediante o engajamento corporal estimulado pelas novas mídias. Diálogo entre prática arquitetônica e manifestações culturais contemporâneas.
Arquiteturas da insurreição
45 horas/aula – Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso
Discussão das formas de experiência, apropriação e produção do espaço urbano desde o século XIX até a contemporaneidade, com foco em lutas insurreicionais e conflitos urbanos, e suas repercussões. Corpos, comportamentos e exercício político. Cotidiano, engajamento e redes sociais. Apropriação efetiva de lugares urbanos pelos seus habitantes. Interfaces entre teoria urbana, estética e política. Conceitos de opinião pública, subjetivação, polícia, regulamentação, poder, periferia, centralidade e linguagem.
Democracias e a cidade
45 horas/aula – Prof. Frederico Canuto
Discussão da produção do espaço urbano com e contra o Estado e o capital, indo além deles, combinando teorias políticas, filosóficas e urbanísticas com narrativas e imagens, entendidos como dispositivos de apresentação de experiências e ativação de novas possibilidades. Democracia como governo do povo (demo-cracia) e horizonte de emancipação. Emergências territoriais autônomas e suas redes. Campos epistemológicos, estéticos, políticos e econômicos na relação entre capital, Estado e multidão a partir das relações de poder. Conceitos de violência, legalidade, legitimidade, democracia, autonomia, vida cotidiana, afetos, memória, governo, desobediência civil e soberania popular.
Discussões metodológicas: Estudo de caso
15 horas/aula – Prof. Roberto Eustaáquio dos Santos
Discussão do método do Estudo de Caso e de suas aplicação em pesquisas do campo da arquitetura e do urbanismo. Exercícios de delimitação de casos a partir de temas de pesquisa dos estudantes, incluindo a definição de objetos de estudo, a formulação de questões de pesquisa, a contextualização do caso e o planejamento sumário do processo de investigação.
Discussões metodológicas: Etnografias
15 horas/aula – Profa. Renata Moreira Marquez
Discussão crítica sobre a pesquisa etnográfica e seus limites e potencialidades aplicados à pesquisa socioespacial.
Discussões metodológicas: Historiografia da arquitetura
15 horas/aula – Prof. Roberto Eustaáquio dos Santos
Introdução à historiografia (teorias da história, vertentes historiográficas, recorte temporal, recorte espacial, fontes historiográficas, lacunas historiográficas) e análise crítica dos pressupostos teórico-metodológicos da produção historiográfica acerca da arquitetura brasileira. Exercícios de cronologia comparada e de cortes diacrônicos e sincrônicos relacionados ao temas de pesquisa dos estudantes.
Discussões metodológicas: Introdução à abordagem de Pierre Bourdieu
15 horas/aula – Profa. Denise Morado Nascimento
Apresentação da teoria social de Pierre Bourdieu como contribuição metodológica em pesquisas no campo das ciências sociais aplicadas e, especificamente, na arquitetura e no urbanismo.
Discussões metodológicas: Pensar por constelações
30 horas/aula – Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso
Apresentação das filosofias de Walter Benjamin e Henri Lefebvre e de suas abordagens do urbano (formas do texto, estruturas de argumentação, construção de narrativas). A constelação como método de Benjamin e o urbano-constelação de Lefebvre. A constelação como estratégia de pensamento do urbano com seus extremos, fragmentos, descontinuidades e vazios. As leituras de Benjamin e Lefebvre no Brasil do século XXI.
Discussões metodológicas: Pesquisa sócio-espacial de viés propositivo
30 horas/aula – Profa. Silke Kapp
Discussão de peculiaridades e dilemas da pesquisa que aborda a dialética de sociedade e espaço a partir de campos acadêmicos tradicionalmente propositivos (arquitetura, urbanismo, planejamento) e com pretensões tanto de inserção social quanto de internacionalização.
Estágio docência (15h)
15 horas/aula – Professor/a orientador/a
Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.
