Mestrado

O mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo desenvolver estudos avançados, visando à qualificação de professores, pesquisadores e profissionais interessados em temas correlatos à área de concentração “Teoria, Produção e Experiência do Espaço”, em uma de suas linhas de pesquisa.

Fundamenta o curso a ideia de que um mestrado centrado na atividade de pesquisa é o caminho mais indicado para que dois aspectos igualmente importantes da pós-graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo sejam contemplados: a qualificação para o ensino e a pesquisa; e o desenvolvimento de competência técnica/profissional avançada. A realização de um projeto de pesquisa é, ao mesmo tempo, um processo de formação do professor/pesquisador e uma oportunidade de aprofundamento em um tema ou problema específico. No mestrado centrado na atividade de pesquisa, o aprendizado do método científico, pela formulação de hipóteses, conjecturas ou teorias sobre a realidade e seu posterior exame crítico, empírico ou argumentativo, são objetivos mais importantes do que a simples aquisição de conhecimentos já estabelecidos. Essa diretriz confere ao curso o caráter flexível, preconizado pela UFMG, e define sua estrutura curricular.

O mestrado do NPGAU tem duração mínima de 12 meses e máxima de 30 meses, e exige a integralização de 20 créditos, sendo que 2 créditos devem ser realizados no grupo de disciplinas de estágio docência. A juízo do Colegiado,  até 10 créditos podem ser aproveitados de disciplinas isoladas (do NPGAU ou de outros programas) cursadas com conceito A ou B até dois anos antes do ingresso do estudante no NPGAU. Recomenda-se que a solicitação de aproveitamento de créditos seja submetida ao Colegiado logo após o ingresso do mestrando.

Os créditos são integralizados em disciplinas optativas de acordo com as especificidades de cada projeto de dissertação. As disciplinas devem ser cursadas, preferencialmente, nos dois primeiros semestres do curso, sendo os demais semestres dedicados ao desenvolvimento da pesquisa propriamente dita e à elaboração da dissertação. As disciplinas podem ser escolhidas integralmente dentre o elenco oferecido no NPGAU ou, quando pertinente, podem incluir disciplinas de outros programas de pós-graduação em áreas afins ao projeto de pesquisa do mestrando. Dessa forma, procura-se criar as condições e premissas necessárias ao avanço do conhecimento numa área de natureza multifacetada como é a de Arquitetura e Urbanismo.

Os projetos de pesquisa dos mestrandos são inicialmente baseados nos Termos de Referência de Pesquisa, disponibilizados pelos professores orientadores a cada ano, por ocasião da divulgação do Edital de Seleção. O candidato escolhe um dentre esses Termos e, a partir dele, propõe um plano de pesquisa, focalizado num problema ou situação-problema, na elucidação de um tema ou num objeto de história. Após o ingresso no curso, o mestrando será auxiliado pelo orientador e pela participação nas disciplinas e nos grupos e projetos de pesquisa para consubstanciar esse plano inicial num projeto definitivo de dissertação.

Definido o projeto definitivo de dissertação, o mestrando se dedicará à complementação da revisão bibliográfica e à coleta de outros dados, conforme a natureza de cada pesquisa. Entre o 8º  e o 16º (não bolsistas) e entre o 8º e o 12º (bolsistas) mês do curso, esse material é apresentado a uma banca, na forma de um texto ou capítulo da dissertação, acompanhado da estruturação clara dos demais capítulos e do cronograma das atividades ainda por realizar. A banca discutirá o trabalho realizado e sugerirá alterações ou complementações. Esta atividade contabilizada 2 créditos para o aluno.

Até 30 dias antes do término do curso, o estudante deposita sua dissertação na Secretaria do NPGAU para ser submetida a defesa oral perante uma banca examinadora, o que ocorre até o 24º mês, no caso de bolsistas, e até 30º mês (no máximo). Finalmente, a versão consolidada da Dissertação, que incorpora eventuais correções solicitadas pela banca examinadora, é entregue até 30 dias após a defesa e o estudante obtém o grau de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Para além do percurso obrigatório do mestrado propriamente dito, é altamente recomendada e estimulada a integração do estudante a atividades acadêmicas do NPGAU e de outras instituições de pesquisa. Isso se dá, sobretudo, mediante sua participação em grupos de pesquisa, eventos científicos (que o NPGAU apoia também financeiramente, sempre que possível) e aulas da graduação, e mediante a publicação de trabalhos em veículos da área.

