Ficha Catalográfica

Importante: a ficha catalográfica não é um elemento obrigatório para os trabalhos de conclusão de curso da graduação. A obrigatoriedade é somente para trabalhos de pós-graduação, especificamente, teses e dissertações.

 

A ficha catalográfica é elaborada seguindo as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2 e padrões estabelecidos para o Sistema de Bibliotecas da UFMG. Traz a descrição bibliográfica de uma obra, apresentando  informações fundamentais, tais como: autor, título, local, assunto, número de folhas  etc. A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, na parte inferior da página, de forma centralizada, nas dimensões: 12,5 x 7,5 cm, com fonte no tamanho 10.

A inserção da ficha catalográfica nos trabalhos acadêmicos é obrigatória. Deve ser inserida na última versão do Trabalho Final, após a defesa.

Ela permitirá uma padronização das informações, evitando erros de interpretação relativos ao conteúdo do trabalho e facilitará o intercâmbio entre as instituições.

A ficha será preenchida pelo próprio usuário. A biblioteca realizará a revisão da ficha somente para professores, alunos e servidores vinculados à Escola de Arquitetura da UFMG.

Preencha a ficha com dados de seu trabalho:

FICHA-CATALOGRAFICA

Após preenchimento da ficha com os dados de seu trabalho, enviar para o e-mail da biblioteca (bibref@arq.ufmg.br) os seguintes itens:

  • Ficha Catalográfica preenchida;
  • Folha de rosto;
  • Resumo;
  • Sumário.

Alguns campos serão acrescentados pela biblioteca (Código Cutter e classificação – CDD). Os campos referentes ao “Assunto” devem representar o conteúdo de seu trabalho e na ficha estão representados por seis campos. Ressalte-se que apenas dois campos são considerados obrigatórios e os demais são opcionais.

Deve-se evidenciar o assunto principal do trabalho e evitar assuntos secundários. Entretanto, será realizada verificação adequada do termo de acordo com as normas adotadas pela biblioteca. Portanto, algumas palavras podem ser alteradas.

A Biblioteca da EA/UFMG repassará a ficha catalográfica finalizada para o usuário no prazo de até 48 horas.

Para qualquer esclarecimento, gentileza entrar em contato com a Biblioteca.

Telefone – (31) 3409-8805 / 3409-8806

Comments are closed.