Estágio docência (30h)
30 horas/aula – Professor/a orientador/a
Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.
Estágio docência (45h)
45 horas/aula – Professor/a orientador/a
Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.
Estágio docência (60h)
60 horas/aula– Professor/a orientador/a
Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.
Formação da cultura arquitetônica brasileira
45 horas/aula – Prof. André Guilherme Dornelles Dangelo
Estudo da relação entre a produção do objeto arquitetônico no Brasil e a teoria arquitetônica nos séculos XVII a XX. Influência da tratadística, dos modelos formais e dos manifestos na produção da arquitetura brasileira. Influência do trânsito e da circularidade culturais dos modelos arquitetônicos europeus. Investigação do objeto arquitetônico a partir de métodos da História Cultural.
Formação da rede urbana brasileira
45 horas/aula – Profa. Fernanda Borges de Moraes
Estudo da urbanização brasileira e dos processos de planejamento e intervenção territorial em suas várias escalas. Aspectos histórico-geográficos da produção, transformação, apropriação e gestão do espaço urbano e regional da América Portuguesa, tendo em vista teorias, conceitos, propostas e projetos que conduziram tais processos e seus desdobramentos nos séculos seguintes. Aportes metodológicos para a pesquisa em História Urbana e Regional.
Geoprocessamento e modelagem paramétrica
45 horas/aula – Profa. Ana Clara Mourão Moura
Apresentação da abordagem sistêmica no planejamento e na gestão contemporâneos do meio ambiente e do espaço urbano. Procedimentos diagnósticos e prognósticos com georreferenciamento de informações e técnicas de geoprocessamento. Modelos de análise espacial urbana, modelos de análise da paisagem cultural e simulação da paisagem por modelagem paramétrica da ocupação territorial. Análise funcional de casos empíricos.
História e análise crítica da arte, arquitetura e cidade
45 horas/aula – Profa. Celina Borges Lemos
Estudo das modernidades dos séculos XIX a XXI, tendo por referencial as ciências sociais e humanas. Reflexões sobre a dimensão espacial na arte, na arquitetura e na cidade, articulando e teorizando proximidades e contrastes. Questões críticas da cultura, da arquitetura e da vida urbana na contemporaneidade.
Planejamento urbano e metropolitano contemporâneo
45 horas/aula – Profa. Jupira Gomes de Mendonça
Revisão sobre o debate internacional contemporâneo relativo aos atuais desafios para o planejamento urbano, decorrentes das alterações produzidas pela reestruturação produtiva sobre os processos de estruturação urbana e metropolitana. Concepções atuais de planejamento e gestão urbana e metropolitana no Brasil. Princípios e práticas de planejamento territorial urbano-metropolitano após a Constituição de 1988.
Planejamento, gestão das cidades e manifestações coletivas
45 horas/aula –Profa. Raquel Garcia Gonçalves
Estudo do planejamento e da gestão urbanos e de seus instrumentos, com foco em conflitos e manifestações coletivas que têm a cidade por espaço e objeto de suas reivindicações. Conceitos de território, desenvolvimento, autonomia, cidadania, participação popular e controle social.
Práticas espaciais da arte e outras epistemologias
45 horas/aula –Profa. Renata Moreira Marquez
Discussão das relações críticas entre arte contemporânea e produção espacial mediante a combinação de um enfoque antropológico (emergência das diferenças; discussão dos paradigmas sociais percebidos, vividos, projetados, imaginados) com um enfoque político (possibilidades de uma política da arte que questiona lugares e funções estabelecidos para a arte, os artistas e o público). Alteridades do espaço nas relações entre arte e ciência. Diversidade epistemológica do mundo, constituição cultural do olhar e sistemáticas de apagamento encadeadas historicamente pelo conhecimento espacial hegemônico.