 

  • Grade Curricular Mestrado

    GRADE CURRICULAR NPGAU

    obs: 15 horas/aula correspondem a 01 crédito

     

    Arquitetura como interface

    45 horas/aula – Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos

    Abordagem da arquitetura (espaço transformado pelo trabalho) como interface social (instrumento de conexão e separação que depende da interação). Possibilidades de integrar projeto, construção e uso em processos abertos cujos produtos são interfaces físicas, digitais ou híbridas. Conceitos de participação, autonomia, agenciamento, mediação, espetáculo, experiência, interatividade, evento e virtualidade.

     

    Arquitetura, cidade e ciências humanas

    30 horas/aula – Prof. Carlos Antônio Leite Brandão

    Estudo da arquitetura, da cidade e de suas relações com as ciências humanas, especialmente a Filosofia, as Letras e a História. O recorte temporal abrange o Renascimento, o Maneirismo, o Barroco e o Modernismo. O recorte geográfico privilegia a arquitetura italiana do século XV e a arquitetura brasileira dos séculos XVIII e XX.

     

    Arquitetura, cultura e patrimônio cultural

    45 horas/aula – Prof. Flávio de Lemos Carsalade

    Estudo das relações entre cultura, história e arte e seus rebatimentos na arquitetura. Intervenções físico-espaciais em contextos pré-existentes. Métodos projetuais e crítica das correntes de restauro arquitetônico e revitalização urbanística. Interfaces entre arquitetura, urbanismo e cultura. Questões de preservação do patrimônio histórico-artístico-cultural.

     

    Arquitetura, tecnologias e culturas digitais

    45 horas/aula – Prof. José dos Santos Cabral Filho

    Discussão do impacto das tecnologias e culturas digitais nos processos de projeto e na arquitetura. Criatividade projetual frente aos novos modos de representação arquitetônica. Conformação do sujeito arquitetônico mediante o engajamento corporal estimulado pelas novas mídias. Diálogo entre prática arquitetônica e manifestações culturais contemporâneas.

     

    Arquiteturas da insurreição

    45 horas/aula – Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso

    Discussão das formas de experiência, apropriação e produção do espaço urbano desde o século XIX até a contemporaneidade, com foco em lutas insurreicionais e conflitos urbanos, e suas repercussões. Corpos, comportamentos e exercício político. Cotidiano, engajamento e redes sociais. Apropriação efetiva de lugares urbanos pelos seus habitantes. Interfaces entre teoria urbana, estética e política. Conceitos de opinião pública, subjetivação, polícia, regulamentação, poder, periferia, centralidade e linguagem.

     

    Democracias e a cidade

    45 horas/aula – Prof. Frederico Canuto

    Discussão da produção do espaço urbano com e contra o Estado e o capital, indo além deles, combinando teorias políticas, filosóficas e urbanísticas com narrativas e imagens, entendidos como dispositivos de apresentação de experiências e ativação de novas possibilidades. Democracia como governo do povo (demo-cracia) e horizonte de emancipação. Emergências territoriais autônomas e suas redes. Campos epistemológicos, estéticos, políticos e econômicos na relação entre capital, Estado e multidão a partir das relações de poder. Conceitos de violência, legalidade, legitimidade, democracia, autonomia, vida cotidiana, afetos, memória, governo, desobediência civil e soberania popular.

     

    Discussões metodológicas: Estudo de caso

    15 horas/aula – Prof. Roberto Eustaáquio dos Santos

    Discussão do método do Estudo de Caso e de suas aplicação em pesquisas do campo da arquitetura e do urbanismo. Exercícios de delimitação de casos a partir de temas de pesquisa dos estudantes, incluindo a definição de objetos de estudo, a formulação de questões de pesquisa, a contextualização do caso e o planejamento sumário do processo de investigação.

     

    Discussões metodológicas: Etnografias

    15 horas/aula – Profa. Renata Moreira Marquez

    Discussão crítica sobre a pesquisa etnográfica e seus limites e potencialidades aplicados à pesquisa socioespacial.

     

    Discussões metodológicas: Historiografia da arquitetura

    15 horas/aula – Prof. Roberto Eustaáquio dos Santos

    Introdução à historiografia (teorias da história, vertentes historiográficas, recorte temporal, recorte espacial, fontes historiográficas, lacunas historiográficas) e análise crítica dos pressupostos teórico-metodológicos da produção historiográfica acerca da arquitetura brasileira. Exercícios de cronologia comparada e de cortes diacrônicos e sincrônicos relacionados ao temas de pesquisa dos estudantes.

     

    Discussões metodológicas: Introdução à abordagem de Pierre Bourdieu

    15 horas/aula – Profa. Denise Morado Nascimento

    Apresentação da teoria social de Pierre Bourdieu como contribuição metodológica em pesquisas no campo das ciências sociais aplicadas e, especificamente, na arquitetura e no urbanismo.

