SPPGI

O Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação e Inovação é um projeto pedagógico vinculado à disciplina ACP804 ofertada aos alunos de mestrado de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, desde 2016, quando da reestruturação do Programa a partir da inclusão do nível de doutoramento.

O projeto propõe aos alunos o desafio de organizar um seminário aberto ao público no qual eles apresentam, pela primeira vez, seu projeto de pesquisa. Desde o início, os discentes se estruturam por meio de comissões e, de forma autônoma, respondem pela definição do tema do evento, pela escolha dos convidados, pela organização das mesas, pela programação visual, pela preparação da infraestrutura, pelo processo de divulgação e pelas inscrições.

Antecede à organização do seminário, discussões teóricas sobre interdisciplinaridade; sustentabilidade e ética da pesquisa, considerando as três linhas do Programa: Memória e Patrimônio Cultural; Paisagem e Ambiente e Tecnologia do Ambiente Construído. O projeto permite uma visão transversal dos temas, suas interconexões e uma reflexão compartilhada das questões propostas por cada pesquisador.

A dinâmica da disciplina, ao reunir os alunos de mestrado e doutorado recém-ingressos em um mesmo projeto coletivo, fortalece os laços entre os alunos e promove sua integração no Programa.  Da mesma forma, ao apresentar suas propostas de investigação em um formato de seminário aberto ao público, permite a visibilidade do Programa ao público externo converte-se em uma vitrine para futuros egressos; criando conexões com a sociedade por meio dos convidados e produzindo uma experiência pedagógica proativa, conduzida pelos próprios alunos.

Esperamos que a troca de experiências, as discussões e as reflexões geradas por este evento possam ser aproveitas em prol da construção de um Programa de Pós-Graduação inclusivo e comprometido com a democracia, a sustentabilidade e a diversidade cultural.

 

V SPPI – 2021

V Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Futuros Possíveis 

 

O adensamento desordenado das cidades, as demandas oriundas das atividades humanas e a constante alteração do espaço construído pedem por soluções tecnológicas e construtivas para viabilizar futuros onde o espaço seja capaz de abarcar as demandas humanas em conciliação com o patrimônio histórico, cultural e meio ambiente. 

O Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação vem para a sua quinta edição com a temática “Futuros Possíveis”, visa promover debates sobre os desafios enfrentados hoje e os que virão amanhã, bem como propor soluções nos âmbitos da paisagem, patrimônio e tecnologia. Os convidados são palestrantes dos três eixos que compartilharão suas vivências em busca destas soluções. 

O Seminário acontecerá nos dias 30 e 31 de março de 2021, em formato online, e contará com palestras e apresentações de trabalhos dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais.

Convidamos a todos da comunidade acadêmica e civil para participar conosco dos debates e enriquecer os resultados promovidos pelos mesmos. Sejam muito bem vindos ao universo das cidades do futuro e dos futuros possíveis para nossas cidades.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/futurospossiveis2021/ 

As transmissões online do evento já estão disponíveis na área do participante, na parte nomeada de “Transmissão Online”. Todavia, para facilitar, na página inicial do site é possível encontrar os links no campo “Local” disponível ao clicar na atividade desejada na programação.

Em caso de dúvidas, podem nos contatar pelo e-mail: sppgi.pacps@gmail.com ou no Instagram @futurospossiveis2021 

Anais do V Seminário de Pesquisa em Pós-graduação e Inovação

Anais do V Seminário de Pesquisa em Pós-graduação e Inovação- 2021

 

IV SPPI – 2019

 

III SPPI – 2018

Programa_SPPI_2018

Em sua terceira edição, este evento intitulado [Complex] Cidades, organizado pelos mestrandos e doutorandos, busca unir, num mesmo espaço de discussão, trabalhos de temas variados referentes às linhas de pesquisa Paisagem, Patrimônio Cultural e Tecnologia.

Sua principal proposta é criar um ambiente em que pesquisadores, desta universidade, possam apresentar suas propostas de pesquisas e debatê-las com seus colegas, professores e convidados. Ademais, o espaço proposto propicia a estes pesquisadores em formação o estabelecimento de laços acadêmicos e, sobretudo, o debate e discussão dos resultados parciais e/ou teórico-metodológicos de suas pesquisas.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/QEjgCvA4eqBzHNmJ2

A divulgação do evento também pode ser acompanhada por nossas redes sociais:

– Evento no Facebook: Complex [cidades]

– Instagram: @complexcidades

SPPI ANAIS-2018

II SPPI – 2017

Programa_SPPI_2017

https://www.even3.com.br/Anais/PAPCSseminario

I SPPI – 2016

Programa_SPPI_2016