Processo de projeto de arquitetura e urbanismo: atualidades
30 horas/aula –Profa. Maria Lucia Mallard
As metodologias de projeto de arquitetura e urbanismo e suas aproximações com metodologias científicas de tradição cartesiana. As tecnologias digitais e as transformações no processo de projeto, na projetação e na fazeção. Ensino de projeto e desenvolvimento da criatividade. Divergências e convergências entre ambiente profissional e ambiente acadêmico.
Produção contemporânea do espaço urbano
45 horas/aula – Profa. Denise Morado Nascimento
Estudo das condições de realização e transformação do espaço urbano, mediado por informações – artísticas, ambientais, científicas, técnicas, sociológicas, econômicas, políticas e históricas – em torno dos agentes e instituições envolvidos e seus instrumentos e mecanismos de representação, interpretação, interação, leitura, intervenção e resistência. As estruturas urbanas e suas relações de produção sociais e espaciais em contextos contemporâneos.
Tecnologias de informação no espaço arquitetônico e urbano
45 horas/aula – Prof. Renato César Ferreira de Souza
Discussão das relações entre informação, tecnologia, espaço e sociedade, com ênfase na aplicação de dispositivos digitais na arquitetura e no urbanismo. Paradigmas conceituais e operacionais para o uso de sistemas de tecnologia da informação no espaço. Melhoria qualitativa de lugares urbanos por componentes digitais. Multidisciplinariedade e crítica da computação ambiental.
Teoria crítica da arquitetura
45 horas/aula – Profa. Silke Kapp
Abordagem da arquitetura a partir de teorias críticas da sociedade (Marx, Morris, Adorno, Horkheimer, Marcuse, Benjamin, Lefebvre, Bourdieu, Ferro, Souza, Feenberg etc.). Arquitetura como transformação do espaço pelo trabalho humano versus arquitetura como campo especializado. Funções legitimadoras e funções críticas da teoria. Dialética de projeto, canteiro e tecnologia. Produção capitalista e espaço cotidiano. Dialética de projeto e uso. Arquitetura e indústria cultural. Autonomia na produção arquitetônica e os papéis da assessoria.
Teoria da arte: interfaces entre arte e vida
45 horas/aula – Prof. Stéphane Huchet
Proposição de elementos de reflexão históricos, críticos e teóricos sobre a relação das artes plásticas e visuais com os conceitos de vida, de real ou de cotidiano, desde a época moderna. Referências e conceitos trabalhados na arte e suas extensões rumo à produção e à experiência do espaço na vida real. Questões artísticas complementares às da arquitetura.
Teorias da paisagem
45 horas/aula – Prof. Altamiro Sérgio Mol Bessa
Estudo da teoria e da filosofia da paisagem, considerando suas relações com a arte, a natureza, o ambiente e a cultura. Ontologia e teleologia do jardim. Experiências perceptivas, danos estéticos e barbárie nas paisagens contemporâneas. Narrativas paisagísticas contando histórias comuns. Métodos de investigação em paisagem e arquitetura paisagística. Temas contemporâneos sobre a paisagem.
Teorias do espaço e do planejamento urbano
60 horas/aula – Prof. Roberto Luís de Melo Monte-Mor
Introdução ao estudo das teorias urbanas e seus desdobramentos no Brasil, abordando aspectos da base teórica moderna e contemporânea sobre a problemática urbana e discutindo criticamente sua pertinência e suas manifestações no Brasil. As teorias do espaço e do planejamento urbano vistas da ótica do “urbanismo científico”, da sociologia e da economia urbanas de Chicago, e da economia política da urbanização. Discussão de abordagens teóricas contemporâneas a respeito das transformações do espaço e do planejamento urbano-regional e de suas implicações para o caso brasileiro.
Tópicos em arquitetura e urbanismo (15h)
15 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado
Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.
Tópicos em arquitetura e urbanismo (30h)
30 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado
Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.
Tópicos metodológicos (15h)
15 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado
Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a métodos e metodologia de pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.
Tópicos metodológicos (30h)
30 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado
Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a métodos e metodologia de pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.
obs: 15 horas/aula correspondem a 01 crédito