GRUPOS E LABORATÓRIOS DE PESQUISA

CONFORTO AMBIENTAL DA EAUFMG

Coordenação: Prof Victor Mourthé Valadares
Sala 124 - Escola de Arquitetura da UFMG

A área de Conforto Ambiental configura uma das linhas da Tecnologia aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Trata das questões ligadas ao desempenho termo-energético, luminoso-visual, acústico e antropométrico do ambiente construído, em seus aspectos quali-quantitativos, em qualquer de suas escalas. As repercussões do trabalho do Grupo estão no ensino, pesquisa e extensão comunitária. No ensino de graduação, atua nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e de Conservação de Bens Culturais Móveis. No ensino de pós-graduação, nossos docentes têm participado dos Programas de Pós Graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio; de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares; de Pós Graduação em Estruturas; de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, evidenciando sua vocação interdisciplinar. No ensino ligado à extensão, participa de cursos de especialização em tecnologia e conforto ambiental. Tal exogenia mostra bem o grande interesse que a área vem suscitando, face às necessidades.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7706979805423719

LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES - LABCON

Coordenação: Prof Victor Mourthé Valadares
Sala: - Escola de Arquitetura da UFMG

O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído da Escola de Arquitetura da UFMG está vinculado ao Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, tendo sido criado em 1996. Visa atender as demandas dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, em Design, em Restauração de Bens Culturais Móveis, e em Engenharia Civil e de pós-graduação através do Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, do doutorado em Engenharia Nuclear dando suporte às atividades acadêmicas e da Espacialização em sustentabilidade no Ambiente Construído. Atende também às necessidades práticas e mercadológicas.

Link para o site: https://sites.arq.ufmg.br/tau/labcon/

LADE

LABORATÓRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA, DESIGN E ESTRUTURA - LADE

Coordenação: Profa. Andrea Franco Pereira
Sala: 317 - Escola de Arquitetura da UFMG

Explorar as interfaces entre as áreas de Arquitetura, Design e Engenharia de Estruturas, aprimorando a prática interdisciplinar e visando a melhoria da qualidade dos produtos orientada aos usuários, é a proposta do LADE - Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas. O grupo foi constituído por uma iniciativa interdepartamental estabelecida através de acordo de trabalho em conjunto, firmado entre o Departamento de Engenharia de Estruturas, da Escola de Engenharia (DEES) e o Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU), da Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais. Visa o desenvolvimento de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, atendendo às demandas da sociedade e do setor produtivo ligado aos produtos de consumo e ao ambiente construído.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6773250214991873
Link para o Site LADE: https://sites.arq.ufmg.br/lade/

LABORATÓRIO DE PESQUISA TECNOLÓGICA EM MATERIAIS E CONSTRUÇÃO - LPT

Coordenação: Profa. Sofia Araújo Lima Bessa
Email: sofiabessa@ufmg.br/ salbessa@gmail.com
Sala: 209A - Escola de Arquitetura da UFMG

Este laboratório é uma evolução do antigo Laboratório de Materiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo, implantado ainda na década de 1950 na Escola de Arquitetura dentro dos padrões dos Gabinetes de Materiais, posteriormente adaptado como laboratório de informações, com mostruário de materiais e informações técnicas de apoio à especificação.
Atualmente, no LPT são desenvolvidas atividades de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. O laboratório abriga o Núcleo de Pesquisas em Materiais Sustentáveis, grupo de pesquisa que nasceu em 2017 na Fazenda Modelo da UFMG e foi credenciado ao CNPq em 2022. O laboratório conta com projetos financiados pela FAPEMIG em relação aos temas de aproveitamento de resíduos nos materiais de construção, produção de materiais de construção inovadores, arquitetura e construção com terra e madeira processada (CLT e MLC).