GRUPOS E LABORATÓRIOS DE PESQUISA

CONFORTO AMBIENTAL DA EAUFMG

Coordenação: Prof Victor Mourthé Valadares
Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo.
Tel: (31) 3409-8825
Sala 124 - Escola de Arquitetura da UFMG

A área de Conforto Ambiental configura uma das linhas da Tecnologia aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Trata das questões ligadas ao desempenho termo-energético, luminoso-visual, acústico e antropométrico do ambiente construído, em seus aspectos quali-quantitativos, em qualquer de suas escalas. As repercussões do trabalho do Grupo estão no ensino, pesquisa e extensão comunitária. No ensino de graduação, atua nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e de Conservação de Bens Culturais Móveis. No ensino de pós-graduação, nossos docentes têm participado dos Programas de Pós Graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio; de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares; de Pós Graduação em Estruturas; de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, evidenciando sua vocação interdisciplinar. No ensino ligado à extensão, participa de cursos de especialização em tecnologia e conforto ambiental. Tal exogenia mostra bem o grande interesse que a área vem suscitando, face às necessidades.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7706979805423719
 
 

LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES - LABCON

Coordenação: Prof Victor Mourthé Valadares
Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo.
Tel: (31) 3409-8825
Sala: - Escola de Arquitetura da UFMG

O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído da Escola de Arquitetura da UFMG está vinculado ao Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, tendo sido criado em 1996. Visa atender as demandas dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, em Design, em Restauração de Bens Culturais Móveis, e em Engenharia Civil e de pós-graduação através do Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, do doutorado em Engenharia Nuclear dando suporte às atividades acadêmicas e da Espacialização em sustentabilidade no Ambiente Construído. Atende também às necessidades práticas e mercadológicas.

Link para o site: https://sites.arq.ufmg.br/tau/labcon/
 
 
LADE

LABORATÓRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA, DESIGN E ESTRUTURA - LADE

 
 
Coordenação: Profa. Andrea Franco Pereira
Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo.
Tel: (31) 3409-8823
Sala: 317 - Escola de Arquitetura da UFMG

Explorar as interfaces entre as áreas de Arquitetura, Design e Engenharia de Estruturas, aprimorando a prática interdisciplinar e visando a melhoria da qualidade dos produtos orientada aos usuários, é a proposta do LADE - Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas. O grupo foi constituído por uma iniciativa interdepartamental estabelecida através de acordo de trabalho em conjunto, firmado entre o Departamento de Engenharia de Estruturas, da Escola de Engenharia (DEES) e o Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU), da Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais. Visa o desenvolvimento de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, atendendo às demandas da sociedade e do setor produtivo ligado aos produtos de consumo e ao ambiente construído.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6773250214991873
Link para o Site LADE: https://sites.arq.ufmg.br/lade/

 
 

LABORATÓRIO DE PESQUISA TECNOLÓGICA EM MATERIAIS E CONSTRUÇÃO - LPT

Coordenação: Prof. Edgar Vladimir Mantilha Carrasco
Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo.
Email: mantilla.carrasco@gmail.com
Sala: 209A - Escola de Arquitetura da UFMG

Este laboratório é uma evolução do antigo Laboratório de Materiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo, implantado ainda na década de 1950 na Escola de Arquitetura dentro dos padrões dos Gabinetes de Materiais, posteriormente adaptado como laboratório de informações, com mostruário de materiais e informações técnicas de apoio à especificação.
Atualmente, reúne um acervo de informação técnica e equipamentos para a realização de ensaios e testes em materiais e suporte à pesquisa.

Acervo de informação técnica

O acervo está sob a forma de catálogos técnicos atualizados e de materiais e/ou componentes construtivos antigos (acervo histórico), amostras de materiais e de sistemas construtivos. Assim, o Laboratório organiza e disponibiliza uma gama variada de informações sobre os diversos materiais e técnicas construtivas disponíveis no mercado nacional e mesmo internacional. Para tanto, o participa regularmente de uma série de eventos nacionais e internacionais, tais como: FEICON (Feira Internacional da Construção Civil, São Paulo); FEHAB (Feira da Habitação, São Paulo); CONSTRUSHOW (Feira da Construção do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte); ENTAC (Encontros Nacionais da Tecnologia do Ambiente Construído); SIBRAGEC (Simpósios Brasileiros de Qualidade e Produtividade do Ambiente Construído); NUTAU (Seminários Internacionais do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da USP). Além disso, fazem parte do acervo - Livros, Apostilas e CD-ROMS:( associados aos catálogos técnicos) e amostras (aproximadamente 1.000 peças de diversos materiais, que vão das mais novas tecnologias até as primeiras telhas e tijolos de Belo Horizonte: cerâmicas, os granitos, mármores, madeiras, vidros, tubulações hidráulicas e elétricas).

Equipamentos e suporte à Pesquisa

O laboratório dispõe ainda de equipamentos para a realização de ensaios em materiais, que vão desde os equipamentos básicos – como estufas, balanças, prensas, equipamentos para corte de amostras,etc, até equipamentos para a realização de ensaios não destrutivos com destaque para ultrassom; esclerometro;equipamento de termografiaentre outros.Desta forma, propicia a realização de ensaios de desempenho e verificação laboratorial de materiais e componentes construtivos especificados no projeto e empregados na obra do edifício e da cidade.

Scroll to top