Disciplinas Obrigatórias

FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS

Conceitos e princípios básicos do campo da conservação. Evolução do conceito de patrimônio; abrangência do conceito de patrimônio; patrimônio e valores; relação entre  patrimônio e memória; os bens culturais; patrimônio arqueológico e arqueologia industrial; patrimônio documental e bibliográfico; museus e patrimônio cultural; princípios, políticas e legislações nacionais e internacionais para a conservação do patrimônio cultural e edificado; desenvolvimento da conservação como disciplina científica e técnica; a ética na conservação e restauro do ambiente construído.

Obrigatória (M): Carga Horária: 30 h/aula

FUNDAMENTOS DA CONSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO

As abordagens do espaço e o problema urbano. Produção do espaço, estrutura fundiária e desigualdade social. Conceitos e princípios básicos do campo da conservação urbana. Cidades e centros históricos: a evolução do conceito. Patrimônio e planejamento urbano: a ideia do patrimônio ambiental urbano. Princípios, políticas e legislações nacionais e internacionais para a conservação urbana; a morfologia urbana e outras abordagens contemporâneas. A questão da gestão urbana e suas abordagens.

Obrigatória (M): Carga Horária: 30 h/aula

FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Abordagem crítica dos conceitos de ambiente construído; sustentabilidade ambiental, tecnologia apropriada aos assentamentos humanos e inovação tecnológica; o conflito entre a visão ecossistêmica e a perspectiva do desenvolvimento humano; planejamento e gestão do processo de produção do ambiente construído e seus impactos no habitat humano: uma breve visão histórica, com enfoque no caso brasileiro; o processo decisório de apropriação tecnológica, análise de qualidade, gestão do processo de produção e os atores envolvidos.

Obrigatória (M): Carga Horária: 30 h/aula

SEMINÁRIOS DE INTEGRAÇÃO

Leituras e estudos dirigidos sobre integração conceitual e compartilhamento de metodologias a partir das abordagens das disciplinas obrigatórias do programa e das disciplinas optativas que tratam dos aspectos metodológicos de cada linha de pesquisa. Análises de casos.

Obrigatória (M/D): Carga Horária: 30 h/aula

PESQUISA INTERDISCIPLINAR: SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

Exame das teorias da ciência e do conhecimento; o positivismo e a ideia da neutralidade científica nas ciências sociais; a determinação social do conhecimento e a tentativa de ruptura com o relativismo; o método como condição de objetividade e os paradigmas nas ciências; técnicas de pesquisa nas áreas de conhecimento envolvidas; aspectos da pesquisa interdisciplinar; fases ou etapas da pesquisa; planejamento e projeto de pesquisa; elaboração final, análise e discussão dos planos de pesquisa para a dissertação.

Obrigatória (M): Carga Horária: 60 h/aula

PESQUISA INTERDISCIPLINAR: SEMINÁRIO DE TESE

Exame das teorias da ciência e do conhecimento; o positivismo e a ideia da neutralidade científica nas ciências sociais; a determinação social do conhecimento e a tentativa de ruptura com o relativismo; o método como condição de objetividade e os paradigmas nas ciências; técnicas de pesquisa nas áreas de conhecimento envolvidas; aspectos da pesquisa interdisciplinar; fases ou etapas da pesquisa; planejamento e projeto de pesquisa; elaboração final, análise e discussão dos planos de pesquisa para a tese.

Obrigatória (D): Carga Horária: 60 h/aula

TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E RECURSOS NATURAIS

Conteúdo variável, conforme tópicos de pesquisas vinculados ao estudo da relação sociedade-natureza nas correntes do pensamento econômico; o enfoque da economia ambiental nas teorias sociais e o desafio ecológico; “irreversibilidade” dos processos naturais, conforme a termodinâmica versus a noção de “reversibilidade” implícita nos modelos de planejamento e gestão do ambiente construído; recursos naturais no ambiente construído a partir dos estratos atmosfera, solo e subsolo; os sentidos humanos na percepção do ambiente; ação antrópica na mudança climática e outros impactos dos assentamentos humanos; abordagem tridimensional do clima e suas repercussões sobre o planejamento do ambiente construído; o enfoque do balanço de energia nos estudos do clima, do urbano ao edifício; integração da informação climática e energética no planejamento e projeto do ambiente construído; planejamento energético nacional e a cidade; estudos de caso: dos assentamentos vernaculares às soluções contemporâneas.

Optativa: Carga Horária: 45 h/aula

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE BENS CULTURAIS

Conteúdo variável, conforme tópicos de pesquisas vinculados ao estudo da preservação de bens móveis, imóveis e integrados no âmbito da Ciência da Conservação. Discute questões que envolvem os métodos de análise da tecnologia de construção dos bens culturais e sua vulnerabilidade aos agentes de degradação. Abarca a apreensão de noções básicas de clima, umidade relativa, iluminação, temperatura, poluentes e outros fatores ambientais e a instrumentalização necessária ao monitoramento ambiental.

Optativa: Carga Horária: 45 h/aula

TEORIAS SOBRE PAISAGEM, CIDADE E MEIO AMBIENTE

Conteúdo variável, conforme tópicos de pesquisas que envolvem a discussão do conceito de paisagem e seu uso nas análises das diversas modalidades da relação homem-natureza; a apropriação humana de superfícies da biosfera e as diversas formas de metabolismo estabelecidas; as ideias correntes de sustentabilidade e sua crítica; métodos de análise relacionados a indicadores de sustentabilidade, observando e comparando critérios distintos como balanço energético e rentabilidade econômica; as principais teorias urbanas; exame de escolas e tendências do pensamento urbanístico como manifestações históricas de ideias da relação homem-natureza e as teorias subjacentes como representações apologéticas do progresso técnico-científico ou da natureza; urbanização e impactos ambientais; o planejamento urbano e sua evolução; propostas contemporâneas de urbanização adequada ao meio ambiente e conservação da paisagem de conteúdo histórico-cultural; identidade; cultura; símbolos e utopias urbanas; a dimensão política da preservação urbano-ambiental e a difusão e aplicação de critérios ético-normativos para o planejamento da paisagem.

Optativa: Carga Horária: 45 h/aula