Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Prof. Raffaello Berti  da Escola de Arquitetura da UFMG (EA/UFMG) foi criada no ano de 1949. Tem como finalidade principal atender, prioritariamente, aos discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da Escola. Atende ainda a comunidade da UFMG e o público externo em geral.

Atualmente reúne um acervo de aproximadamente 54 mil exemplares de livros, cerca de 30 assinaturas correntes de títulos de periódicos nacionais (impressos) e materiais especiais como: mapas, diapositivos (slides), Cd’s  e fitas de vídeos. O acervo da Biblioteca da EA/UFMG ainda conta com a coleção da Hemeroteca. Essa coleção é constituída de documentos impressos, referentes aos assuntos da área de Arquitetura/Urbanismo e Design. Tratam-se de recortes de notícias divulgadas em veículos de comunicação periódica (jornais e revistas). São cerca de 720 pastas que cobrem diversos assuntos das referidas áreas do conhecimento.

Fazem parte do acervo da biblioteca as seguintes coleções especiais:

• Belo Horizonte;
  • Memória;
  • Obras Raras ( coleção faz parte do MUSEU DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG);
  • Brasiliana;
  • Mário Berti;
  • Normas Técnicas;
  • Dentre outras.

Os usuários têm livre acesso ao acervo bibliográfico e a consulta ao acervo pode ser realizada via Internet no endereço eletrônico  http://catalogobiblioteca.ufmg.br. Essa consulta permite localizar material bibliográfico da Biblioteca da Escola de Arquitetura como também das demais bibliotecas do Sistema de Biblioteca da UFMG.

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das Instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES. Encontram-se disponíveis na coleção do Portal várias bases de dados e títulos de periódicos com texto completo, nacionais e estrangeiros, contemplando as sub-áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial.

A equipe é constituída por:

Andréia Soares Viana – Coordenadora da Biblioteca da EA/UFMG
Alexandre de Medeiros Freire