     

    Discussões metodológicas: Pensar por constelações

    30 horas/aula – Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso

    Apresentação das filosofias de Walter Benjamin e Henri Lefebvre e de suas abordagens do urbano (formas do texto, estruturas de argumentação, construção de narrativas). A constelação como método de Benjamin e o urbano-constelação de Lefebvre. A constelação como estratégia de pensamento do urbano com seus extremos, fragmentos, descontinuidades e vazios. As leituras de Benjamin e Lefebvre no Brasil do século XXI.

     

    Discussões metodológicas: Pesquisa sócio-espacial de viés propositivo

    30 horas/aula – Profa. Silke Kapp

    Discussão de peculiaridades e dilemas da pesquisa que aborda a dialética de sociedade e espaço a partir de campos acadêmicos tradicionalmente propositivos (arquitetura, urbanismo, planejamento) e com pretensões tanto de inserção social quanto de internacionalização.

     

    Estágio docência (15h)

    15 horas/aula – Professor/a orientador/a

    Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.

     

    Estágio docência (30h)

    30 horas/aula – Professor/a orientador/a

     

    Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.

     

    Estágio docência (45h)

    45 horas/aula – Professor/a orientador/a

    Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.

     

    Estágio docência (60h)

    60 horas/aula– Professor/a orientador/a

    Estágio junto a uma disciplina da graduação em área ligada ao projeto de pesquisa do mestrando ou doutorando.

     

    Formação da cultura arquitetônica brasileira

    45 horas/aula – Prof. André Guilherme Dornelles Dangelo

    Estudo da relação entre a produção do objeto arquitetônico no Brasil e a teoria arquitetônica nos séculos XVII a XX. Influência da tratadística, dos modelos formais e dos manifestos na produção da arquitetura brasileira. Influência do trânsito e da circularidade culturais dos modelos arquitetônicos europeus. Investigação do objeto arquitetônico a partir de métodos da História Cultural.

     

    Formação da rede urbana brasileira

    45 horas/aula – Profa. Fernanda Borges de Moraes

    Estudo da urbanização brasileira e dos processos de planejamento e intervenção territorial em suas várias escalas. Aspectos histórico-geográficos da produção, transformação, apropriação e gestão do espaço urbano e regional da América Portuguesa, tendo em vista teorias, conceitos, propostas e projetos que conduziram tais processos e seus desdobramentos nos séculos seguintes. Aportes metodológicos para a pesquisa em História Urbana e Regional.

     

    Geoprocessamento e modelagem paramétrica

    45 horas/aula – Profa. Ana Clara Mourão Moura

    Apresentação da abordagem sistêmica no planejamento e na gestão contemporâneos do meio ambiente e do espaço urbano. Procedimentos diagnósticos e prognósticos com georreferenciamento de informações e técnicas de geoprocessamento. Modelos de análise espacial urbana, modelos de análise da paisagem cultural e simulação da paisagem por modelagem paramétrica da ocupação territorial. Análise funcional de casos empíricos.

     

    História e análise crítica da arte, arquitetura e cidade

    45 horas/aula – Profa. Celina Borges Lemos

    Estudo das modernidades dos séculos XIX a XXI, tendo por referencial as ciências sociais e humanas. Reflexões sobre a dimensão espacial na arte, na arquitetura e na cidade, articulando e teorizando proximidades e contrastes. Questões críticas da cultura, da arquitetura e da vida urbana na contemporaneidade.

     

    Planejamento urbano e metropolitano contemporâneo

    45 horas/aula – Profa. Jupira Gomes de Mendonça

    Revisão sobre o debate internacional contemporâneo relativo aos atuais desafios para o planejamento urbano, decorrentes das alterações produzidas pela reestruturação produtiva sobre os processos de estruturação urbana e metropolitana. Concepções atuais de planejamento e gestão urbana e metropolitana no Brasil. Princípios e práticas de planejamento territorial urbano-metropolitano após a Constituição de 1988.

     

    Planejamento, gestão das cidades e manifestações coletivas

    45 horas/aula –Profa. Raquel Garcia Gonçalves

    Estudo do planejamento e da gestão urbanos e de seus instrumentos, com foco em conflitos e manifestações coletivas que têm a cidade por espaço e objeto de suas reivindicações. Conceitos de território, desenvolvimento, autonomia, cidadania, participação popular e controle social.

     

    Práticas espaciais da arte e outras epistemologias

    45 horas/aula –Profa. Renata Moreira Marquez

    Discussão das relações críticas entre arte contemporânea e produção espacial mediante a combinação de um enfoque antropológico (emergência das diferenças; discussão dos paradigmas sociais percebidos, vividos, projetados, imaginados) com um enfoque político (possibilidades de uma política da arte que questiona lugares e funções estabelecidos para a arte, os artistas e o público). Alteridades do espaço nas relações entre arte e ciência. Diversidade epistemológica do mundo, constituição cultural do olhar e sistemáticas de apagamento encadeadas historicamente pelo conhecimento espacial hegemônico.

     

    Processo de projeto de arquitetura e urbanismo: atualidades

    30 horas/aula –Profa. Maria Lucia Mallard

    As metodologias de projeto de arquitetura e urbanismo e suas aproximações com metodologias científicas de tradição cartesiana. As tecnologias digitais e as transformações no processo de projeto, na projetação e na fazeção. Ensino de projeto e desenvolvimento da criatividade. Divergências e convergências entre ambiente profissional e ambiente acadêmico.

     

    Produção contemporânea do espaço urbano

    45 horas/aula – Profa. Denise Morado Nascimento

    Estudo das condições de realização e transformação do espaço urbano, mediado por informações – artísticas, ambientais, científicas, técnicas, sociológicas, econômicas, políticas e históricas – em torno dos agentes e instituições envolvidos e seus instrumentos e mecanismos de representação, interpretação, interação, leitura, intervenção e resistência. As estruturas urbanas e suas relações de produção sociais e espaciais em contextos contemporâneos.

     

    Tecnologias de informação no espaço arquitetônico e urbano

    45 horas/aula – Prof. Renato César Ferreira de Souza

    Discussão das relações entre informação, tecnologia, espaço e sociedade, com ênfase na aplicação de dispositivos digitais na arquitetura e no urbanismo. Paradigmas conceituais e operacionais para o uso de sistemas de tecnologia da informação no espaço. Melhoria qualitativa de lugares urbanos por componentes digitais. Multidisciplinariedade e crítica da computação ambiental.

     

    Teoria crítica da arquitetura

    45 horas/aula – Profa. Silke Kapp

    Abordagem da arquitetura a partir de teorias críticas da sociedade (Marx, Morris, Adorno, Horkheimer, Marcuse, Benjamin, Lefebvre, Bourdieu, Ferro, Souza, Feenberg etc.). Arquitetura como transformação do espaço pelo trabalho humano versus arquitetura como campo especializado. Funções legitimadoras e funções críticas da teoria. Dialética de projeto, canteiro e tecnologia. Produção capitalista e espaço cotidiano. Dialética de projeto e uso. Arquitetura e indústria cultural. Autonomia na produção arquitetônica e os papéis da assessoria.

     

    Teoria da arte: interfaces entre arte e vida

    45 horas/aula – Prof. Stéphane Huchet

    Proposição de elementos de reflexão históricos, críticos e teóricos sobre a relação das artes plásticas e visuais com os conceitos de vida, de real ou de cotidiano, desde a época moderna. Referências e conceitos trabalhados na arte e suas extensões rumo à produção e à experiência do espaço na vida real. Questões artísticas complementares às da arquitetura.

     

    Teorias da paisagem

    45 horas/aula – Prof. Altamiro Sérgio Mol Bessa

    Estudo da teoria e da filosofia da paisagem, considerando suas relações com a arte, a natureza, o ambiente e a cultura. Ontologia e teleologia do jardim. Experiências perceptivas, danos estéticos e barbárie nas paisagens contemporâneas. Narrativas paisagísticas contando histórias comuns. Métodos de investigação em paisagem e arquitetura paisagística. Temas contemporâneos sobre a paisagem.

     

    Teorias do espaço e do planejamento urbano

    60 horas/aula – Prof. Roberto Luís de Melo Monte-Mor

    Introdução ao estudo das teorias urbanas e seus desdobramentos no Brasil, abordando aspectos da base teórica moderna e contemporânea sobre a problemática urbana e discutindo criticamente sua pertinência e suas manifestações no Brasil. As teorias do espaço e do planejamento urbano vistas da ótica do “urbanismo científico”, da sociologia e da economia urbanas de Chicago, e da economia política da urbanização. Discussão de abordagens teóricas contemporâneas a respeito das transformações do espaço e do planejamento urbano-regional e de suas implicações para o caso brasileiro.

     

    Tópicos em arquitetura e urbanismo (15h)

    15 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado

    Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.

     

    Tópicos em arquitetura e urbanismo (30h)

    30 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado

    Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.

     

    Tópicos metodológicos (15h)

    15 horas/aula  – Professor/a designado/a pelo Colegiado

    Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a métodos e metodologia de pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.

     

    Tópicos metodológicos (30h)

    30 horas/aula – Professor/a designado/a pelo Colegiado

    Abordagem de temas específicos, de oferta eventual, relacionados a métodos e metodologia de pesquisa(s) de professores permanentes, visitantes e colaboradores.

     

     

    obs: 15 horas/aula correspondem a 01 crédito